Colunistas

De comer rezando!

Por Nenel Neto

Muita gente há de se lembrar do filme “Comer, Rezar e Amar”, protagonizado por Julia Roberts e lançado em 2010.

Adaptação cinematográfica do livro best-seller homônimo e autobiográfico de Elizabeth Gilbert, o longa metragem foi um sucesso de público e fez um estrondo nas bilheteria pelo mundo.

Liz Gilbert (Julia Roberts) é uma escritora que tinha uma vida aparentemente perfeita: morava em uma boa casa, tinha um marido e uma carreira de sucesso. Após o seu divórcio, ela viaja com a intenção de sair da zona de conforto e, assim, viver novas aventuras. Os destinos: Itália, Índia e Bali.

A primeira parada de Liz é no País da Bota. Lá, ela se entrega aos prazeres da mesa, e uma cena que ficou marcada na memória de muitos é a dela comendo uma bela pizza margherita com as mãos.

Desde então, pessoas do mundo todo fazem fila na porta da  L’Antica Pizzeria da Michele, em Nápoles, atrás de suas famosas redondas.

Os clientes esperam pacientemente por uma mesa nesta autêntica e simples pizzaria que serviu de cenário para o filme “Comer, Rezar e Amar”. No cardápio, apenas dois sabores de pizza: margherita e marinara.

A primeira é preparada com molho de tomate, queijo fior di latte, uma pitada de pecorino (ou parmesão) e alguns raminhos de manjericão. Já a marinara consiste em molho de tomate temperado com orégano e pedaços de alho espalhados sobre a massa de longa fermentação. O nome, que significa “estilo marinho”, é intrigante, pois não tem nada de frutos do mar.

Os tomates utilizados são cultivados no Vale do Sarno, ao sul de Nápoles. Antes de qualquer pizza ser assada, um pouco de azeite é derramado sobre a redonda, umedecendo-a e aumentando o sabor do conjunto de ingredientes, que são, se as estações permitirem, frescos e locais. O forno de tijolos a lenha assa a pizza em cerca de dois minutos.

L’Antica Pizzeria da Michele existe desde 1906 e, há 88 anos, está  na localização atual, na Via Cesare Sersale. Porém, o pizzaiolo Michele Condurro já trabalhava com pizzas desde 1870, e foi um dos responsáveis pela fama da pizza napolitana.

Na pizzaria onde se come aquela que muitos dizem ser a melhor margherita do mundo é possível observar a satisfação no rosto de Julia Roberts, no filme “Comer, Rezar e Amar”, que está imortalizado nas paredes da L’Antica Pizzeria da Michele, junto com as fotos de muitas celebridades que já passaram por lá.

 

 

L’Antica Pizzeria da Michele

Endereço: Via Cesare Sersale, 1 (Nápoles).

Experimente: Pizzas margherita e marinana.

Instagram: @pizzeriadamichele