Blog 123

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS

Avião é seguro

Hoje, 2 de março, comemoramos o Dia Nacional do Turismo. Queremos marcar a data não só para te lembrar o quanto é gostoso viajar e conhecer novos lugares, culturas e pessoas – porque isso você já sabe –, mas, também, sobre o quanto o turismo é importante para o desenvolvimento de um país, de um estado, de uma cidade… ou até de um pequeno negócio.

O turismo, então, é importante não só pelas experiências que nos traz como desbravadores de novas aventuras: nossos passeios para satisfação pessoal acabam trazendo emprego e renda para milhões de pessoas ao redor do mundo que dependem, necessariamente, da realização dos nossos sonhos para conquistarem os seus próprios.

Números recentes do Turismo Brasileiro

Para que você entenda amplamente do que estamos falando quando dizemos que o turismo é uma das principais portas de entrada da economia de um país, dê uma olhadinha nos dados mais recentes do Ministério do Turismo do Brasil, referentes ao ano de 2017:

Foram 6,6 milhões de turistas do mundo que vieram visitar o país no último ano, gerando uma receita cambial de 6 bilhões de dólares americanos, segundo dados da Organização Mundial do Turismo;
Ao todo, foram mais de dez milhões de desembarques internacionais feitos nos aeroportos brasileiros em 2017, além de mais de 92 milhões de desembarques domésticos.

Esse volume de turistas, claro, gera a demanda no próprio mercado, que só em 2017 percebeu um aumento de 15% na oferta de hospedagem nas capitais brasileiras. Isso mesmo: embora estejamos vivendo, como país, um quadro de recessão econômica, algumas áreas do turismo não sentiram o baque da crise da mesma forma. Ao contrário: viram nesse momento difícil uma oportunidade de fornecer melhores experiências a custos mais acessíveis – e, assim, manter a roda girando.

O que conhecer no Brasil e no mundo?

Os números de turismo são promissores e encantam pessoas e empresas que querem começar ou alimentar negócios no setor. Mas e quem é “só” turista, o que pode extrair dessas informações?

Uma boa reflexão para se fazer no Dia Nacional do Turismo é para onde as pessoas estão indo, no Brasil e no mundo, pois a simples escolha do destino já diz muito sobre o que elas querem conhecer. Assim, quem sabe você também não se inspira a viajar para esses lugares e viver suas próprias experiências?

Para colocar na wishlist de destinos brasileiros, o top 10 do turismo nacional é esse aqui:

1.Rio de Janeiro (RJ): o Rio é, disparadamente, a capital que mais recebe turistas no país, sendo, também, um dos destinos mais procurados da América Latina;
2.Florianópolis (SC): a Ilha da Magia também atrai turistas do mundo inteiro por ser uma capital “sem correria” e
com muito surf;
3.São Paulo (SP): a maior metrópole brasileira é sinônimo de excelência no turismo de
negócios;
4.Búzios (RJ): destino preferido de quem quer sombra, água fresca e aulas de mergulho a preços
acessíveis;
5.Salvador (BA): a cidade tem um estouro nos números turísticos durante o Carnaval, mas gente do mundo todo vai à capital durante o ano todo só para ver o que é que os baianos têm;
6.Foz do Iguaçu (PR): nossas cataratas são a maior da América Latina e contabilizam mais de 200 quedas d’água que atraem turistas do mundo inteiro para o espetáculo da natureza;
7.Paraty (RJ): além da Feira Literária de Paraty (FLIP), essa pequena cidade histórica no Rio de Janeiro atrai visitantes por ser um reduto histórico à beira do mar;
8.Manaus (AM): principal destino do Norte brasileiro, Manaus é, literalmente, a porta da maior floresta do mundo, dando ao turista um extenso cardápio de programação cultural e de aventura;
9.Bonito (MS): e, por falar em aventura, nada mais inspirador do que a cidade de Bonito para a prática de atividades como arvorismo e passeios por grutas;
10.Trancoso (BA): uma pequena cidade com um mar inteiro à sua disposição. Assim é Trancoso, que fica longe da civilização de metrópole mas tem serviços à altura das cidades cinco estrelas do mundo.

E, já que tocamos nesse assunto, o site Turismo Criativo fez um levantamento sobre as maiores cidades turísticas do mundo e chegou à conclusão que a lista é composta por Londres (Inglaterra), Bangkok (Tailândia), Paris (França), Cingapura, Hong Kong, Nova Iorque (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes), Roma (Itália), Seul (Coreia do Sul) e Barcelona (Espanha).

rio-de-janeiro

As boas notícias

A primeira é que esse mundão gostoso de se conhecer está aí, à sua disposição, para ser desbravado quando você se sentir preparado para encarar os desafios. Os principais pré-requisitos para isso são um bom planejamento de viagem e disposição para voar pelos continentes afora.

A segunda boa notícia é que a 123Milhas está sempre ao seu lado para que a realização dos seus sonhos de viagem esteja cada vez mais perto, com muita economia para diversas opções de passeio. Quer ver o que a gente pode realmente fazer por você? Planeje sua viagem e cote os voos, primeiro, na 123Milhas.

Com a gente, a melhor viagem de turismo nacional ou internacional que mexe com o seu coração está apenas começando.

Gostou? Compartilhe:

Comentários