Colunistas

A sensacional capital da China

Por Raphael Ursino

Pequim não é uma cidade qualquer no roteiro de um viajante, dessas que você passa por ela rapidinho, bate umas fotos e vai embora. Pequim é recheada de cultura, tendências, edificações modernas e outras históricas, palácios, templos, enfim. É impossível passar indiferente por Pequim sem se surpreender. Neste post, eu mostro um pouco sobre as principais atrações da sensacional capital da China. Dê o play e confira!

Caminhar pelos Hutongs, que são as ruelas que formam o centro antigo da cidade não tem preço. Ainda mais que, com o passar dos anos e o crescimento econômico da China, estes locais tradicionais estão cada vez mais escassos, dando lugar à modernidade.

São residências, comércios e diversas construções da época das dinastias Yuan, Ming e Qing, que ainda guardam a história e os costumes antigos.

A sensacional capital da China

O centro antigo ainda guarda a tradicional arquitetura e os costumes antigos da cidade

A maior praça do mundo

Meu hostel ficava bem perto da famosa e gigantesca Praça da Paz Celestial (Tian’anmen), construída em 1949 depois da Proclamação da República Popular da China, com seus 880 por 500 metros de extensão. Então, ela acabou sendo a minha primeira agradável e diferente experiência em Pequim.

A sensacional capital da China

A Praça da Paz Celestial é uma das maiores do mundo

Não bastasse o tamanho, achei esta atração diferente também pelo fato de o local ser altamente vigiado. Para entrar, tive que passar por um rigoroso controle policial, com raio X e tudo. Curioso, né?

A explicação pra tanta rigidez na segurança da mais importante praça da China é o fato dela já ter sido palco de acontecimentos marcantes na história, como os protestos de 1989, que terminaram com centenas de mortes e também com a declaração da Lei Marcial em Pequim, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor as leis militares.

Atrações de Tian’anmen

Bem no centro da praça, fica o Monumento aos Heróis do Povo, um obelisco de granito de 38 metros de altura. Ao redor, importantes prédios, como a Torre Qianmen, que abriga um museu sobre a história de Pequim, o Museu Nacional da China e o Grande Palácio do Povo, que é a sede do Governo.

Monumento aos heróis na Praça da Paz Celestial

Cidade Proibida

O lugar mais importante da praça é a Cidade Proibida, um grandioso complexo por onde passaram, por cerca de 500 anos, 24 imperadores chineses. A construção foi feita entre 1420 e 1949.

A sensacional capital da China

Ninguém era autorizado a entrar ou sair da Cidade Proibida sem o consentimento do imperador. Hoje em dia, ela vive cercada de turistas

Os palácios imperiais eram a residência da corte e seus súditos. O nome Cidade Proibida é porque ninguém podia entrar ou sair sem o consentimento do imperador. Hoje, ela vive lotada de turistas o tempo todo, principalmente chineses, que aproveitam para conhecer um lugar emblemático e histórico que durante milhares de anos era privilégio de poucos.

Andando pela Cidade Proibida, pude ver vários templos, jardins, extensos pátios e pavilhões onde aconteciam as cerimônias oficiais do imperador.

Palácio de Verão

O Palácio de Verão nada mais é que um jardim que serviu de refúgio para o imperador e sua família, durante o forte verão da Cidade Proibida. Além de ser um lugar tranquilo e silencioso, o palácio é repleto de jardins, pequenos palácios, pontes, estátua do Buda, um lago chamado Kunming e diversos ambientes agradáveis. Com certeza, foi um dos passeios mais interessantes de Pequim.

A sensacional capital da China

O Palácio de Verão é repleto de jardins, pequenos palácios, pontes, estátua do Buda e um lago chamado Kunming

Templo do Céu

Um lugar onde o imperador fazia sacrifícios em agradecimento ao Céu pela colheita. Assim podemos definir o Templo do Céu, um dos maiores locais sagrados da China e o templo mais famoso de Pequim.

O lugar fica em um lindíssimo parque bem no centro da cidade e é bastante frequentado pelos habitantes de Pequim. Eles fazem ginástica, jogam cartas, jogos de tabuleiro, dominó, ouvem música e dançam.

