Colunistas

Em Recife, conheça o segundo restaurante mais antigo do país

Por Nenel Neto

 

Quando o Restaurante Leite abriu as suas portas pela primeira vez, o Brasil ainda não era uma república, e quem estava no poder era Dom Pedro II. O papa era Leão XIII e uma cidade importante como Belo Horizonte sequer existia.

O ano era 1882. A cidade, Recife, em Pernambuco.

Desde então, o restaurante se mantém firme, sendo o segundo mais antigo do Brasil em atividade, atrás somente do carioca Café Lamas, fundado oito anos antes.

No Leite surgiu uma das receitas mais famosas dos restaurantes a la carte do país, o filé à Chateaubriand, em que este corte bovino é preparado ao molho madeira, com cebola, ervilha e champignon, com arroz à grega e batata palha. O homenageado, Assis Chateaubriand, era frequentador assíduo do restaurante.

Muitas outras figuras conhecidas comeram e beberam na casa, entre elas, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Orson Welles, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.

Mas não é o filé à Chateaubriand o prato mais famoso da casa. Este posto fica com a cartola, clássica sobremesa local preparada com banana e queijo manteiga sob açúcar e canela. O preparo surgiu no contexto dos antigos engenhos.

O escritor pernambucano Gilberto Freyre fazia questão de levar os visitantes ilustres da cidade para experimentar a cartola do Leite.

Outros pratos de destaque no cardápio da casa são o arroz de pato, o bacalhau espiritual, com cebola e gratinado com queijo parmesão, e a rabanada.

Comer no Restaurante Leite é fazer parte de um pedaço da história do Brasil, e, em Recife, a casa é parada obrigatória para os amantes da gastronomia.

Restaurante Leite
Endereço: Praça Joaquim Nabuco, 147, bairro Santo Antônio (Recife).
Experimente: Filé à Chateaubriand e cartola.
Instagram: @restauranteleite