Colunistas

Conhecendo a cultura do Vietnã

Por Raphael Ursino

A segunda parte da minha viagem ao Vietnã foi uma experiência mais profunda no modo de vida e na cultura do país asiático. Depois de desbravar Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos (clique aqui para ver), resolvi me aventurar pelas comunidades mais no interior do país, conhecendo a cultura do Vietnã. Para conferir, é só apertar o play!

Os encantos do Delta do Rio Mekong 

Uma atração imperdível para quem vai a Ho Chi Minh é o passeio de barco pelas águas de um dos maiores rios do mundo, o Mekong, que cruza seis países da Ásia, passando pela China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e o Vietnã̃. Este território do delta do rio é conhecido como a “cesta de arroz” do Vietnã, sendo a maior região de plantação de arroz no país. 

Passeio de barco

O lugar fica na cidade de My Tho, a cerca de 70 km de Ho Chi Minh. Para chegar até lá, contratei um tour em uma das várias agências espalhadas pela cidade. O ônibus, com vários outros turistas, saiu bem cedo, por volta das 7h da manhã. 

Criação de abelhas, produção de bala de coco e de papel de arroz

O lindíssimo Vinh Trang Temple  

Logo na primeira parada, uma surpresa. Estávamos no  Vinh Trang Temple, um lindíssimo templo budista do século XIX, com enormes estátuas do Buda do lado de fora. Ficamos um tempo ali, tiramos fotos e seguimos viagem até My Tho.

Conhecendo a cultura do Vietnã

O Vinh Trang é um templo budista do século XIX

Passeio de barco e canoa 

Juntamente com as outras pessoas do tour, peguei um barco e partimos rio adentro, passando por diversos vilarejos, pequenas fábricas de arroz e mercados flutuantes (embarcações com frutas, verduras e demais itens da produção local). 

Conhecendo a cultura do Vietnã

Passeio de barco pelo Rio Mekong

Conhecendo a cultura do Vietnã

Mercado flutuante no Rio Mekong

Em um momento do passeio, todos nós fomos distribuídos em diversas canoas e passamos a usar o Non La, o famoso chapéu cônico vietnamita que os guias nos emprestaram. Após alguns minutos navegando, paramos em uma fazenda de abelhas para conhecer a produção de mel.

Passeio de canoa pelo Rio Mekong

Música ao vivo

Tivemos também a oportunidade de assistir a uma apresentação de música vietnamita ao vivo, com diferentes instrumentos da cultura regional.

Ir a fundo na cultura deste incrível país e conhecer vilarejos e o modo de sobrevivência das populações ribeirinhas foi uma experiência sensacional!

Conhecendo a cultura do Vietnã

Apresentação de música regional

Várias religiões em um templo só 

Quando eu pensei que tinha vivido as mais diversas experiências em Ho Chi Minh, eis que a cidade de surpreendeu mais uma vez. 

Você sabia que no Vietnã existe uma religião criada por eles? Isso mesmo, o nome dela é Caodaísmo, uma religião monoteísta concebida em 1926.

Conhecendo a cultura do Vietnã

Templo de Cao Dai, um prédio bastante colorido e com diversos símbolos

Ela é uma mistura de cristianismo, budismo, hinduísmo, dentre outras. Templo de Cao Dai, um prédio bastante colorido e com diversos símbolos, é a sede desta seita. Seus frequentadores usam vestimentas paramentadas e também coloridas. Curioso, né? 

Conhecendo a cultura do Vietnã

No Templo de Cao Dai, os fiéis usam vestimentas paramentadas e coloridas

Uma experiência pra lá de enriquecedora 

E assim eu terminei a minha aventura conhecendo a cultura do Vietnã, tendo a oportunidade de percorrer diversas comunidades ribeirinhas e ter acesso aos modos de produção artesanais, conversar com os nativos, enfim. Uma experiência realmente enriquecedora. 

Clique aqui para ver como foi a minha viagem por Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã.