
Budapeste, uma bela surpresa no Leste Europeu
Por Raphael Ursino
Contemplar a paisagem na orla do Rio Danúbio, atravessar lindas pontes, conhecer monumentos históricos… a encantadora capital da Hungria é, de fato, uma bela surpresa no Leste Europeu. Hoje eu te convido para conhecer Budapeste. Bora lá? É só apertar o play!
Duas cidades em uma só
A região que hoje chamamos de Budapeste é a junção do que um dia foram duas cidades, Buda e Peste. Elas são cortadas pelo famoso e gigante Rio Danúbio, que tem 2.850 quilômetros quadrados de extensão. Ele nasce na Alemanha e passa por 10 países europeus.
As duas margens do rio apresentam imperdíveis atrações para qualquer viajante no país. Do lado esquerdo, Buda, que é mais histórica, com construções medievais, igrejas, monumentos. Em Peste, do lado direito, existem diversas opções comerciais, como shoppings, hotéis, bares e restaurantes.

O Rio Danúbio possui 2850 quilômetros quadrados de extensão, e passa por 10 países europeus
Durante os dias em que fiquei na por lá, conheci as seguintes atrações:
Ponte das Correntes
Este lugar rende várias fotos, seja da própria ponte ou da espetacular paisagem às margens do Danúbio.
Inaugurada em 1849, a Ponte das Correntes é a mais antiga da cidade, e o curioso é que antes de sua construção, as únicas maneiras de chegar do outro lado eram de barco, ou esperando o inverno para ir caminhando pelas águas congeladas do rio. Já imaginou?

A Ponte das Correntes foi a primeira ponte construída em Budapeste
Castelo de Buda (Palácio Real)
O Castelo de Buda, patrimônio da UNESCO, está localizado no alto de uma colina. Como já foi a residência dos reis húngaros, o complexo também é conhecido como Palácio Real, funcionando, atualmente, como residência para o presidente húngaro. Nas dependências internas ficam o Museu de História de Budapeste, a Biblioteca Széchenyi e a Galeria Nacional Húngara.

O Castelo de Buda é patrimônio da UNESCO
Igreja de São Matias
Pertinho do castelo, na mesma colina, fica a Igreja de Matias, a mais famosa de Budapeste. Construída entre os séculos XIII e XV, ela foi palco de importantes acontecimentos, como casamentos e coroações reais. O nome da igreja é uma homenagem ao rei Matias Corvino, um dos principais nomes da história da Hungria. O detalhe que mais chama atenção na parte de fora é o lindíssimo telhado multicolorido.

O nome da igreja é uma homenagem ao rei Matias Corvino, um dos principais nomes da história da Hungria
Bastião dos Pescadores
Logo atrás da igreja está o Bastião dos Pescadores, construído em 1895 para comemorar os mil anos do estado húngaro. Ele é formado por sete torres que homenageiam as sete tribos fundadoras da Hungria.

O Bastião dos Pescadores foi construído em 1895 para comemorar os mil anos do estado húngaro
Este é um dos passeios imperdíveis, sem falar que, de lá, o visitante é agraciado com a mais linda vista de Peste, com destaque para o Parlamento Húngaro, às margens do Rio Danúbio.

A vista do alto do Bastião dos Pescadores é uma atração a parte
Praça dos Heróis
Outro lugar bastante importante e agradável para um passeio é a Praça dos Heróis, com suas estátuas que homenageiam, justamente, os líderes das tribos que começaram a história desta nação.

A Praça dos Heróis possui estátuas que homenageiam os líderes das sete tribos que fundaram a Hungria
Parlamento de Budapeste
Na minha opinião, o prédio do Parlamento de Budapeste, que é o terceiro maior parlamento do mundo (atrás apenas do da Romênia e da Argentina) é um dos mais bonitos de toda a Europa. Impossível não notar esta espetacular construção feita entre 1884 e 1902, com 268 metros de comprimento e 118 metros de largura. Dentro dele, existem 691 salas. Eu não conheci a parte interna, mas dizem que vale muito a pena.

O Parlamento de Budapeste se destaca na paisagem da cidade
Basílica de Santo Estevão
Em homenagem a Estevão, o primeiro rei da Hungria, esta igreja é o maior edifício religioso do país. Ela guarda a mão direita do rei, considerada uma das relíquias mais importantes para o povo húngaro.
As obras de construção da Basílica só terminaram em 1905, e o prédio possui 96 metros de altura, 55 metros de largura e 87 metros de comprimento. É muito grande!

A Basílica de Santo Estevão possui 96 metros de altura, 55 metros de largura e 87 metros de comprimento
Vai por mim
Apesar de não ser um dos primeiros destinos turísticos que vêm à mente das pessoas quando pensam em viajar pela Europa, eu digo que vale muito a pena incluir esta cidade na sua próxima viagem ao velho continente. Sem dúvida, Budapeste é uma bela surpresa no Leste Europeu. Vai por mim!