A sensacional capital da China

O Templo do Céu era onde imperador fazia sacrifícios em agradecimento ao Céu pela colheita

Dentre as diversas construções dedicadas ao Deus do Céu, o destaque vai para a Qinian Dian, o Templo das Rogativas pelas Boas Colheitas. Ele é um edifício circular azul que simboliza o Céu.

A sensacional capital da China

O Qinian Dian, o Templo das Rogativas pelas Boas Colheitas, é um dos destaques do Templo do Céu

Mercado noturno de Wangfujing

Passeando à noite por Pequim, fui conhecer o famoso mercado noturno de Wangfujing, com diversas opções de lanches pra lá de inusitados, como centopeias, besouros, baratas, lesmas, aranhas, cavalos marinhos, cobras, dentre outros espalhados pelas dezenas de barracas lotadas de turistas do mundo inteiro à procura de uma iguaria, como era o meu caso.

A sensacional capital da China

E aí você encararia as especiarias do Mercado noturno de Wangfujing

Acabei tomando coragem e comprei dois espetinhos. Um com três escorpiões e outro com seis lesmas. O gosto das lesmas é bem amargo, mas os escorpiões estavam um pouco melhor. Por ser crocante, é bem parecido com camarão.

Ao todo, comi 6 lesmas e 6 escorpiões no espeto

Ah, mas se você quiser algo mais tradicional para comer, a feira oferece diversos outros lanches, como macarrão, hamburguers, milho verde, rolinhos primavera e muito mais.

Parque Olímpico

Saindo um pouco das atrações históricas, um passeio muito interessante em Pequim é a Vila Olímpica, onde aconteceram os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Tive a oportunidade de fazer um tour pelo Estádio Nacional, mais conhecido como Ninho do Pássaro, e o Centro Aquático Nacional, o famoso Cubo D’água.

A sensacional capital da China

Parque Olímpico de Pequim

Estádio Nacional de Pequim (Ninho do Pássaro)

Definitivamente, o Estádio Nacional de Pequim, principal sede das olimpíadas que aconteceram na cidade em 2008, é um dos mais bonitos e imponentes que eu já conheci. Com formato oval e suas vigas de aço se entrelaçando de forma aleatória, o Ninho do Pássaro possui 330 metros de comprimento e 220 de largura.

Com capacidade para 91 mil pessoas, o estádio foi palco das cerimônias de abertura e encerramento da competição, além de receber provas de atletismo e futebol. Lá também tem uma loja de souvenirs.

A minha dica para conhecer o Ninho do Pássaro é você chegar no final da tarde, para ver também o estádio à noite, quando ele recebe uma iluminação vermelha que é refletida em um espelho d’água ao seu redor.

Não bastasse ser bonito e moderno, ele é sustentável, com sistema de energia solar e irrigação com água captada da chuva.

O Ninho do Pássaro foi a principal sede das olimpíadas de 2008

Centro Aquático Nacional de Pequim (Cubo D’água)

Se o Ninho do Pássaro já chama atenção pela sua beleza e design inovador, o centro aquático, localizado logo em frente, não fica pra trás. Projetado em formato de uma gigante caixa quadrada com bolhas azuis, o Cubo D’água, como também é conhecido, foi o palco das provas de natação, nado sincronizado e saltos. A sua capacidade é 17 mil pessoas.

O Lindíssimo Cubo D’água tem capacidade para 17 mil pessoas

 

A sensacional capital da China

O Cubo D’água tem capacidade para 17 mil pessoas

Além da piscina principal, o lugar possui um imenso playground, outras piscinas, restaurantes, lojinha de souvenirs e um palco para shows. Ah, e à noite, a iluminação é de encher os olhos.

Muralha da China

Quando se fala em China, a primeira coisa que lembramos é a muralha, não é mesmo? Afinal, ela é o principal cartão-postal da China e uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Conhecer esta espetacular construção milenar foi tão incrível que eu resolvi fazer um post só sobre ela. Para conferir, clique aqui!

E depois de conhecer a sensacional capital da China, aproveite também para saber como foi a minha passagem por Xangai, Macau, Hong Kong, Tibete e Monte Everest.

A sensacional capital da China

A Muralha da China é o principal cartão postal do país