Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

11 de maio de 2022

Por Marcello Oliveira

Austin é uma cidade que surpreende a todos que nela chegam esperando ver a essência do Texas apresentado pela mídia, mas a cidade é muito mais descolada do que você pode imaginar. Na coluna desta semana, vou te apresentar Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA.

Com clima agradável em boa parte do ano, Austin é o refúgio de artistas, estudantes e jovens trabalhadores de todo os Estados Unidos, principalmente das grandes metrópoles do Texas, como Dallas e Houston. A capital texana também abriga um dos maiores campus universitário do país: a Universidade do Texas. Mas o que o turista pode esperar desta cidade?

Já estive em Austin em duas ocasiões: 2015 e em 2022. Em ambas, o motivo foi um curso na Universidade do Texas. Mas com o passar dos dias por lá você percebe que não é apenas uma cidade recheada com aqueles clichês de Hollywood que mostram a vida universitária americana. Austin também é uma ótima opção para turistar. Escrevo este texto para te dizer: “Vá para Austin nas férias!” Se não fosse a oportunidade de participar de um simpósio de jornalismo na faculdade de comunicação da Universidade do Texas, talvez até hoje eu não teria conhecido a cidade.

Segue abaixo o que você vai encontrar ao desembarcar na capital da música: Austin!

Capital da música

Seja no meio da rua, na universidade, no supermercado, no aeroporto, no parque… em qualquer lugar, você ouvirá uma música em Austin. A cidade respira música. São artistas dos mais diversos gêneros, como rock, indie, pop, blues, jazz, que se apresentam todos os dias. A cidade é muito rica em diversidade. Além dessa característica local, Austin sedia grandes festivais de música durante todo o ano.

Rainey Street

Aproveite os 300 dias de sol por ano para curtir os parques e atrações ao ar livre. Um dos lugares que mais curti visitar foi a Rainey Street. Casas reformadas transformadas em bangalôs reinam na Rainey, a rua cada vez mais popular. Dia ou noite, você encontrará frequentadores de bares pulando alegremente de bar em bar, passando em algum trailer de comida, num restaurante, voltando ao bar novamente e assim até cansar.

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Placeholder: o bar havaiano de Austin

Você pode balançar em uma rede no pátio do Lucille ou chamar os amigos para alguns jogos de bar no Luster Pearl. O grande deck de madeira do Clive Bar o tornou um dos mais famosos da rua, mas você pode sentir o aconchego do menor bar que você já viu, o Little Brother Bar, com apenas quatro bancos de bar. Porém, o mais surpreendente mesmo é o Placeholder bar, um bar havaiano que te dá 15% de desconto na conta se você estiver com adereços havaianos. Eles servem os coquetéis mais criativos da cidade, com combinações incríveis que formam um cardápio com dezenas de opções feitas na hora. Além disso, aos domingos são servidas lagostas totalmente de graça. Isso mesmo, for free, na faixa, grátis, no pay, como queira dizer.

 

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Lagosta de graça aos domingos no Placeholders

A água e o refrigerante também são por conta da casa. Não há taxa para entrar. Você pagará apenas a bebida que consumir. Em outros dias da semana, a pizza custa apenas 1 dólar. Esse bar fica no fim da Rainey St (ou no início, para quem chega a partir do estacionamento público), no número 96.

Capitólio

Este lugar pode constar como prioridade em sua lista, afinal é um símbolo da cidade. Concluído em 1888, o Capitólio do Estado abriga o escritório do Governador do Estado e a Câmara Legislativa do Texas. Protegido como Patrimônio Histórico Nacional, o prédio impressiona por suas dimensões, sendo o sexto capitólio estadual mais alto, inclusive maior que o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington. Os visitantes podem passear pelo parque, seguindo por um caminho arborizado chamado Great Walk e admirar os vários monumentos. O da Guerra do Vietnã e uma estátua de bronze de um soldado texano chamam a atenção ao longo da Great Walk, bem como uma miniatura da Estátua da Liberdade.

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Capitólio do Texas

O centro de visitantes no local apresenta exposições sobre a história de Austin e do estado do Texas. Este é um bom lugar para começar a explorar o centro de Austin. Passeios gratuitos no Capitólio são oferecidos diariamente, exceto aos feriados. Os visitantes também podem fazer um tour autoguiado.

