Colunistas

Conheça a ilha do 007, na Tailândia

Por Marcello Oliveira

A famosa Ilha de James Bond – imortalizada pelo filme de 1974 do famoso agente secreto, “007 contra o homem da pistola de ouro”, tornou-se uma das principais atrações turísticas dos arredores de Phuket, na Tailândia. Portanto, na coluna de hoje, conheça a ilha do 007, na Tailândia.

A ilha atrai milhares de pessoas todos os dias e ela nada mais é que uma estrutura que desafia a gravidade e se eleva no meio da água, criando uma formação insular única, o que chamou a atenção dos produtores de Hollywood.

Apesar do nome mais conhecido ser James Bond, ela tem um nome: é chamada de Ko Tapu, que significa ilha de “prego” ou “espinho”, em tailandês. Ela pertence ao grupo de ilhas chamado Khao Phing Kan, que significa “a ilha com colinas inclinadas juntas”, em tailandês.

Outra curiosidade é que essa ilha é uma rocha calcária. A Ilha de James Bond está localizada na Baía de Phang Nga, o que aparentemente explica sua fabricação de calcário, considerando que a baía apresenta várias outras formações calcárias que se erguem do mar. A ilha tem 20 metros de altura, com diâmetro de 4 metros na parte inferior e 8 metros na parte superior. Acredita-se que a ilha tenha se formado cerca de 250 milhões de anos atrás. Acredita-se que a área tenha sido uma barreira de recifes e, devido a movimentos tectônicos, o recife se rompeu e várias de suas partes se dispersaram nas águas. Elementos como o vento, correntes de água, ondas e marés eventualmente erodiram os recifes, criando formas peculiares, sendo Ko Tapu uma dessas formações.

Conheça a ilha do 007, na Tailândia

Restrições

Imediatamente após o filme de James Bond em 1974, Ko Tapu foi coloquialmente renomeada como James Bond Island para tornar mais fácil para os moradores e turistas reconhecerem a ilha. Os turistas começaram a se aglomerar no famoso local do filme, contaminando gradativamente a água com lixo doméstico. Em 1981, a ilha foi incluída na área marinha protegida do Parque Nacional Marinho de Ao Phang Nga e, assim, começaram a ser tomadas medidas para proteger a ilha. Em 1998, os barcos turísticos começaram a ser proibidos de se aproximarem da ilha, de forma a travar a erosão das rochas calcárias, uma vez que poderia levar ao colapso do ilhéu.

Para chegar até lá, o caminho usado pelas lanchas de alta velocidade passa pela caverna do sorvete, uma bela estrutura milenar repleta de estalactites e estalagmites e que uma delas se parece com um sorvete, daí o nome do local. Ao chegar na ilha de James Bond, o turista é surpreendido pela recepção de vários vendedores ambulantes.

Confira o vídeo: