Lugares para conhecer

Aniversário de Teresina (PI): curiosidades da capital que faz 170 anos

Dia 16 de agosto é o aniversário de Teresina, capital do estado do Piauí, e para comemorar essa data especial, o Conexão123 reuniu cinco curiosidades sobre a “cidade verde” do Nordeste. 

Você vai ler sobre

Curiosidades sobre Teresina (PI)

Teresina está situada no centro-norte do estado do Piauí e é uma capital de rica cultura, repleta de marcos históricos e belezas naturais, amplamente preservadas, que contrastam com as paisagens urbanas planejadas. 

Por lá, entre as possibilidades de o que fazer em Teresina, é recomendado curtir pontos turísticos ligados à sua exuberância natural, como os parques de preservação ambiental, a exemplo do Parque Zoobotânico, localizado na Rodovia PI 112, Av. Pres. Kennedy, Morros.

Além dos parques, outras atrações muito visitadas são: o Complexo Ponte Estaiada, o Theatro 4 de Setembro e a Igreja São Benedito, construções históricas importantes para a região. 

Esses lugares somados a outros elementos culturais, como a rica culinária local, presente nos restaurantes onde comer em Teresina, fazem parte dos 170 anos de história, completados dia 16 de agosto. Em todo esse tempo, a cidade foi colecionando fatos curiosos que a fizeram ter essa identidade singular.

Vamos ver curiosidades sobre Teresina (PI), que caracterizam a cidade como a conhecemos!

Homenagem à Imperatriz Teresa Cristina

Um dos primeiros fatos curiosos que trazemos, para a celebração do aniversário de Teresina (PI), vem diretamente do século XVIII, era do Brasil colonial. 

O nome da cidade foi dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que foi responsável, junto com seu esposo, Dom Pedro II, para que Teresina se tornasse a capital do estado. 

Aniversário de Teresina | Imperatriz Teresa Cristina | Conexão123

O nome da cidade se deu como homenagem para a Imperatriz Teresa Cristina | Foto: Divulgação Monarquia

A única capital do Nordeste que não tem mar

Outra curiosidade de Teresina é o fato de que a capital é a única do Nordeste que não é banhada pelo oceano. Ela localiza-se no centro-norte do estado, a uma distância de aproximadamente 340 km do mar. 

Inclusive, a faixa litorânea do Piauí é a menor do Nordeste, com uma extensão de cerca de 65 km, que abriga 15 belas praias no total. É possível conhecer o litoral do destino em uma road trip. Para realizar esse feito, recomenda-se alugar um carro

Localiza-se na divisa do estado

Ainda olhando para a geografia da região, outra curiosidade sobre Teresina é o fato de que a cidade é a única capital brasileira que está localizada na divisa entre dois estados, no caso, entre Piauí e Maranhão

Inclusive, é também na fronteira entre essas unidades federativas, na região costeira, que encontramos um trecho privilegiado do Piauí, que rende muitas excursões turísticas: o Delta do Rio Parnaíba, um arquipélago localizado no encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico.

Aniversário de Teresina | Localiza-se na divisa do estado | Conexão123

O Delta do Rio Parnaíba une dunas, rio e mar

Uma das primeiras capitais planejadas do Brasil

Por fim, trazemos a última curiosidade para celebrar o aniversário de Teresina, cidade que ostenta o orgulho de ser uma das primeiras capitais planejadas do Brasil.

Tudo começou com sua fundação, em 1822. Sua origem se deu por conta de um povoado que habitava as margens do Rio Poti, mais tarde foi denominado de Nova Vila do Poti e pescadores e pequenos comerciantes costumam se abrigar na região.

Seu planejamento, datado da era do colonialismo, é explícito no centro histórico, onde são visíveis as quadras em formato de tabuleiro de xadrez, ou seja, sua paisagem urbana é feita de paralelas que imprimem um visual mais organizado.

Gostou de conhecer curiosidades sobre Teresina? Conte com a 123milhas para encontrar pacotes de viagem com preços exclusivos para sua viagem à capital do Piauí!