
Festas juninas: programação dos principais destinos brasileiros para o Dia de São João
Está chegando a data que homenageia o “santo festeiro”, época esperada pelos apaixonados pelas festas juninas, culinária típica, quadrilha e a temática decoração com bandeirinhas coloridas.
Em 24 de junho é celebrado o Dia de São João, em homenagem a João Batista, canonizado pela igreja católica. O Conexão123 reuniu três destinos no Brasil e curiosidades sobre o “santo festeiro” para você comemorar os festejos juninos.
Você vai ler sobre
- Destinos brasileiros para curtir o Dia de São João
- São João de Campina Grande, Paraíba
- São João de Caruaru, Pernambuco
- São João de Corumbá, Mato Grosso do Sul
- Curiosidades sobre São João
Destinos brasileiros para curtir o Dia de São João
Tradicionalmente celebrado no mês de junho, o Dia de São João marca as comemorações das festas juninas pelo Brasil. Além do “santo festeiro”, o mesmo período homenageia Santo Antônio (13/6), “o santo casamenteiro”, e São Pedro (29/6), o padroeiro dos pescadores.
Os festejos juninos conquistam os foliões pela culinária típica, brincadeiras e quadrilhas, que ganham destaque com as músicas tradicionais, como o clássico “Olha Pro Céu” de Luiz Gonzaga: “Foi numa noite igual a esta, que tu me deste o coração. O céu estava assim em festa, pois era noite de São João”.
Pensando em proporcionar as melhores experiências turísticas aos viajantes, o Conexão123 preparou um guia especial para dar “Viva a São João”. Inclusive, reunimos curiosidades sobre a data para você saber detalhes a respeito da celebração.

A decoração temática das festas juninas enchem os olhos dos foliões e tornam as celebrações ainda mais especiais
São João de Campina Grande, Paraíba
A Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba, é intitulada a maior do mundo. O evento anual reúne mais de 2 milhões de pessoas para apreciar as comidas típicas de festa junina, danças tradicionais, músicas temáticas, como o forró, e decoração colorida.
Com 31 dias de muita animação e shows incríveis, o São João de Campina Grande 2022 teve início em 10 de junho e vai até 10 de julho. O Parque do Povo é o palco dos festejos juninos paraibanos com programação única aos apaixonados por “pula fogueira iaiá, pula fogueira ioiô”.
Confira as atrações em 24 de junho:
- Juliette
- Assisão
- Os Gonzagas
- Ana Barros
- Roberta Miranda
Aliás, as apresentações começam a partir das 20h e reservam muita alegria ao público. Além do mais, o turista ainda pode degustar pratos regionais, como pamonha, milho, cuscuz, tapioca, vinho quente, quentão e outras delícias. Assistir às coreografadas competições de quadrilha ou cair na dança das ilhas de forró são outras opções para o público aproveitar muito a festança.
Pensando em visitar a cidade da Paraíba no São João do Nordeste? O município tem uma atmosfera de cidade universitária bem gostosa, e é um pólo industrial, tecnológico e turístico.
O Garden Hotel Campina Grande tem excelente custo-benefício. Algumas comodidades se destacam, como academia, internet, piscina, estacionamento, lavanderia e restaurante. Ao todo, 192 apartamentos estão disponíveis, e as diárias contam com café da manhã.
Outra opção é o Slaviero Campina Grande, que tem ótima localização, próximo ao aeroporto e à rodoviária. A propriedade oferece diariamente um delicioso café da manhã e quartos confortáveis para uma agradável estada. Conheça outros hotéis para se hospedar por lá!

