Lugares para conhecer

Bondinho do Rio de Janeiro, o mais antigo do mundo em funcionamento, completa 111 anos em 2023

8 de março de 2023

O Bondinho do Rio de Janeiro, um dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa, completa 111 anos de funcionamento contínuo em 2023, consolidando-se como o mais antigo do mundo ainda em operação. A sua história começa no início do século XX, e desde então o bondinho já transportou milhões de turistas e moradores, se tornando um símbolo e um atrativo imperdível da capital fluminense.

Venha com o Conexão123 conhecer mais sobre essa trajetória fascinante e se encante com a beleza da paisagem carioca do alto do Pão de Açúcar.

Você vai ler sobre

História do Bondinho Pão de Açúcar

Tudo começou em 1908, quando o empresário Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir um teleférico para levar visitantes até o topo do morro da Urca, que oferece uma das vistas mais deslumbrantes do Rio. Assim, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar foi fundada para a construção do sistema de bondinhos.

Em 1912, foi concluída a primeira etapa da obra, o trecho que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca. O trecho final, que sobe até o Pão de Açúcar, foi concluído em 1913. 

Nessa época, o bondinho do Rio de Janeiro era movido por motores elétricos e cabos de aço, e sua construção foi considerada um feito arquitetônico para aquele período.

O trecho inicial, que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, tem 528 metros de extensão e 227 metros de altitude, e o que separa o Morro da Urca do Pão de Açúcar conta com 750 metros, sendo o ponto mais alto de todo o trajeto, com uma altitude de 396 metros acima do nível do mar. 

Ao longo dos anos, o bondinho passou por diversas reformas e melhorias para oferecer mais conforto e segurança aos seus visitantes e hoje é um dos teleféricos mais incríveis do mundo.

E foi assim que nasceu o Bondinho Pão de Açúcar, um dos mais populares do Brasil e o mais antigo em funcionamento no mundo até hoje. 

O bondinho completa 111 anos em 2023 e o aniversário do Bondinho é um evento muito aguardado e celebrado pelos cariocas e turistas, que aproveitam a ocasião para conhecer ainda mais sobre essa incrível atração turística do Rio de Janeiro. 

Bondinho do Rio de Janeiro, o mais antigo em funcionamento do mundo, completa 111 anos em 2023 | Como era o Bondinho Pão de Açúcar entre 1940 e 1950 | Conexão123

Como era o Bondinho Pão de Açúcar entre 1940 e 1950

Em 1973, o empreendimento foi tombado como Patrimônio Nacional, reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e, em 2012, como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A título de curiosidade, em 1979, o filme “007 Contra o Foguete da Morte”, com o ator Roger Moore interpretando James Bond, teve uma cena gravada no bondinho, onde o agente lutou contra o vilão Dentes de Aço e ainda se equilibrou nos cabos.

Parque Bondinho Pão de Açúcar

Em 1972, o teleférico que leva os visitantes até o topo do morro da Urca ganhou ainda mais atrações, com a inauguração do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

O complexo turístico oferece diversas opções de lazer e entretenimento para todas as idades, como restaurantes que servem comida típica brasileira e lojas de souvenirs com lembranças da cidade.

O parque também proporciona trilha ecológica de acesso ao Morro da Urca, com uma extensão de 1,3 km, durando em média 40 minutos. Ela começa na Praia Vermelha e segue até a estação Morro da Urca do Bondinho Pão de Açúcar. 

A escalada também é uma atividade popular no Morro da Urca, sendo um dos principais locais para iniciantes, especialmente no “Setor dos Coloridos”, devido à baixa dificuldade das vias e grampeação próxima. O morro possui mais de 50 vias distribuídas pelas faces norte, sul, oeste e sudoeste, geralmente em lances de agarras, todas com proteção fixa.

Recentemente, foi inaugurada uma nova atração no parque em comemoração ao aniversário do bondinho do Rio de Janeiro de 2022: a cápsula do tempo. É uma exposição audiovisual na qual os visitantes podem mergulhar na história do Bondinho e do Rio de Janeiro — que tem mais de 400 anos de fundação — e ainda apreciar a vista do mirante.

Bondinho do Rio de Janeiro, o mais antigo em funcionamento do mundo, completa 111 anos em 2023 | Cápsula do tempo no Parque Bondinho Pão de Açúcar | Conexão123

A cápsula do tempo é uma exposição audiovisual imersiva no Parque Bondinho Pão de Açúcar

Como fazer um passeio de bondinho no Rio de Janeiro

Fazer um passeio de bondinho no Rio de Janeiro é uma experiência inesquecível! A melhor forma de realizar a visita é adquirindo, antecipadamente, o tíquete pela internet, assim você evita filas e imprevistos.

Para  garantir sua entrada, clique aqui. Os ingressos custam a partir de R$ 75. Há várias opções de bilhetes, como acesso rápido, passeio histórico, passeio ecológico e bastidores do complexo. Você também pode optar pelo combo do passeio de bondinho com visita à cápsula do tempo, que proporciona aos visitantes uma experiência ainda mais enriquecedora.

Se visitar no fim da tarde, terá uma vista do bondinho pão de açúcar com um lindo pôr do sol!

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca

Horário: diariamente, das 9h às 19h (sendo o último embarque às 18h30).

Bondinho do Rio de Janeiro, o mais antigo em funcionamento do mundo, completa 111 anos em 2023 | Pôr do sol do Morro Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro | Conexão123

Pôr do sol do Morro Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

A história do bondinho do Rio de Janeiro é incrível, né? Agora que você já conhece, aproveite e vá desbravar também o Parque Bondinho Pão de Açúcar com a 123milhas, que tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagens aéreas e pacotes de viagem. Boa viagem!