Colunistas

Conheça o famoso pão com bolinho de Blumenau

Por Nenel Neto

Com exceção da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a versão brasileira deste icônico festival de cerveja é a maior do planeta.

Ela acontece anualmente, desde 1984, em Blumenau. Não à toa, esta agradável cidade catarinense é tida como a Capital Nacional da Cerveja.

Em virtude da imigração alemã, Blumenau tem muitos bares que levam a sério o assunto, oferecendo incontáveis rótulos de cervejas locais e do restante do mundo, principalmente da Europa.

Os imigrantes também deixaram sua marca na cozinha por meio de diversas receitas. Mas uma delas se destacou e se tornou um clássico da cidade: o bolinho de carne.

Ele pode ser arredondado ou achatado, e é encontrado em bares e lanchonetes.

Mas é nas padarias que a iguaria vira sanduíche, numa eterna disputa de quem prepara o melhor pão com bolinho de Blumenau.

O mais famoso é o vendido na Padaria e Confeitaria Benkendorf, que existe desde 1958.

Lá, o bolinho é fino e achatado, lembrando um hambúrguer smash. Ele recheia um pãozinho francês e, se for da vontade do cliente, outros ingredientes podem ser adicionados.

A minha pedida costuma ser o pão com bolinho aditivado com queijo e presunto na chapa, ovo frito e picles de pepino. Alface, tomate, milho e ervilha são outras opções para o recheio.

Um pouquinho de molho verde – disponível em bisnaga, como deve ser – vai bem no sanduba.

Agora, se você for ousado mesmo, há opções de pão com coxinha e pão com pastel. É isso mesmo! E eles podem receber os mesmos ingredientes do pão com bolinho, numa deliciosa loucura gastronômica na Capital Nacional da Cerveja.

A Padaria Benkendorf tem duas unidades, uma à Rua São Paulo, 1638, e outra à Avenida Martin Luther King, 1464.

Instagram oficial: @benkendorf_oficial