
Dois tacos e um churro na Cidade do México
Por Nenel Neto
A Cidade do México é tida como um dos melhores lugares do planeta para se comer bem.
Pessoas de todos os cantos viajam à América do Norte em busca das cores, dos sabores e das texturas dos preparos mexicanos, em especial dos tacos, o prato nacional do país.
Tacos são tortilhas preparadas em chapas finas e planas, depois cobertas com vários recheios, dobradas e comidas sem utensílios.
Abaixo, indico duas taquerias imperdíveis na Cidade do México e, pra fechar, um churro que vem fazendo história há oito décadas na capital mexicana.
Logo na chegada
Los Güeros de Boturini é a parada perfeita para quem acaba de chegar à Cidade do México, pois fica bem em frente ao aeroporto, em um corredor gastronômico localizado na Rua Lorenzo Boturini.
Os tacos al pastor da casa são considerados por muitos como os melhores da cidade.
Al pastor é um estilo de taco preparado com tortilha de milho ou de farinha, carne de porco grelhada em um grande espeto, cebola branca, coentro e abacaxi.
Eles são servidos nesta barraca de rua há mais de 40 anos: a carne tem uma marinada (adobo) de chipotle (uma pimenta seca e defumada) que confere um sabor sem igual a ela.
Endereço: Lorenzo Boturini, 4354 – Col. Aeronáutica Militar.
Ver essa foto no Instagram
Após uma longa noite entre cervejas e tequilas
Los Cocuyos é uma taqueria que funciona até altas horas da madrugada servindo trabalhadores e boêmios da Cidade do México.
A loja é especializada em suadero (peito de boi) e tripas bovinas cozidas em um panelão borbulhante, além de tacos de cabeza, preparados com a cabeça da vaca cozida no vapor.
Cada taco é servido com duas tortilhas pinceladas com gordura do cozimento e polvilhadas com cebola e coentro.
Os clientes se reúnem nos banquinhos de plástico na calçada para comer delícias da culinária local, nesta que é a taqueria mais famosa do centro da cidade.
Endereço: Calle de Bolívar, 57 – Centro Histórico.
Ver essa foto no Instagram
Para adoçar a viagem
A Churrería El Moro é um dos estabelecimentos mais populares da Cidade do México graças aos seus famosos churros que encantam o paladar de várias gerações desde sua abertura, em 1935.
El Moro foi aberta pelo espanhol Francisco Iriarte, que emigrou para a Cidade do México em 1933 e percebeu que não se vendiam churros de alta qualidade por ali.
Na frente de uma janela, dois fabricantes de churros colocam a massa em óleo quente. Depois de virá-la, os churros são jogados em açúcar puro ou em uma mistura de açúcar e canela. Para acompanhar, vale pedir o delicioso chocolate quente.
Existem várias unidades da churreria espalhadas pela Cidade do México, mas a original fica no Centro Histórico.
Endereço: Eje Central Lázaro Cárdenas, 42 – Centro Histórico.
Ver essa foto no Instagram
Ficou com água na boca e vontade de viajar? Entre ruínas históricas, e sabores intensos: descubra o que fazer no México.