Blog 123

COMIC-CON NO BRASIL? VÁ DE 123MILHAS!

O que acontece quando fãs de quadrinhos se juntam para trocar ideias sobre o assunto?

Na década de 1970, quando sete amigos resolveram reunir pessoas com essa finalidade, surgiu, nos Estados Unidos, a Comic-Con. O que começou com públicos de, aproximadamente, 300 pessoas, acabou se tornando o maior evento geek e de cultura pop do mundo, movimentando hoje cerca de 160 milhões de dólares anuais só na edição de San Diego, na Califórnia, que é a maior e mais tradicional de todas elas.

Atualmente, o evento também é realizado em outras partes do mundo, sempre batendo expressivos recordes de público. As maiores edições ocorrem em San Diego, Nova York, Salt Lake City e São Paulo. Sim: a CCXP (Comic-Con Experience) paulista, que acontece desde 2014, já conseguiu se firmar como a maior edição da Comic-Con fora dos Estados Unidos.

Com a CCXP 2017 serão quatro edições, no total, da versão brasileira do evento de quadrinhos, filmes, TV e jogos. Em 2016 o público foi de 196 mil pessoas em quatro dias de convenção, tornando São Paulo o berço da terceira maior Comic-Con do mundo – atrás apenas das cidades norte-americanas San Diego e Nova York!

Por que ir à CCXP?

Em 2017, a CCXP vai ser realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro no São Paulo Expo, um pavilhão gigantesco na Rodovia dos Imigrantes. Os ingressos custam a partir de R$99,90 e serão vendidos até 3 de dezembro no site oficial do evento, ou até se esgotarem.

E por que, afinal, ir até um evento como esses?

Se você é fã de quadrinhos, jogos, séries de TV e filmes, a resposta é simples: não existe nenhum outra oportunidade comparável a essa na qual você tem a chance de conhecer a história, as novidades e os produtos licenciados de muitas marcas famosas dessa vertentes com tanta facilidade.

Mais do que isso: é impossível sair de um evento como a CCXP sem trocar boas ideias sobre seus assuntos preferidos com pessoas que gostam exatamente das mesmas coisas. Quer ir além? É na Comic-Con Experience que os fãs podem conhecer de perto seus ídolos, ganhar autógrafos e participar de painéis exclusivos sobre as obras de que tanto gostam.

Espera, que ainda não acabou: a Comic-Con tem a tradição, proporcionada pelo Artist’s Alley (ou ala dos artistas), de mostrar ao mundo trabalhos independentes, principalmente na área dos quadrinhos, e de altíssima qualidade. Ou seja: você vai para a CCXP esperando conhecer mais do que você já gosta e sai com trabalhos e conexões incríveis de quem você ainda não conhecia, mas tem tudo para acompanhar daqui pra frente.

Resumindo, não há experiência mais épica – para usar a palavra que melhor descreve um evento como esses – do que dar uma volta na CCXP se você é realmente fã da cultura que é disseminada na feira.

Vestido a caráter

Uma das coisas mais divertidas da CCXP é que você pode ir vestido do que quiser e ninguém vai te zoar – ao contrário, muita gente vai querer tirar fotos com você justamente por causa disso. O evento é considerado o “paraíso dos cosplays” e recebe nomes de destaque na arte de se travestir de personagens geek.

Aliás, mantenha a atenção para as surpresas que podem estar escondidas atrás das fantasias!

Em 2013, durante a Comic-Con San Diego, uma pessoa fazia cosplay extremamente realista de Walter White, protagonista da série Breaking Bad, e andava pelo evento tirando fotos com outros fãs do programa… Durante o painel do show, essa pessoa sobe ao palco, tira a máscara e o público percebe que o cosplayer era, simplesmente, Bryan Cranston, o ator que dava vida ao protagonista!

No Brasil, sempre há boatos de que celebridades estejam por trás de fantasias para poder curtir a experiência como anônimos…
Qual é o line-up do ano?

A programação da CCXP para 2017 traz um Artist’s Alley repleto de nomes de respeito, como Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer) e Bill Sienkiewicz (da HQ Sandman: Noites sem Fim, roteirizada por Neil Gaiman e vencedora do prêmio Eisner), e vários artistas independentes que merecem a atenção dos amantes de quadrinhos e mangás.

Outros nomes já confirmados para a edição desse ano, em diversas áereas, são:

  • Danai Gurira (atriz que interpreta a Michonne em The Walking Dead);
  • Austin St. John (o Power Ranger vermelho, ícone da infância da maioria de nós);
  • Paul Azaceta (quadrinista da Marvel e de The Walking Dead);
  • Natalia Tena (cantora e atriz de Harry Potter e Game of Thrones);
  • Rebecca Mader (atriz de LOST e Once Upon a Time);
  • Jim Calafiore (quadrinista de Aquaman e Exiles).

O line-up completo traz muitas outras novidades e você pode conferir toda a programação aqui.

Dicas para aproveitar a CCXP 2017

Já deu pra ver que a CCXP tem mais atrações do que dias para curti-las, certo? Por isso, se programar para o que você quer muito ver é essencial para não perder nenhum detalhe.

O artista Dan Arrows, de BH, vai levar o seu personagem Samurai Boy para a CCXP esse ano e deu cinco dicas incríveis nesse vídeo para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência da Comic-Con.

Além delas, a gente ainda te dá mais essas aqui:

  1. Leve um dinheirinho: são muitas as novidades e você com certeza vai querer trazer alguma lembrança pra casa. Por isso, separe um orçamento para gastar à vontade em cada dia de evento e pesquise o que tem melhor preço ou prioridade na sua lista de desejos;
  2. Vista-se confortavelmente: se você fizer cosplay, a CCXP disponibiliza uma área para sua troca de roupas para que você não precise sair do hotel e ir para a feira vestido a caráter. Mas, se você não o fizer, vá com um calçado confortável e roupas que te deixarão mais leve. O complexo é grande, você vai andar bastante e, provavelmente, vai se sentar no chão mais vezes do que imaginava;
  3. Faça refeições leves: a CCXP tem área de restaurantes com opções deliciosas e muito atraentes, mas priorize aquilo que não vai te deixar empanturrado antes da hora. Lembre-se: você vai andar muito. Andar de barriga cheia pode te cansar mais fácil;
  4. Converse: o pessoal nerd é mundialmente conhecido por ser mais tímido e introspectivo mas, em uma convenção onde todos gostam das mesmas coisas, deixar de puxar papo é perda de tempo e oportunidade. Use o evento para se conectar!;
  5. Participe das atividades: muitos estandes da feira dão brindes para quem participa das suas atividades – e elas são, em sua maioria, bem divertidas! Para economizar e, ainda, aproveitar ao máximo, não deixe de passar nas áreas de gigantes como Netflix, Warner e HBO.

E, claro, vá de 123Milhas para uma viagem tranquila e completa ao paraíso da cultura pop! 🙂

Gostou? Compartilhe:

Comentários