Blog 123

7 DIAS PELA ITÁLIA: UM ROTEIRÃO PARA UM TURISTA DE PRIMEIRA VIAGEM

Quanto tempo seria necessário para conhecer, a fundo, a Itália? Um mês, um ano, uma década? Convenhamos, nem mesmo uma vida seria suficiente para afirmar que alguém conhece, plenamente, um dos países mais extasiantes do mundo e de histórias milenares. Porém, e humildemente, vamos sugerir um roteiro para quem fará pela primeira vez uma visita à Itália e tem apenas uma semana para desbravá-la. Embarque conosco por 7 dias pela Itália: um roteirão para um turista de primeira viagem.

2 dias em Roma, onde tudo começa

A “Cidade Eterna” é a melhor porta de entrada para os seus 7 dias pela Itália, especialmente para um turista de primeira viagem. Deslumbrante, Roma é repleta de história a céu aberto. Lá estão os pontos turísticos mais cobiçados de todo o país.

7 dias pela Itália. Roma.
O Vaticano, no detalhe, e Roma, ao fundo.

Planeje uma manhã inteira para conhecer o maior símbolo de Roma, o Coliseu – construído no ano de 72 d.C. -, e também o Fórum Romano e o Monte Palatino, que ficam bem próximos. Chegue cedo, pois as filas podem ser grandes.

Uma dica para otimizar seu tempo ao máximo é adquirir, pela internet e com antecedência, ingressos para as principais atrações e evitar as filas. Para as três há pouco citadas o ingresso é único, inclusive.

7 dias pela Itália. Fórum Romano.
O Fórum Romano.

Aproveite a tarde para percorrer a pé todo o centro histórico. Siga pela Via dei Fori Imperiali até chegar à Piazza Venezia, onde se deparará com o monumento a Vittorio Emanuelle II e a Coluna de Trajano. Seguindo à direita do monumento a Vittorio Emanuelle II, você encontrará os Museus do Capitólio, onde estão algumas das principais obras de arte do Império Romano.

7 dias pela Itália. Museus do Capitólio.
Os Museus do Capitólio.

Também reserve uma manhã toda para ir ao Vaticano. Mais uma vez, chegue cedo, pois as filas podem ser longas por conta dos detectores de metal. Vale destacar que a entrada é gratuita (não se paga para entrar em nenhuma igreja em Roma). 

7 dias pela Itália. Praça de São Pedro, no Vaticano.
A Praça de São Pedro, no Vaticano.

A visita à Basílica de São Pedro, que é enorme, pode levar horas para os apaixonados por história, arte e religião. É possível subir à cúpula (visita paga), de onde se tem uma vista linda para a Praça de São Pedro e para os jardins do Vaticano.

De lá, siga para os museus do Vaticano, que são 11 ao todo. Totalmente imperdível, também é a visita à Capela Sistina, que dispensa apresentações, né? E sim, uma manhã é pouco demais para percorrer o Vaticano. Por isso, planeje-se e foque naquilo que tem mais interesse em conhecer.

7 dias pela Itália. Teto da Capela Sistina.
O teto da Capela Sistina expõe os afrescos de Michelangelo.

Atenção: é importante saber de antemão que os 11 museus do Vaticano ficam fechados aos domingos. E se quiser ver o Papa, consulte com antecedência sua agenda de aparições ao público no site oficial do Vaticano (http://w2.vatican.va).

À tarde, conheça a Fontana di Trevi, a mais famosa fonte do mundo. Não deixe de jogar sua moedinha lá caso pretenda voltar um dia (e com mais calma! risos) a Roma!

7 dias pela Itália. Fontana di Trevi.
A famosa Fontana di Trevi.

De lá, siga para o Panteão, o templo dos deuses romanos e uma das estruturas mais bem preservadas da Roma Antiga. E não deixe de passar por sua Piazza Rotonda. Termine o dia visitando a Piazza Campo dei Fiori, onde localiza-se um dos maiores mercados de Roma (exceto aos domingos, quando está fechado). O mercado é um famoso comércio de flores e de alimentos frescos.

7 dias pela Itália. O Panteão.
O Panteão.

E nada como finalizar suas 2 primeiras noites, dos seus 7 dias pela Itália, fazendo uma das coisas mais emblemáticas da cultura romana: “mangiare” (comer). Os restaurantes locais, mais genuinamente italianos impossível, são uma exaltação à boa mesa como talvez você jamais encontrará em qualquer outra parte do mundo.

7 dias pela Itália. Pizza napolitana.
Uma tradicional pizza napolitana.

2 dias em Florença, o berço do Renascimento

De Roma, parta para Florença, cidade absolutamente cercada de arte por todos os lados. A dica é fazer tudo o que puder a pé, para respirar o máximo possível as belezas florençais totalmente inebriantes.

7 dias pela Itália. Florença
Vista aérea de Florença. No detalhe, o Duomo.

Na cidade dos gênios renascentistas, foque todo o tempo possível, claro, em arte. Comece visitando a Galeria degli Uffizi, uma das mais importantes do mundo. Ela possui o principal acervo de pinturas renascentistas de todo o globo, como “O Nascimento de Vênus” e “A Primavera”, de Botticelli, e merece, no mínimo, uma manhã inteira de sua atenção. A dica de ouro continua sendo chegar cedo, para evitar as longas filas, e comprar ingresso antecipadamente, pela internet.

7 dias pela Itália. O Nascimento de Vênus, de Botticelli.
“O Nascimento de Vênus”, de Botticelli .

À tarde, vá a outra galeria imperdível. Dell’Accademia é a casa de uma das esculturas mais importantes da história humana, o “David”, de Michelangelo. Mais uma vez, compre o ingresso com antecedência, se puder.

