Blog 123

COMO FAZER A VIAGEM DOS SONHOS POUPANDO DINHEIRO

É verdade que não dá para resolver fazer a volta ao mundo de uma hora para outra se você não tiver muito dinheiro guardado ou se não ganhar na loteria. Como a segunda opção demanda, basicamente, muita sorte, o melhor é apostar na primeira, que só exige organização e disciplina.

Por isso, estamos aqui pra te contar que, se você conseguir poupar durante um ano inteiro, pode terminar o ano fazendo a viagem dos seus sonhos.

Como fazer isso, com contas a pagar, aluguel e alimentação diária? Veja abaixo nossa listinha de dicas para poupar mais e se preocupar menos com os recursos da sua próxima aventura.

10 dicas para poupar em 2018

Se você seguir à risca as sugestões de poupança abaixo, pode planejar sua viagem dos sonhos com mais tranquilidade.

O importante é estabelecer desde já uma meta (onde quer ir, como quer ir, quando quer ir, onde quer ficar e por quanto tempo) para calibrar seus gastos e poupanças a partir de agora e conseguir o resultado esperado.

Registre (todos) os seus gastos

Do cafezinho que você toma na lanchonete de manhã até a prestação mensal do carro, tudo deve ficar registrado para que você saiba exatamente para onde seu dinheiro está indo.

Temos o péssimo hábito de achar que nosso salário está comprometido só com os grandes gastos mas nos esquecemos de olhar os cinco reais diários que fogem da sua conta por causa da sobremesa e do refri no restaurante…

Crie prazos para os objetivos

Se a ideia é fazer a viagem dos sonhos até dezembro, estabeleça o prazo como se fosse a maior responsabilidade da sua vida. De preferência, compre as passagens antes para firmar o compromisso de que você vai se disciplinar para conseguir o restante do dinheiro.

Diversifique suas fontes de renda

Por mais que você trabalhe das 9h às 18h em uma firma específica, ainda assim dá para juntar dinheiro de forma alternativa, fazendo trabalhos freelancer aos fins de semana, negociando horas extras no serviço ou até mesmo fazendo artesanato e guloseimas para vender.

Almoce em casa

Ou, no mínimo, leve marmita para o trabalho. Se você deixar de gastar dez reais por dia em restaurantes, sendo que já tem comida em casa, vai economizar pelo menos 200 reais por mês que podem ir para o seu fundo de viagem.

Diminua o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito nos dá a ilusão de que temos muito dinheiro, já que não vemos o gasto com ele imediatamente, só quando a fatura chega. Além disso, tendemos a parcelar de muitas vezes os gastos supérfluos, nos iludindo novamente.

Deixe o cartão de crédito para compras pontuais que não possam ser pagas à vista (uma passagem de avião, um móvel, um eletrodoméstico, etc.). Para alimentação e outros gastos, como roupas, itens para a casa, restaurantes, pague apenas à vista ou no débito, pois isso te dará a disciplina de só gastar com o que não é urgente se tiver dinheiro na hora.

Extraia os benefícios do cartão

Não importa qual é a sua bandeira, você paga por milhas ou programas de pontos. Aprenda a utilizar esses benefícios a seu favor antes que sua pontuação expire.

As milhas podem ser trocadas por descontos em produtos e passagens ou vendidas diretamente para sistemas de compras de milhas, o que pode te render algum dinheiro extra.

Conserte ao invés de comprar

Se algo quebrou e o conserto é barato, melhor fazer isso do que comprar um item novo. O mesmo vale para roupas que ficaram largas: para que comprar outra calça de 200 reais se você pode mandar apertar a que você já tem por 20 reais?

Ao deixar de comprar o que não precisa você não só está economizando para a viagem dos sonhos como, também, não gera lixo desnecessário.

Opte pelo lazer econômico

Se você adora ir ao cinema, priorize os filmes que quer ver e escolha um ou dois ao mês, ao invés de ir nos oito que te chamam atenção. Além disso, opte pelo lazer gratuito, como piqueniques em parques, passeios em museus de entrada franca, almoço com os amigos em casa e esquemas de descontos em grupos de compras. Quanto menos você gastar hoje naquilo que pode economizar, mais você salva a longo prazo.

Invista seu dinheiro de maneira correta

Se você já está economizando bastante com as dicas acima, por que deixar a gordurinha que sobra no mês na conta corrente, que não rende nada, ou na poupança, que rende bem pouco?

Busque opções de investimento que caibam nas suas limitações e atendam às suas necessidades. Do Tesouro Direto às ações na bolsa, muitas opções interessantes de fazer seu dinheiro render estão a um clique de distância do montante que você economizou. Basta pesquisar com atenção.

Compre suas passagens na 123Milhas

Se você vai viajar muito durante o ano, principalmente a trabalho, sabe que um bom dinheiro vai ser gasto com seu transporte. A melhor forma de economizar nesse campo é comprando suas passagens aéreas pela 123Milhas, já que o desconto no valor final pode ser de até 50%.

Além disso, temos várias promoções pontuais para que você economize ainda mais nas suas compras pelo site. Aproveite cada uma delas para ver a sua economia enquanto viaja.

Gostou das dicas? Se você tiver algum macete diferente para poupar dinheiro, conte pra gente nos comentários e ajude ainda mais gente a poupar e realizar seus sonhos de viagem!

High Angle View Of A Young Woman Shopping Online On Laptop At Home

Gostou? Compartilhe:

Comentários