O colunista com o Capitólio ao fundo

Lady Bird Lake

Nomeado em homenagem à esposa do presidente Lyndon Johnson, Lady Bird Lake é, na verdade, uma seção do rio Colorado. O lago cobre  1.680 m² e tornou-se uma das principais áreas de recreação da cidade.

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Embora repleta de hotéis e complexos residenciais, a maior parte de sua orla é aberta ao público, com quilômetros de excelentes trilhas para pedestres e ciclistas. O principal caminho ao longo das margens é a ponte de pedestres, que atravessa o rio e conecta o centro de Austin com a costa sul. Os caminhos unem muitos dos parques da cidade, incluindo Zilker Metropolitan Park, Vic Mathias Shores do Town Lake Metropolitan Park, Lamar Beach, Butler Shores, Waller Beach e Eilers Neighborhood Park. É super convidativo para um passeio de bike.

The University of Texas At Austin

Além de ser o primeiro dos campi do sistema da Universidade do Texas, a Universidade do Texas em Austin abriga várias das principais atrações turísticas. O Museu de Arte Jack S. Blanton, por exemplo, tem uma coleção permanente de 17.000 peças de arte europeia, americana e latino-americana. O museu também abriga inúmeras exposições temporárias.

Austin: a cidade que é diferente de tudo o que você conhece nos EUA

Campus de Austin da Universidade do Texas

O Texas Memorial Museum faz parte do Centro de Ciências Naturais da Universidade do Texas e apresenta uma enorme coleção de itens que representam a história natural e cultural do Estado da Estrela Solitária. Os destaques incluem inúmeras exibições de dinossauros, fósseis, pedras preciosas e minerais, bem como o famoso meteorito do condado de Wichita, uma grande rocha espacial considerada uma pedra medicinal pelos índios Comanche.

Outro ponto turístico impressionante da universidade é o marco UT Tower, famoso pelo trágico tiroteio em 1966. Com uma altura de 307 pés, a torre oferece uma bela vista de 360 ​​graus da cidade de Austin; os passeios são autoguiados e incluem informações sobre a arquitetura e a história da estrutura.

Para os fãs de esportes, o espírito do atletismo de Longhorn é incomparável em todo o estado. Os jogos de futebol no Darrell K Royal-Texas Memorial Stadium apresentam arquibancadas trêmulas e multidões ensurdecedoras de torcedores. A universidade também inaugurou a arena Moody Center, sede de vários eventos, incluindo jogos de basquete de Longhorn, a equipe local.

Brasil bem representado

Na zona central de Austin, um boteco faz sucesso entre os moradores da cidade. O Boteco Food Truck, do mineiro Fernando Marri, faz sucesso não apenas em Austin, mas como em todo o país. O público, claro, é formado por brasileiros que moram no Texas e por americanos que se encantam pelo tempero brasileiro.

Boteco Food Truck

O Boteco caiu nas graças até mesmo de grande nomes de Hollywood, como o ator Matthew McConaughey, que ganhor o Oscar de melhor ator em 2014 e que é casado com a modelo mineira Camila Alves. A fama do boteco levou Fernando a participar de programas de grande prestígio na TV americana como o Diners, Drive-ins and Dives. No cardápio, Fernando não economiza na brasilidade e oferece picanha, feijão (o legítimo brasileiro), feijoada, farofa, vinagrete, mandioca, pão de queijo, pastel, açaí e até mesmo o famoso X-Tudo. Mas o que me encantou mesmo foi a coxinha de frango com catupiry. Diria que é o exemplo da coxinha perfeita, crocante por fora, com pouca massa e muito macia, com o frango misturado ao catupiry de forma homogênea. Lembra muito a premiada coxinha do Veloso Bar, de São Paulo.

Quitutes brasileiros em um dos food truck mais famosos dos EUA

Quem estiver por Austin, não deixe de conhecer o Boteco Food Truck.

1209 East 6th Street, Austin, TX. Instagram: @botecoatx

Curiosidade

Desde 1965, Austin é uma cidade irmã de Belo Horizonte. O conceito de cidades irmãs foi criado em 1947 para promover o intercâmbio de cultura e incentivar a amizade entre as cidades e seus povos. Além de BH, Austin também é uma cidade irmã das cidades brasileiras de Porto Alegre, Manaus e Rondonópolis (MT).

Marcello Oliveira
Jornalista da Rede 98. Morou durante 4 anos na Austrália e já rodou por mais de 40 países com uma mochila nas costas.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!