Lugares para conhecer

Aniversário de Teresina: curiosidades da capital que faz 171 anos em 2023

16 de agosto de 2023

O aniversário de Teresina, a capital do estado do Piauí, é comemorado em 16 de agosto. Para celebrar os 171 anos dessa cidade tão especial do nosso Brasil, o Conexão123 preparou um conteúdo bem bacana.

Conheça, a seguir, algumas curiosidades sobre a “cidade verde” do Nordeste. Acompanhe e festeje o aniversário de Teresina com a gente!

Conheça com o Conexão123

Curiosidades sobre Teresina (PI)

A cidade de Teresina está localizada no centro-norte do Piauí e é uma capital recheada de marcos históricos, muita cultura e belezas naturais amplamente preservadas, que contrastam com as paisagens urbanas planejadas. Essa característica faz o município ostentar o título de “cidade verde” do Nordeste.

Para celebrar o aniversário de Teresina, não faltam opções de o que fazer por lá. 

Para os viajantes, é recomendado conhecer pontos turísticos ligados à sua exuberância natural, como os parques de preservação ambiental, a exemplo do Parque Zoobotânico.

Além dos parques, outras atrações bastante visitadas são: o Complexo Ponte Estaiada, o Theatro 4 de setembro e a Igreja São Benedito, construções históricas importantes para a região. 

Aniversário de Teresina: a capital do Piauí completa 171 anos em 2023 | Foto as margens do Rio Poti que atravessa a cidade de Teresina | Conexão123

Não faltam opções na cidade para celebrar o aniversário de Teresina

A culinária local é muito rica e se faz presente em muitos restaurantes. Saiba onde comer em Teresina. Aliás, somados a outros elementos culturais, esses estabelecimentos são parte fundamental dos 171 anos de história da cidade. Em todo esse tempo, a cidade foi colecionando fatos curiosos que a fizeram ter uma identidade singular.

Vamos conhecer curiosidades sobre Teresina (PI) que caracterizam a capital como a conhecemos.

A única capital do Nordeste que não se localiza no litoral

Uma das curiosidades sobre Teresina é que a capital é a única do Nordeste que não é banhada pelo oceano. Ela se localiza no centro-norte do estado, e a porção de água salgada mais próxima fica a 340 km de distância da cidade.

Inclusive, a faixa litorânea do Piauí é a menor do Nordeste, com uma extensão de cerca de 65 km, que abriga 15 belas praias no total. 

É possível conhecer o litoral do estado em uma road trip. Para realizar esse feito, recomenda-se alugar um carro, para fazer o passeio com mais autonomia e liberdade. 

A cidade fica na divisa do estado

Teresina é a única capital brasileira que está localizada na divisa entre dois estados, no caso, entre Piauí e Maranhão

Aniversário de Teresina: a capital do Piauí completa 171 anos em 2023 | Foto do Delta do Rio Parnaíba que une terra, mar e dunas | Conexão123

O Delta do Rio Parnaíba é um excelente destino de viagem para celebrar o aniversário de Teresina

Inclusive, é também na fronteira entre essas unidades federativas, na região costeira, que encontramos um trecho privilegiado do Piauí, que rende muitas excursões turísticas: o Delta do Rio Parnaíba, um arquipélago constituído no encontro do Rio Parnaíba com o oceano Atlântico. 

Para quem deseja visitar esse fenômeno da natureza, o mais indicado é pegar um dos voos disponíveis em 123milhas para o Aeroporto de Teresina, da rede CCR Aeroportos. 

E de lá, seguir pelos 345 km que separam a capital Teresina da cidade de Parnaíba, que podem ser percorridos em até 6 horas. Aliás, em 123ônibus você encontra uma enorme oferta de passagens para o trajeto; são diversas saídas diárias da Rodoviária de Teresina até Parnaíba. Os valores variam entre R$72 para ônibus convencional e R$100 para veículos na categoria leito.

Uma das primeiras capitais planejadas do Brasil

A cidade tem orgulho de ser uma das primeiras capitais planejadas do Brasil.

Tudo começou com sua fundação, em 1822. Sua origem se deu por conta de um povoado que habitava as margens do Rio Poti. Mais tarde, o aglomerado foi denominado de Nova Vila do Poti, e pescadores e pequenos comerciantes costumavam se abrigar na região.

Aniversário de Teresina: a capital do Piauí completa 171 anos em 2023 | Imagem aérea de Teresina | Conexão123

As curiosidades sobre Teresina (PI) reservam surpresas incríveis

O responsável pelo planejamento foi presidente da província e conselheiro José Antônio Saraiva, ainda na época do colonialismo. O político estabeleceu logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água até hoje. 

A organização fica explícita no centro histórico, onde são visíveis as quadras em formato de tabuleiro de xadrez, dando origem a uma paisagem urbana repleta de linhas paralelas que imprimem um visual mais organizado.

Homenagem à Imperatriz Teresa Cristina

Um dos fatos curiosos que trazemos para a celebração do aniversário de Teresina (PI) vem diretamente do século XVIII, época do Brasil colonial. 

O nome da cidade foi dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, a responsável, com seu esposo, Dom Pedro II, para que Teresina se tornasse a capital do estado.

Aeroporto de Teresina já foi considerado o mais pontual do Brasil

Essa é uma das curiosidades sobre Teresina (PI) mais interessantes e recentes. 

Em agosto de 2022, o aeroporto foi o mais pontual do país, segundo o ranking da Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo. 

O Aeroporto de Teresina, administrado pela CCR Aeroportos, registrou como pontuais 94% de suas partidas, garantindo a 15ª posição no ranking mundial e a 1ª colocação entre os terminais aeroportuários do Brasil. 

Aniversário de Teresina: a capital do Piauí completa 171 anos em 2023 | Foto de um dos portões de entrada do Aeroporto de Teresina | Conexão123

Em agosto de 2022 o Aeroporto de Teresina registrou 94% de partidas consideradas pontuais

O relatório de desempenho pontual da aviação mundial é produzido mensalmente, baseado nos horários reais dos portões de embarque. São considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos em relação ao horário previsto. 

Em julho do mesmo ano, o Aeroporto de Teresina já figurava em 9º lugar entre os 100 mais pontuais do mundo.

Gostou de conhecer curiosidades sobre Teresina? O viajante pode ficar tranquilo se quiser conhecer a cidade, aproveitando as facilidades de um dos aeroportos mais pontuais do Brasil, que é também uma das principais portas de entrada para a capital.

Comemore o aniversário de Teresina (PI) com a 123milhas. Encontre pacotes de viagem com preços exclusivos, diversas opções de voo, hospedagens com excelente custo-benefício e planeje uma viagem inesquecível à capital do Piauí!

RESPOSTAS123

A capital piauiense celebra seu aniversário no dia 16 de agosto.

No dia 16 de agosto de 2023, a capital do Piauí completa 171 anos

Em toda sua história, a cidade foi colecionando fatos curiosos que a fizeram ter uma identidade singular.

Algumas curiosidades sobre Teresina (PI) que caracterizam a cidade como a conhecemos. Conheça algumas:

  • Teresina é a única capital do Nordeste que não se localiza no litoral
  • A cidade fica na divisa do estado
  • Teresina foi uma das primeiras capitais planejadas do Brasil
  • O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina
  • O aeroporto de Teresina já foi considerado o mais pontual do Brasil