Colunistas

Conheça o restaurante de rua com estrela Michelin antes que ele acabe

Por Nenel Neto

Juntamente com a Cidade do México, Bangkok é conhecida por oferecer a melhor comida de rua do mundo. E na capital da Tailândia, conheça o restaurante de rua com estrela Michelin antes que ele acabe.

Bangkok é uma das maiores cidades do Sudeste Asiático, com uma população de 11 milhões de habitantes.

Em 2019, havia mais de 320 mil restaurantes em Bangkok, mas apenas 30 deles foram premiados com estrelas Michelin em 2022. Menos da metade desses estabelecimentos oferece cozinha tailandesa, e apenas um serve comida de rua.

Jay Fai é um restaurante de rua que leva o apelido de sua proprietária, cujo nome verdadeiro é Supinya Junsuta.

O forte da casa são os pratos com frutos do mar preparados na wok, panela mais baixa com formato arredondado muito tradicional nas cozinhas asiáticas.

Desde que recebeu uma Estrela Michelin, em 2018, o restaurante se tornou um fenômeno mundial, com direito a um episódio dedicado a ele e à sua proprietária na aclamada série documental “Street Food”, da Netflix.

Jay Fai tem 77 anos e ainda é a única a cozinhar na casa, à vista dos clientes e sempre usando o seus famosos óculos de esqui enquanto trabalha.

O carro-chefe é a imensa e espetacular omelete de carne de caranguejo. Ela é dourada e crocante por fora, com interior macio e suculento.

Outro prato que chama a atenção da clientela é o tom yum soup, uma sopa picante que leva molho de peixe, capim-limão e folhas de limão kaffir. Tudo isso é cozido junto com camarão e servido ainda fervendo.

Em 1999, o crítico gastronômico do Bangkok Post, Bob Halliday, descreveu Jay Fai como “um daqueles Mozarts cada vez mais raros da panela de macarrão que podem transformar pratos muito comuns na hora do almoço no mercado em obras-primas da culinária local”.

O restaurante é, na verdade, uma barraca coberta e localizada em ponto fixo na cidade. Entre os clientes famosos estão o ator Russell Crowe, o músico John Legend e a apresentadora de programas televisivos Martha Stewart, que chamou Jay Fai de “a melhor cozinheira da Tailândia”.

Em 2021, Jay Fai também ganhou o prêmio Asia’s 50 Best Restaurants Icon Award.

Ela nunca escreveu uma receita, portanto, vale a pena conhecer este templo da comida de rua antes que Jay Fai se aposente.

Jay Fai 
Endereço: 327 Mahachai Road, Samran Rat.
O que pedir: Omelete recheada com caranguejo.