Blog 123

ENCANTE-SE PELA CAPITAL CAPIXABA!

o melhor de Vitória

Vitória, a principal cidade do Espírito Santo, é entre as capitais do sudeste brasileiro a menos explorada pelo turismo. Mas anote aí: quem tem a oportunidade de conhecer, não se arrepende! Sabe o que tem de bom por lá? Belas praias, monumentos históricos e uma culinária das mais deliciosas do país. Não tem como dar errado, né? Então conheça o melhor de Vitória e encante-se pela capital capixaba!

Para começar, uma informação importante: a cidade de Vitória, na verdade, é uma ilha. Seu potencial náutico é enorme, seu clima é muito convidativo – faz calor quase o ano inteiro – e os preços de passagens com destino a Vitória são sempre bons aqui na 123Milhas, mesmo nos fins de semana e feriados. Se você precisava de um empurrãozinho para essa viagem, agora não tem mais desculpa!

Saiba que você não precisará de muita bagagem – dá tranquilamente para montar uma mala de até 10 quilos que dê para levar na cabine do avião mesmo -, pois dois dias são suficientes para conhecer a capital capixaba e ainda pegar uma praia. Então conheça o melhor de Vitória e encante-se pela capital capixaba. Partiu?

Praias

Praia de Camburí

A Praia de Camburí é a principal e mais famosa de Vitória. Por conta da balneabilidade da água, seu mar é mais procurado para a prática de esportes, como windsurf, kitesurf e veleiro, do que para banho. Pelo calçadão há diversos quiosques e pessoas caminhando, andando de skate, patins e bicicleta. Mesmo estando sempre cheia, você sempre vai encontrar um cantinho ao sol.

Praia de Camburí

Curva da Jurema

Também na região urbana de Vitória está a Curva da Jurema, uma praia de águas frias e calmas, boa para banho e para a prática de esportes náuticos e passeio de veleiro. Os diversos quiosques da orla servem as delícias da culinária capixaba e deixam o ambiente mais animado, especialmente à noite.

Curva da Jurema

Ilha do Boi

A Ilha do Boi é um bairro nobre de Vitória, formado em sua maioria por residências de alto padrão, mas que apresenta duas pequenas, porém belas praias: a Praia Grande e a Praia da Direita. Ambas possuem mar calmo, bom para as crianças e com um belo visual. A diferença entre elas é que a Praia da Direita é mais vazia e sem infraestrutura, enquanto sua vizinha é mais badalada e com melhor estrutura.

Praia do Canto

A praia localizada na região central da cidade é uma das mais badaladas de Vitória. A praia é de águas tranquilas e sem ondas, com quiosques ao redor e um bom calçadão para a prática de exercícios. No entorno, a região tem edifícios, hotéis, lojas, restaurantes e é lá que fica o famoso Triângulo das Bermudas, para encerrar o dia depois de um dia de sol e mar.

Ilha do Frade

A Ilha do Frade é uma área de proteção ambiental formada por residências de luxo e com as melhores praias e Vitória. É composta por nove pequenas praias de águas calmas e cristalinas perfeitas para banho. A ilha é bem pequena e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. As faixas de areia não costumam ser movimentadas e não oferecem infraestrutura aos banhistas, portanto, vá preparado com seu guarda-sol, água e comidinhas.

Ilha do Frade

Praia das Castanheiras

No final da Ilha do Frade está a Praia das Castanheiras, uma prainha de águas rasas tranquilas e sem muita movimentação de turistas que merece destaque. Ela é cercada por pedras e bem no centro existe uma grande castanheira, que faz uma deliciosa sombra nos dias de sol. A faixa de areia tem apenas 120 metros de extensão e seu acesso é feito através de uma escadaria. Se você busca tranquilidade, está aí um local que você precisa conhecer!

Praia das Castanheiras

Roteiros tradicionais e históricos

Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Vitória e é onde fica a sede do governo do Espírito Santo. O edifício é uma das mais antigas sedes de governo do país e é considerado um patrimônio cultural do estado. O local está aberto para visitação e é possível contar com o auxílio de um guia.

Palácio Anchieta

Centro Cultural Sesc Glória

O Centro Cultural Sesc Glória não passa despercebido por quem está no centro da cidade. Em um edifício de 1932, o Sesc oferece atividades voltadas para as artes cênicas, visuais, cinema, literatura, música, além de uma biblioteca especializada em arte e cultura.

