
Conheça Arequipa, Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO
Por Nenel Neto
Lima, Machu Picchu (foto acima) e Cusco são lugares imperdíveis para se conhecer no Peru. Isso todos sabem.
Mas, se você gosta de comer bem, coloque Arequipa em seu roteiro.
Localizada ao sul do país, a 2300 metros de altitude, é conhecida como a Cidade Branca e é a terra do grande escritor e Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa.
Segundo maior município do Peru – com cerca de um milhão de habitantes –, Arequipa recebeu da UNESCO, em 2019, o título de Cidade Criativa da Gastronomia.
De acordo com o crítico gastronômico Josimar Melo, em coluna na Folha de S.Paulo, publicada em 2016, há 700 receitas listadas na cozinha arequipenha – nenhuma delas de ceviche: “trata-se de uma cozinha mais camponesa, de cozidos opulentos e frituras crocantes, alguns assados, muitos legumes e tubérculos locais, ajíes (pimentas) e laticínios”, escreve.
Assim como Belo Horizonte e o Rio de Janeiro são conhecidos por seus botecos, em Arequipa existem as picanterías.
Elas estão em todos os cantos da Cidade Branca e são responsáveis por Arequipa ser uma das cidades mais interessantes gastronomicamente da América Latina.
A raiz da palavra é picante, e essa é a principal característica dos pratos servidos nas picanterías.
Na origem elas eram bares para tomar a chicha, um fermentado de milho negro, feito (desde antes dos incas) e servido por mulheres. Quem ia às chicherias para beber ganhava alguns petiscos (“picantes”) para acompanhar. Hoje é o inverso: as pessoas vão às picanterías para comer os vigorosos pratos locais e a chicha é oferecida de graça em alguns lugares.
Via de regra, estas casas são tocadas por mulheres, e em seus cardápios são oferecidos pratos como o adobo arequipeño, um potente ensopado de carne de porco muito potente; chupe de camarones, espessa e cremosa sopa à base de camarão de rio; e o escribano, uma salada de batatas com tomates e pimentões rocoto, normalmente servido como canapé.
Ver essa foto no Instagram
Coloque Arequipa no seu roteiro de viagem ao Peru e sinta sabores que só a Cidade Branca pode te oferecer.