Colunistas

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

Por Raphael Ursino

Se tem um lugar na Espanha onde é possível vivenciar a verdadeira essência da riquíssima cultura espanhola, eu diria que é Sevilha, a capital da região da Andaluzia.

A cidade, além de linda, oferece inúmeras atrações culturais e históricas que deixam qualquer visitante encantado. E o melhor, dá pra conhecer tudo a pé.

Para saber do que estou falando, aperte o play e confira:

Muralha de Macarena

O passeio começa logo pela entrada da cidade, o Arco De La Macarena, que faz parte das ruínas de uma antiga muralha construída na época dos Mouros para defender Sevilha contra invasões. A construção vai até o Parlamento da Andaluzia.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

A Muralha de Macarena protegia a cidade contra invasões

Catedral de Sevilha e Torre Girona

Bem no centro da cidade fica a Catedral de Santa Maria da Sede, mais conhecida como Catedral de Sevilha.

Além de bela, ela é imponente e possui uma estrutura gigante, sendo a maior catedral da Espanha e a terceira maior do mundo. Ela só perde para as Basílicas de São Pedro, no Vaticano, e de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

A catedral de Sevilha é uma das maiores do mundo

A catedral foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Lá dentro está o túmulo do navegador Cristóvão Colombo.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

O belíssimo interior da Catedral de Sevilha

Ao lado do templo fica a belíssima Torre Girona, que funciona como o campanário. Eu subi os quase 100 metros e fiquei maravilhado com a vista.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

A vista do alto da Torre Girona é lindíssima

Praça de Espanha, a mais linda que eu já vi

Sem medo de errar, a Praça de Espanha é uma das mais bonitas que eu já vi. Construída para a Exposição Ibero-Americana de 1929, ela tem um formato circular e é rodeada por um edifício com duas torres de cada lado e um canal cortado por quatro pontes.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

A Praça de Espanha já foi cenário de vários filmes

Cenário de filmes, literalmente

A praça é tão bonita que já foi até cenário de alguns filmes, como Lawrence da Arábia (1962), Star Wars – O ataque dos clones (2002), e O Ditador (2012). Inclusive, eu estava lá bem na hora das gravações da cena em que acontece a tentativa de assassinado do ditador. Ops, dei spoiler (risos).

Cenário do filme O Ditador, na Praça de Espanha

Arquivo Geral das Índias

Outro lugar bastante emblemático e importante para a história da Espanha é o Arquivo Geral das Índias. Ele fica no prédio do antigo mercado do câmbio, e abriga documentos originais da época das navegações e colônias espanholas da América, além de outros itens.

Interior do prédio do Arquivo Geral de Índias

Torre do ouro e Praça dos Touros

Caminhando pelas margens do Rio Guadalquivir, avistei a Torre do Ouro, que fazia parte da muralha que protegia Sevilha contra invasões durante o século XIII. Nos dias de hoje, a torre é o Museu Marítimo, com um importante acervo de documentos, maquetes, cartas de navegação, bússolas. Dizem que a torre tem este nome porque antigamente ela era toda revestida de azulejos dourados.

Torre do Ouro às margens do Rio Guadalquivir

Um pouco mais à frente, seguindo pela margem do rio, fica a arena dos touros mais antiga e importante da Espanha. Tanto é que o lugar é conhecido como a “Catedral das Touradas”.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

A Praça dos Touros é considerada a Catedral das Touradas

Conhecendo a cultura flamenca

Em Sevilha, é fortíssima a cultura do Flamenco, uma encantadora arte que é a fusão de música, dança, expressão e sentimento. Essa manifestação artística se tornou bastante popular na região da Andaluzia e rapidamente se espalhou por toda a Espanha.

Tive a oportunidade de ver um show de Flamenco em um bar e adorei a experiência.

A título de curiosidade, em 2010, a Unesco declarou o flamenco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Conhecer Sevilha, a verdadeira essência espanhola, foi, definitivamente um passeio e tanto.

Sevilha, a verdadeira essência espanhola

O Flamenco é bastante tradicional em Sevilha