Praça dos Namorados

Como o nome já sugere, essa é uma praça perfeita para um passeio a dois. Bem próxima à Praia do Canto e de frente para a marina do Iate Clube do Espírito Santo, o espaço tem um belo cenário para pedalar, caminhar de mãos dadas ou apenas sentar em um banquinho e apreciar a paisagem. Aos fins de semana, dá para conhecer também a Feira de Artesanato e Artes, que acontece há mais de 20 anos e traz produtos e comidas típicas.

Roteiros religiosos

Catedral Metropolitana de Vitória

A suntuosa Catedral Metropolitana é o símbolo da cidade de Vitória. O templo, que foi inspirado na Catedral de Colônia, na Alemanha, chama a atenção por sua imponência e se destaca pela arquitetura com características neogóticas e seus altos vitrais. Além de admirar a construção por fora, é possível fazer uma visita monitorada e conhecer detalhes de sua história.

Catedral Metropolitana de Vitória

Igreja de São Gonçalo

Além de ser um dos principais pontos turísticos da capital capixaba, a Igreja de São Gonçalo é conhecida como a igreja dos casamentos duradouros, o que faz com que ela seja a queridinha das noivas. O templo tem mais de 300 anos e seus entalhes em madeira pintados a ouro, características da arquitetura barroca, fizeram com que ela fosse tombada pelo patrimônio histórico.

Igreja de São Gonçalo

Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco começou a ser construído no final do século XVI e foi o primeiro convento franciscano da região sul na época do Brasil colônia. Com o tempo, o espaço foi utilizado para diversas finalidades, como orfanato, residência episcopal, rádio, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Hoje, ele abriga a Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas a Igreja Católica.

Convento de São Francisco

Capela de Santa Luzia

A Capela de Santa Luzia foi erguida no século XVI e é a igreja mais antiga de Vitória, que representa um marco do início da colonização do Espírito Santo. É considerada uma obra de grande valor histórico e cultural e foi tombada pelo patrimônio histórico em 1946.

Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Outro ponto de parada é o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, fundado em 1682 por padres carmelitas. Entre 1910 e 1913 o local passou por uma reforma, ganhando uma nova roupagem, com estilo gótico. Para chegar até lá é necessário fôlego para subir muitos degraus, mas nada que desanime o visitante, que é recompensado pelo belo interior da igreja e por uma incrível vista da cidade.

Igreja e Museu Nossa Senhora do Rosário

A última parada pelo roteiro religioso de Vitória é na Igreja do Rosário. Ela começou a ser construída em 1765, com mão de obra escrava. O templo é tombado como patrimônio histórico e mantém as características originais da fachada colonial.

Parques

Parque Pedra da Cebola

Um parque ideal para as crianças. De lá se tem uma visão privilegiada de Vitória e, para os amantes de aviação, é possível ver as decolagens e pousos das aeronaves de voo comercial.

O parque é muito bem cuidado, com lindos jardins, vegetaçāo e muitos pássaros, cantando e alegrando sua caminhada. Existem diversas atividades esportivas no parque, o que atrai frequentadores com estilo de vida saudável.

Parque Pedra da Cebola

Parque Moscoso

Vitória tem vários parques para quem quer desacelerar e ficar pertinho da natureza, mas bem no centro está o centenário parque Moscoso, o mais antigo da cidade. São 24 mil metros quadrados de muito verde, um lago com peixes, academia para idosos, perfeito para começar ou terminar o dia.

Vida noturna e culinária

Triângulo das Bermudas

A vida noturna de Vitória acontece no Triângulo das Bermudas, nome dado ao trecho localizado entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto. É a parte mais boêmia da cidade, onde você vai encontrar a maior concentração de bares, restaurantes e casas noturnas da capital. Por conta desse grande leque de opções, o ideal é caminhar pela região, escolher o que mais se encaixa no seu perfil e curtir a noite!

Moqueca capixaba

Se tem uma coisa que você vai fazer bem no Espírito Santo é comer! E carro chefe da culinária do estado, claro, é a famosa moqueca, que ganhou até dia exclusivo no calendário capixaba: 30 de setembro. Há até uma rivalidade divertida com a moqueca baiana em virtude da célebre frase que diz que “Moqueca, só capixaba, o resto é peixada”.

A famosa moqueca capixaba

Preparado(a) para provar esta delícia in loco? Então conheça o melhor de Vitória e encante-se pela capital capixaba já!

Encontre seus voos com até 50% de desconto aqui na 123Milhas!

Gostou? Compartilhe:

Comentários