
Os famosos croquetes de Amsterdã
Por Nenel Neto
Começo esta coluna com uma verdade. Amsterdã não atrai turistas por causa de sua comida, afinal, digamos que a gastronomia não é o forte da Holanda.
O que o viajante procura na capital holandesa é a sua beleza representada nas casas estreitas com telhados de duas águas, seus românticos canais e os museus.
Mas é preciso ser justo. Mesmo sem forte tradição no assunto, a Holanda se destaca por três produtos: suas ótimas cervejas, seus queijos magistrais e o croquete. E dá pra ser feliz com esse trio.
As cervejas do país estão entre as melhores do mundo e têm na Heineken seu principal nome. Gouda e edam são queijos que encantam a todos. Mas e o pouco falado croquete holandês?
Conhecido como kroket, ou kroketten, ele é feito com ragu de carne bovina empanado em farinha de rosca e depois frito, até adquirir uma cor marrom dourada.
O curioso é que o melhor deles é encontrado numa cadeia de lanchonetes cujos produtos são oferecidos em uma vitrine em que você mesmo se serve.
Funciona assim: o cliente escolhe o que quer, coloca algumas moedas na portinha e, daí, ela abre e o comensal pega o seu salgado.
Ver essa foto no Instagram
Pode parecer loucura, mas os croquetes da Febo são quentes, suculentos e deliciosos. O recheio chega a ser cremoso.
Ver essa foto no Instagram
Existem várias dessas portinhas da Febo na região central de Amsterdã e, além dos famosos croquetes, a rede oferece batatas e queijos, ambos fritos, cachorro-quente, hambúrguer e bitterballen, que são almôndegas holandesas fritas, empanadas e recheadas com carne. É muito semelhante ao croquete, que só em formato de pequenas bolas.
Outros lanches típicos holandeses encontrados nas portinhas da Febo são o frikandel e o kaassoufflé. O primeiro é uma salsicha frita e, o segundo, uma espécie de risole em formato de meia lua, frito e recheado com queijo gouda derretido.
Febo existe desde 1941 e, desde os anos 1960, investiu em suas máquinas de venda automática.
Seus produtos são feitos diariamente e não são terceirizados. Eles são repostos a todo momento por seus funcionários, que ficam do lado de dentro para colocar os produtos nas portinhas.
Ah, se quiser algo mais caprichado para matar a fome, há também o broodje kroket, popular sanduíche holandês que consiste em um croquete frito dentro de um pão. Geralmente ele é regado com mostarda picante e consumido como um saboroso e reconfortante lanche da meia-noite.