Lugares para conhecer

Curiosidades sobre Foz do Iguaçu

Localizada no extremo oeste do Paraná, Foz do Iguaçu é um grande berço turístico. Viajantes de todas as partes do globo vão até a região para conhecer o principal cartão postal da cidade, que é uma das Maravilhas Naturais do Mundo: as Cataratas do Iguaçu. 

As impressionantes cachoeiras ficam na chamada tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. O complexo compreende 275 quedas O curso das águas, que se estende por cerca de 5 km no Rio Iguaçu, encanta com sua beleza e grandiosidade, e é protegido pelo Parque Nacional do Iguaçu, que só no lado brasileiro possui cerca de 185 mil hectares. 

Neste dia 10 de junho, comemoramos o aniversário de Foz do Iguaçu. A região já era bem conhecida por povos indígenas, portugueses e espanhóis, mas só começou a ser bem povoada com a fundação de uma colônia militar na fronteira, em 1889. Foi elevada à categoria de cidade no ano de 1914, e agora celebra 108 anos de história. 

Para homenagear a terra que abriga essa maravilha natural, o Conexão123 listou algumas curiosidades sobre Foz do Iguaçu.

 

Você vai ler sobre

 

Foz do Iguaçu é o maior reduto de Mata Atlântica

Não há maneira melhor para começar a falar de Foz do Iguaçu senão exaltando a esplêndida natureza do lugar. Nem mesmo as imagens feitas com câmeras de alta resolução e tecnologia conseguem reproduzir a experiência de presenciar ao vivo a beleza daquelas que são consideradas umas das mais poderosas cachoeiras do mundo: as Cataratas do Iguaçu. 

Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas são formadas por 275 quedas d’água, o que lhes rendeu o título de maior conjunto de cachoeiras em extensão do mundo. Devido à sua forma, que se assemelha a uma ferradura, é possível ter uma vista panorâmica de todo o lugar, considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. 

Aniversário de Foz do Iguaçu: curiosidades sobre a terra das Cataratas | Cachoeiras | Conexão123

275 quedas formam as Cataratas do Iguaçu

 

O Parque também é considerado como a maior área destinada à preservação da Mata Atlântica do Brasil. O espaço protege as quedas do Rio Iguaçu e serve de moradia para espécies importantes da biodiversidade brasileira. Como a onça-pintada, que depende da manutenção dos recursos naturais, como água, hábitat e presas, para se manter no topo da cadeia alimentar. 

Para se ter uma ideia, foram catalogadas, na reserva, cerca de 45 espécies de mamíferos, 40 de serpentes, 200 de aves e mais de 250 só de borboletas.

Ao lado do Parque Nacional está o Parque das Aves, que é o único do mundo que trata da preservação de aves da Mata Atlântica. Vivem ali mais de 1.500 animais, de 150 espécies. Além disso, essa área preservada é um dos principais passeios para se fazer em Foz do Iguaçu. 

 

Foz do Iguaçu possui o maior sistema de quedas d’água do globo

Ocupando o primeiro lugar no ranking de maiores conjuntos de quedas d’água do mundo estão as Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas, que podem medir até 82 m de altura. 

A Garganta do Diabo, considerada a queda com maior fluxo do complexo, possui uma altura superior a 70 m. Ela está localizada no lado brasileiro da reserva, e faz fronteira com o Parque Nacional Iguazú, que fica na província argentina de Misiones.

O longo Rio do Iguaçu mede cerca de 1.200 m de largura e 1.320 km no sentido leste-oeste. A sua vazão é de aproximadamente 1.500 m³/s, porém esse número pode chegar a  6.500 m³/s, em períodos de cheia, e a 300 m³/s, durante a época de seca.  

Aniversário de Foz do Iguaçu: curiosidades sobre a terra das Cataratas | Garganta do Diabo | Conexão123

A Garganta do Diabo é uma das principais atrações do Parque Nacional

 

Declaradas pela UNESCO em 1986 como Patrimônio Natural da Humanidade, em 2012 as Cataratas do Iguaçu ganharam outro reconhecimento, foram eleitas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, graças a sua grandiosidade e beleza. Para festejar a conquista do título, todo dia 11 de novembro é comemorado o Cataratas Day e, próximo à data, o Parque Nacional organiza um evento local para celebrar com o público. 

Turistas e moradores que visitam ou já visitaram as quedas movimentam as redes sociais com fotos e vídeos surpreendentes das cachoeiras e postam com a hashtag #cataratasday. Então, caso já tenha conhecido de pertinho a dimensão das Cataratas do Iguaçu, publique seu registro e faça parte dessa corrente. 