A tradição do São João de Campina Grande começou em 1983
São João de Caruaru, Pernambuco
A região Nordeste é um dos destinos mais procurados pelos turistas para apreciar as festas juninas, celebrações que têm um espacinho guardado na agenda anual e no coração dos foliões.
Afinal, as homenagens aos santos reservam atrativos únicos, brincadeiras tradicionais e sabores regionais em cada cardápio.
O São João de Caruaru, em Pernambuco, não é diferente! O festejo começou em 4 de junho e só termina em 2 de julho. Isso mesmo, quase 30 dias de festa!
O evento recebe grandes nomes da música brasileira para agitar o público que frequenta os festejos juninos do nordeste, entre eles Alok, Maiara & Maraisa e Zé Vaqueiro.
Aliás, vários polos culturais estão espalhados pelos arredores do município de Caruaru, entre eles destacamos quatro: Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Alto do Moura, Azulão e São João na Roça. Em cada um, o público encontra apresentações de diferentes estilos, desde o autêntico forró do Agreste até músicas alternativas, como MPB e rock.
Aos apaixonados pelo Dia de São João, segue a programação de 24 de junho:
- Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: Luan Santana (matinê), Novinho da Paraíba, Zé Neto & Cristiano e Matheus Fernandes
- Alto do Moura: Banda Zé do Estado, Gilvan Neves, Irah Caldeira e Lucas Costa
- Azulão: Gabi da Pele Preta, Riáh, Colibri Brasil e Fundo de Quintal
- São João na Roça: Trio Pé de Serra, Berinho Lima e Som da Terra
Que tal pular a fogueira de São João na cidade pernambucana, que fica a cerca de 160 km de Recife?
O Citi Hotel Residence é uma boa alternativa de hospedagem em Caruaru. A acomodação dispõe de piscina, área de lazer, academia, serviço 24 horas, estacionamento e lobby bar. São 4 tipos de quartos: casal, duplo, triplo e apartamento acessível. Além disso, os hóspedes contam com café da manhã incluso na diária.
Acomodações confortáveis e modernas integram o WA Hotel Caruaru. A hospedagem tem ótima localização próxima a restaurantes, salão de beleza, cinema, boliche, farmácia e lojas. O estabelecimento dispõe de estacionamento, internet e café da manhã.

O São João de Caruaru é um evento tradicional do Pernambuco
São João de Corumbá, Mato Grosso do Sul
Na região Centro-Oeste, mais especificamente nas cidades de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, o mês de junho é marcado por uma celebração popular, o Arraial do Banho de São João.
Considerado Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento reúne devotos de várias religiões. Às margens do Rio Paraguai, na passagem do dia 23 para 24 de junho, é realizado o banho com a imagem de São João.
De acordo com historiadores, a celebração religiosa na região foi introduzida em meados de 1882. O ritual tem influências dos portugueses e o ato de lavar a imagem do santo é conduzido pelas crendices e superstições. Acredita-se que essa ação renova as forças de São João e abençoa tudo relacionado à água e ao homem.
Em Corumbá, a tradicional festa ocorre no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. O ritual é organizado anualmente. O Arraial do Banho de São João ainda conta com quadrilhas e comidas típicas de festa junina.
Além disso, a proximidade entre os dois municípios, que ficam a cerca de 6 km de distância um do outro, permite que o turista possa aproveitar um pouco das duas festas.
Partiu apreciar de pertinho essa comemoração?
Localizado em Corumbá, o Lontra Pantanal Hotel é uma excelente opção de hospedagem na região. O viajante dispõe de duas alternativas para a reserva hoteleira e ambas oferecem pensão completa para maior conforto do hóspede. Piscina, sala de jogos, recepção e restaurante integram os diferenciais dos serviços disponibilizados aos turistas.
Antes de prosseguirmos com as curiosidades sobre São João, aproveite para conferir três pacotes turísticos baratos para curtir durante a época junina!

O Banho de São João é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
Curiosidades sobre São João
Quando ouvimos falar em festa junina, as primeiras imagens que vêm à cabeça são as famosas quadrilhas, comida típica farta, músicas agitadas e cenário temático com bandeirinhas coloridas.
As comemorações são caracterizadas pelas homenagens aos chamados santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. A tradição foi trazida ao Brasil pelos portugueses e incorporada aos costumes indígenas e, mais tarde, dos afro-brasileiros.
Como já vimos, o Dia de São João é 24 de junho. Sabe-se que o chamado de “santo festeiro” foi primo de segundo grau de Jesus. O símbolo da fogueira, tão característico das festas juninas, está relacionado com o nascimento dele.
A labareda seria um sinal à Maria, mãe de Jesus, informando a chegada ao mundo do santo. Na noite em que Isabel, prima de Maria, deu à luz a João Batista, foi erguido um mastro em frente a casa, iluminado com uma grande fogueira. Por isso, surgiu a tradição de acender uma fogueira no decorrer dos festejos juninos.
Durante a missão religiosa de João, ele pregava a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos por meio do batismo. Então deu-se a nomeação de João Batista, aquele que batizava.

O Banho de São João é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
Outra curiosidade é que cada santo tem a sua própria fogueira. A de Santo Antônio tem base quadrada e é conhecida como chiqueirinho. A de São João é redonda, o que dá à labareda uma forma cônica. Já a de São Pedro é triangular. Você sabia disso?
E aí? Gostou das programações de São João nos destinos juninos do Brasil?
Agora só falta arrumar as malas e seguir rumo às populares festas juninas!
Para isso, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem! Depois é só embarcar em mais uma aventura turística!