Conexão123 - Expedição Brasil

Descubra o que fazer em Diamantina com o Conexão123 – Expedição Brasil

As principais atrações, passeios e sugestões de o que fazer em Diamantina são destaques do novo episódio do programa Conexão123 – Expedição Brasil. O capítulo inédito da série, que apresenta o turismo na cidade histórica de Minas Gerais, vai ao ar às 11h, deste sábado (13), pelo YouTube da 123milhas. No mesmo horário, também ganhará versões para rádio e TV, pela Rede 98, em Belo Horizonte.

 

Você vai ler sobre

Expedição Brasil visita Diamantina

Visitar construções históricas importantes, assistir a um concerto musical a céu aberto e mergulhar na natureza de um povoado bucólico. É possível ter um gostinho dessas experiências no novo episódio do Conexão123 – Expedição Brasil, que descobriu atrações imperdíveis de Diamantina, no interior de Minas Gerais, a cerca de 300 km de Belo Horizonte, capital do estado. 

O guia desse roteiro é o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel. No episódio inédito, o apresentador bateu um papo com Wander Conceição, músico e escritor diamantinense, que falou sobre a construção da cidade: “Num terreno irregular, pedregoso e longínquo do ocidente, foram capazes de reproduzir aquilo que era a modernidade da arquitetura europeia da época”.

O artista contou ainda mais uma curiosidade cultural: o cantor João Gilberto foi um ilustre morador do município, e segundo Wander, realizou no local a formatação do ritmo da Bossa Nova, que, anos depois, veio a explodir no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. 

Descubra o que fazer em Diamantina com o Conexão123 - Expedição Brasil | Wander e Nenel em construção histórica de Diamantina | Conexão123

Nenel conversa com o artista Wander Conceição em frente à construção histórica de Diamantina

Não faltaram atrações musicais nessa viagem para Diamantina. O programa conferiu a 23ª edição da Vesperata. O evento, realizado anualmente, organiza concertos noturnos ao ar livre, no centro histórico da cidade.

Outros passeios culturais imperdíveis são apresentados no episódio: ao Mercado Velho, ao Memorial do Tropeiro e do Ferreiro, à uma fábrica de tapetes arraiolos, bordados a mão, e à Casa da Chica da Silva, uma mulher escravizada que viveu na região e atingiu posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes.

Durante este roteiro de turismo em Diamantina, o Expedição Brasil também visitou a Vila do Biribiri, um povoado bucólico erguido no ano de 1877 em meio às cachoeiras e à natureza da Serra do Espinhaço, que pertence à cidade histórica mineira.

Como assistir ao programa?

O próximo capítulo do programa Conexão 123 – Expedição Brasil vai ao ar no próximo sábado (13), às 11h, pelo canal de YouTube da 123milhas. O conteúdo será transmitido na íntegra e gratuitamente na plataforma, onde ficará disponível para todos os espectadores.  

O episódio também será veiculado, em Belo Horizonte, pela Rádio 98 FM e na TV 98 (canal digital 29), além de pela 98 live, em todo Brasil.

No programa anterior, o Conexão123 – Expedição Brasil visitou Bichinho, um povoado próximo à Tiradentes. Assista aqui a esse vídeo vídeo imperdível da série. 

Próximos episódios

No próximo episódio da série, vamos continuar conhecendo as cidades históricas de Minas Gerais. A parada da vez será em Ouro Preto e Mariana. Siga com a gente nessa expedição!

A temporada do programa ainda vai desbravar muitos outros lugares do país. Veja por onde o nosso roteiro de turismo nacional vai passar nos próximos capítulos:

  • Minas Gerais
  • Bahia
  • Santa Catarina
  • Pernambuco 
  • Alagoas 
  • São Paulo 
  • Rio de Janeiro 
  • Brasília, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Pantanal e Rio Quente
  • Belém, Manaus e Região Amazônica  

O projeto Conexão123

O Conexão123 é uma plataforma online de conteúdo sobre incentivo a experiências de viagens. Oferece informações incríveis sobre história, cultura e gastronomia dos principais destinos do Brasil e do mundo. Também disponibiliza dicas sobre passeios, atrativos, restaurantes e hospedagens. É uma iniciativa da 123milhas para todos os amantes de turismo e para quem quer programar a sua próxima viagem.

Em maio de 2022, o Conexão123 cresceu e se transformou no Expedição Brasil – um programa semanal, veiculado no Youtube da 123milhas e na TV aberta. A temporada, com duração de 12 meses, desbrava os lugares mais badalados e visitados do país, como: Rio Grande do Norte, Serra Gaúcha, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Pantanal e Rio Quente, Minas Gerais, Bahia, Belém, Manaus e Região Amazônica e Santa Catarina. 

Nos episódios do Conexão123: Expedição Brasil, o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel, dá as dicas das principais atrações e indicações divertidas de lugares para visitar, gastronomia, história, cultura e melhores hotéis nos principais destinos turísticos do Brasil.