 

Foz do Iguaçu tem uma das maiores hidrelétricas do planeta

As Cataratas do Iguaçu se formam 18 km antes de desaguar no Rio Paraná, onde está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A Binacional fica nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai, e utiliza o potencial energético da Bacia do Rio Paraná para se firmar como uma das maiores do mundo.

A Usina de Itaipu fornece cerca de 11% da energia consumida no Brasil e 88% do consumo paraguaio. Com 20 unidades geradoras, sendo cada unidade composta de um gerador, uma turbina e seus auxiliares, juntas, elas somam 14 mil MW.

A hidrelétrica de Três Gargantas, na China, é considerada a maior do mundo e possui capacidade instalada de 22.400 MW, valor 60% maior do que a brasileira, que é a segunda colocada no ranking.

Ainda assim, a Usina de Itaipu detém o título de maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, tendo produzido mais de 2,7 milhões de GWh, desde o início de sua operação.

Para a construção da barragem paranaense, foram utilizados mais de 12,7 milhões de m³ de concreto – o suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro – enquanto o ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.

 

Foz do Iguaçu é um dos melhores destinos turísticos do brasil

Além das cataratas, há muito o que conhecer e o que fazer em Foz do Iguaçu. A cidade dispõe de uma estrutura ótima de restaurantes, hotéis, outros pontos turísticos e comércio. O ecoturismo, muito forte na região, também atrai os amantes dos esportes radicais que buscam se conectar com a natureza do lugar. 

O Parque Nacional do Iguaçu, casa das 275 quedas d’água, e o Parque das Aves são passeios que não devem faltar na sua programação de viagem. Assim como o Marco das Três Fronteiras, monumento que representa a confluência entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Aniversário de Foz do Iguaçu: curiosidades sobre a terra das Cataratas | Marco das Três Fronteiras | Conexão123

As águas do Rio Iguaçu se unem com as do Rio Paraná no Marcos das Três Fronteiras

 

O obelisco, localizado no Bairro Porto Meira, é feito de pedra e leva as cores dos três países. Ali, inclusive, você encontra ótimos restaurantes para provar a gastronomia e os pratos típicos de Foz do Iguaçu

Outra grande atração turística de Foz do Iguaçu é o Templo Budista Chen Tien. Construído em uma região alta da cidade, o espaço garante vista privilegiada de Foz e de Ciudad del Este, no Paraguai. Logo ao entrar no santuário, você é recebido pelo Buda MilaPusa, conhecido como Buda Sorridente, que tem mais de 7 m de altura. 

Também no Templo, o Buda Amitaba é ainda maior, esbanjando 10 m de altura. De uma certa distância, os turistas recitam o mantra “Namo Amituofo”, oração para eliminar dores, aflições, sofrimentos e atrair riquezas, saúde e harmonia. Localizado na Rua Doutor Josivalter Vila Nova, 99, o acesso ao templo é gratuito. 

Maior complexo de entretenimento do Paraná, o Dreams Park Show é um ponto turístico em Foz do Iguaçu que abriga atrações muito divertidas, como o Museu de Cera, o Parque dos Dinossauros, o Dreams Ice Bar, o Maravilhas do Mundo e o Dreams Motor Show. O ingresso para todas as atividades custa R$ 550 e precisa ser adquirido no site do Parque, que está situado na Avenida das Cataratas, 8.100, km 14. 

 

Foz do Iguaçu é famosa no mundo inteiro

Tamanha beleza natural e paisagens deslumbrantes atraem também personalidades famosas. Nomes como Xuxa Meneghel, Tony Hawk, Luciano Huck, Giovanna Antonelli, e muitos outros, já tiveram a oportunidade de ver de pertinho as deslumbrantes Cataratas do Iguaçu. 

Já pensou estar passeando pela cidade e encontrar um de seus ídolos? Aproveite para registrar o momento! Além de celebridades, a região recebe milhares de visitantes do mundo inteiro. É bastante comum se deparar com alguém falando outra língua por lá, já que Foz comporta, em média, 80 mil visitantes por mês e projeta receber, até 2030, aproximadamente 4 milhões de viajantes por ano. 

Mesmo antes de ser eleita uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, Foz já atraía olhares. Você sabia que filmes já foram filmados na cidade? Capitão América – Guerra Civil, Pantera Negra, Miami Vice, Paddington 2 e outros utilizaram as quedas d’água como cenário. Da próxima vez que estiver assistindo a algum deles, tente observar o tesouro brasileiro sendo exaltado nas telonas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre as curiosidades de Foz do Iguaçu? Agora que tal arrumar as malas e partir rumo à cidade paranaense? 

O Conexão123 possui materiais que te ajudam a escolher onde se hospedar, os lugares para comer, o que fazer na região e ainda um guia de viagem completo! Sem contar com as melhores condições de passagens aéreas, hotéis e pacotes disponibilizados pela 123milhas. Partiu viajar!