Em Madri, coma à madrilenha - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Em Madri, coma à madrilenha

Em Madri, coma à madrilenha

06 de maio de 2022

Por Nenel Neto

Nenhuma viagem a Madri estará completa sem que você experimente o prato mais emblemático da cidade, o cozido madrilenho, um preparo tão popular que já foi elogiado tanto em poesias quanto na música.

Cocido madrileño é um ensopado de grão de bico com vegetais e carnes que ferve por um dia e é servido em três pratos, começando com um caldo saboroso retirado do cozimento lento dos ingredientes e enriquecido com macarrão fino ou arroz.

Em seguida, vem um prato de vegetais, geralmente alho-poró, cenoura, batata, repolho refogado e seu principal ingrediente, o grão-de-bico.

Por fim, há uma variedade de carnes: linguiça, chouriço, carne de boi, presunto curado, frango, porco salgado e almôndegas em pelotas.

Os fãs de cozido mais exigentes afirmam categoricamente que o melhor deles é encontrado em La Bola, que funciona desde 1870, no centro da capital espanhola.

Em La Bola, o cozido é preparado em potes de barros individuais, que cozinham sobre o carvão de queima lenta.

O cozido madrilenho sempre se sentiu igualmente à vontade nos palácios e nas habitações mais humildes. Tanto é que, no início do século passado, os jornais diziam que em La Bola se podia comer três tipos de cozido: ao meio-dia, a 1,15 pesetas, para operários e empregados; à uma da tarde, o de 1,25 pesetas, que já tinha uma galinha e era o preferido dos estudantes; e a partir das duas horas, quando recebia o acréscimo de carne bovina com bacon e era a versão escolhida por jornalistas, artistas, intelectuais e políticos.

Pelo fato do cozido não ser um prato leve, os madrilenhos costumam comê-lo no almoço.

A gastronomia espanhola se modernizou nos últimos 20 anos e chegou a conquistar o mundo, porém o cozido madrilenho nunca caiu em desuso. Como diz o ditado, só existem dois tipos de cozido: os bons e os melhores.

LA BOLA
Endereço: Calle de la Bola, 5.
O que pedir: Cozido madrilenho.
Site oficial: https://labola.es/

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!