7 dias pela Itália. David, de Michelangelo.
“David”, de Michelangelo.

Na manhã seguinte, visite um dos cartões postais mais marcantes da cidade, o Duomo, uma catedral, famosa por sua cúpula. Em seu interior, dedique um tempo a apreciar o famoso afresco de Varsari, no teto da cúpula. É importante saber que lá não se entra de ombros ou joelhos descobertos.

Reserve a tarde para conhecer o Museu Palazzo Vecchio (atual prefeitura da cidade), a famosa Ponte Vecchio e a basílica medieval Santa Maria del Fiore. Se ainda tiver um tempinho no fim do dia, vá à igreja Santa Croce. Lá estão sepultados alguns dos nomes mais importantes da história italiana, como Michelangelo, Galileu e Maquiavel.

Assim como em Roma, finalize suas noites em Florença, dos 7 dias pela Itália, encontrando-se com a gastronomia italiana. Ela jamais te decepcionará.

7 dias pela Itália. Restaurante em Florença.
A vida noturna na Florença é bastante agistada, com muitos bares e restaurantes.

2 dias em Veneza, a cidade do amor

Parta de Florença com destino a Veneza, um dos destinos mais românticos e singulares de todo o mundo. Impossível não se apaixonar pela cidade onde ruas são canais de água e gôndolas substituem os carros. Por lá, o deslumbre é garantido!

7 dias pela Itália. Veneza.
O Grande Canal, em Veneza.

Na primeira manhã, faça, claro, um passeio de ônibus aquático, táxi aquático ou nas icônicas gôndolas (opção mais cara, mas totalmente inesquecível!) pelo Grande Canal, a avenida principal de Veneza, feita de água. Você passará por edifícios históricos e majestosos às margens do canal.

Dica para casais que farão esse passeio: não deixem de passar pela Ponte dos Suspiros. O folclore veneziano diz que um beijo debaixo dessa ponte dará aos casais felicidade e amor eterno.

7 dias pela Itália. Fonte dos Suspiros.
A Fonte dos Suspiros.

À tarde, visite o Palácio Ducal. A construção surpreende pelo majestoso mármore que reveste todo o seu exterior. Na parte interna, tesouros históricos também irão encantar os amantes de história e arte clássica.

7 dias pela Itália. Palácio Ducal.
O Palácio Ducal.

À noite, dê uma pausa na agitação turística e visite o encantador Lido di Venezia. A uma curta viagem de barco do centro, encontram-se alguns dos melhores restaurantes de Veneza.

7 dias pela Itália. Lido di Venezia.
Praia de Lido di Venezia.

Na manhã seguinte, conheça a Praça de São Marcos, peça central da arquitetura de Veneza. Relatos históricos contam que Napoleão ficou tão impressionado por sua beleza que a chamou de “sala de estar da Europa”. 

De lá, siga para a Basílica de São Marcos, uma das pérolas de Veneza. Com suas cúpulas em diversos níveis e mosaicos belíssimos, a igreja é uma maravilha da arquitetura ítalo- bizantina. 

7 dias pela Itália. A Praça de São Marcos e a Basílica de São Marcos.
A Basílica de São Marcos, que fica na Praça de mesmo nome.

À tarde, conheça o Teatro La Fenice, um dos locais mais importantes e renomados da história da arte. Você não precisa ser um amante de ópera para se encantar pelo suntuoso prédio.

7 dias pela Itália. Teatro La Fenice.
Teatro La Fenice.

Do teatro, parta para um passeio de fim de tarde a pé pelo centro de Veneza e emende a noite em um jantar pelos restaurantes da região. São inúmeras opções, todas oferecendo sabores inesquecíveis!

1 dia em Milão, a capital do glamour

O último dia de sua viagem deve ser dedicado a Milão, o mais moderno destino da rota. Mesmo ainda preservando boa parte de sua arquitetura histórica – restaurada após a Segunda Guerra Mundial – Milão é prioritariamente um cenário urbano contemporâneo. Sem dúvidas, é a casa da moda e do glamour na Itália.

7 dias pela Itália. Milão.
O antigo e o novo se contrastam com perfeição, em Milão.

Em Milão você encontrará restaurantes chiques, gente elegante andando pelas ruas e muitas vitrines de grifes renomadas.

7 dias pela Itália. Milão.
Vista noturna de Milão.

Conheça, prioritariamente, o centro. Especialmente, visite a Piazza del Duomo, com mais de 17 mil metros quadrados de área, onde localiza-se a famosa Catedral de Milão, em estilo gótico, e também muitas outras atrações, como o Palácio Real.

7 dias pela Itália. Piazza del Duomo, em Milão.
A Piazza del Duomo, em Milão.

Nas horas restantes, para fechar sua semana pela Itália, vá à igreja Santa Maria delle Grazie. A mistura arquitetônica entre o gótico e o estilo renascentista, por si só, já vale a visita. Mas há outro tesouro guardado ali que fará você fechar seus 7 dias pela Itália com chave de ouro!

É na igreja Santa Maria delle Grazie que localiza-se o incomparável afresco do nome italiano mais aclamado da história: o gênio Leonardo Da Vinci. “A Última Ceia” decora a parede do refeitório do convento também ali situado. Simplesmente, de tirar o fôlego.

7 dias pela Itália. A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci.
“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci.

Viu só como é possível viajar por 7 dias pela Itália e conhecer tudo o que é realmente imperdível? Seguindo este nosso roteirão, sua viagem será completa e inesquecível.

Encontre seus voos aqui

Gostou? Compartilhe:

Comentários