Colunistas

Cinco lanchonetes que serviram de locações para filmes e séries em NY

Por Nenel Neto

Nova Iorque sempre esteve no imaginário dos fãs de cinema. Quantos não foram os filmes em que a “Capital do Mundo” serviu de pano de fundo para as histórias de seus personagens? E que tal fazer uma visita a cinco lanchonetes que serviram de locações para filmes e séries em NY?

Anote aí!

1 – Gray’s Papaya

Gray’s Papaya é conhecida por vender um dos melhores cachorros-quentes de Nova Iorque. A fama foi alcançada graças a dois quesitos: hot dogs de alta qualidade aliados a um preço muito baixo.

A lanchonete faz parte da cultura pop da cidade de Nova Iorque. E isso pode ser visto com frequência nos vários depoimentos de celebridades da cidade citando o Gray’s Papaya. Há não muito tempo, Samuel L. Jackson mencionou que ele e Denzel Washington frequentavam o Gray’s Papaya antes de serem atores de sucesso.

O lugar é tão clássico que já pareceu em várias séries, como “How I Met Your Mother” e “Sex in the City”, e em filmes como “Duro de Matar 3”, com Bruce Willis e Samuel L. Jackson, de 1995.

Endereço: 2090 Broadway – Upper West Side (Manhattan).

Site oficial: https://grayspapaya.nyc/

2 – Katz’s Deli

O Katz’s serve, desde 1888, o sanduíche de pastrami favorito de Nova Iorque.

Cortado à mão, o pastrami recheia um pão de centeio com um pouco de mostarda.

Katz’s Deli serviu de locação para a épica cena em que Sally, interpretada por Meg Ryan, simula um orgasmo enquanto está sentada (e de roupa) em frente a Harry, personagem de Billy Crystal, no filme “When Harry Met Sally…” (no Brasil, batizado como “Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro”), de 1989.

O cardápio do Katz’s ainda oferece cachorro-quente, saladas, sopas, peixes e knishes, espécie de massa folheada com recheio que pode ser espinafre, batata etc.

Endereço: 205 E Houston St – Lower East Side (Manhattan).

Site oficial: https://katzsdelicatessen.com/

3 – Joe’s Pizza

Desde 1975, Joe’s Pizza serve a mais famosa das pizzas nova-iorquinas.

A pizzaria em questão está presente em todas as listas possíveis, e a chave para o sucesso é a pizza tradicional da cidade de Nova Iorque, com massa fina e crocante, ótimo molho e queijo na quantidade certa.

Era lá que Peter Parker trabalhava como entregador de pizza no filme “Homem Aranha 2”.

Para o proprietário e pizzaiolo da badalada Lucali Pizza, Mark Iacono, “Joe’s oferece as fatias nova-iorquinas por excelência”.

Endereço: 7 Carmine Street – Greenwich Village (Manhattan).

Site oficial: https://www.joespizzanyc.com/

4 – JG Melon

Inaugurado em 1972, J.G. Melon serve um dos hambúrgueres mais famosos de Nova Iorque.

O lendário burguer da casa é simples e clássico: um disco de carne moída servida com queijo americano em um pão torrado, com picles e cebolas roxas ao lado. É servido acompanhado de batatas fritas caseiras em uma antiga sala de jantar sobre uma toalha de mesa quadriculada.

No filme de 1979, “Kramer vs. Kramer”, Meryl Streep e Dustin Hoffman visitam o local no Upper East Side.

JG Melon também serviu de locação para o filme “Metropolitan”, de 1990.

Endereço: 1291 Third Ave. – Upper East Side (Manhattan).

Site oficial: https://jgmelon-nyc.com/

5 – Tom’s Restaurant

Tom’s é um restaurante que existe desde os anos 1940 e oferece o menu clássico dos diners estadunidenses. As opções vão de ovos mexidos a hambúrgueres, passando por milkshakes, saladas e panquecas.

O restaurante inspirou a música de Suzanne Vega, “Tom’s Diner”, de 1987. Anos depois, seu exterior foi usado para representar o fictício Monk’s Café no seriado de televisão Seinfeld, onde o personagem principal e seus amigos se reuniam regularmente para comer. O interior mostrado no programa, no entanto, parecia muito pouco com o verdadeiro Tom’s, pois as cenas internas foram filmadas em um set em Los Angeles.

Endereço: 2880 Broadway – Morningside Heights (Manhattan).

Site oficial: https://www.tomsrestaurant.net/