Lugares para conhecer

Festas juninas: programação dos principais destinos brasileiros para o Dia de São João

Está chegando a data que homenageia o “santo festeiro”, época esperada pelos apaixonados pelas festas juninas, culinária típica, quadrilha e a temática decoração com bandeirinhas coloridas. 

Em 24 de junho é celebrado o Dia de São João, em homenagem a João Batista, canonizado pela igreja católica. O Conexão123 reuniu três destinos no Brasil e curiosidades sobre o “santo festeiro” para você comemorar os festejos juninos

 

Você vai ler sobre


Destinos brasileiros para curtir o Dia de São João

Tradicionalmente celebrado no mês de junho, o Dia de São João marca as comemorações das festas juninas pelo Brasil. Além do “santo festeiro”, o mesmo período homenageia Santo Antônio (13/6), “o santo casamenteiro”, e São Pedro (29/6), o padroeiro dos pescadores. 

Os festejos juninos conquistam os foliões pela culinária típica, brincadeiras e quadrilhas, que ganham destaque com as músicas tradicionais, como o clássico “Olha Pro Céu” de Luiz Gonzaga: “Foi numa noite igual a esta, que tu me deste o coração. O céu estava assim em festa, pois era noite de São João”. 

Pensando em proporcionar as melhores experiências turísticas aos viajantes, o Conexão123 preparou um guia especial para dar “Viva a São João”. Inclusive, reunimos curiosidades sobre a data para você saber detalhes a respeito da celebração.

Festas Juninas: programação do Dia de São João nos principais destinos juninos | Decoração típica de Festa Junina | Conexão123

A decoração temática das festas juninas enchem os olhos dos foliões e tornam as celebrações ainda mais especiais

 

São João de Campina Grande, Paraíba

A Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba, é intitulada a maior do mundo. O evento anual reúne mais de 2 milhões de pessoas para apreciar as comidas típicas de festa junina, danças tradicionais, músicas temáticas, como o forró, e decoração colorida. 

Com 31 dias de muita animação e shows incríveis, o São João de Campina Grande 2022 teve início em 10 de junho e vai até 10 de julho. O Parque do Povo é o palco dos festejos juninos paraibanos com programação única aos apaixonados por “pula fogueira iaiá, pula fogueira ioiô”. 

Confira as atrações em 24 de junho:

  • Juliette
  • Assisão
  • Os Gonzagas
  • Ana Barros
  • Roberta Miranda

Aliás, as apresentações começam a partir das 20h e reservam muita alegria ao público. Além do mais, o turista ainda pode degustar pratos regionais, como pamonha, milho, cuscuz, tapioca, vinho quente, quentão e outras delícias. Assistir às coreografadas competições de quadrilha ou cair na dança das ilhas de forró são outras opções para o público aproveitar muito a festança.

Pensando em visitar a cidade da Paraíba no São João do Nordeste? O município tem uma atmosfera de cidade universitária bem gostosa, e é um pólo industrial, tecnológico e turístico.

O Garden Hotel Campina Grande tem excelente custo-benefício. Algumas comodidades se destacam, como academia, internet, piscina, estacionamento, lavanderia e restaurante. Ao todo, 192 apartamentos estão disponíveis, e as diárias contam com café da manhã. 

Outra opção é o Slaviero Campina Grande, que tem ótima localização, próximo ao aeroporto e à rodoviária. A propriedade oferece diariamente um delicioso café da manhã e quartos confortáveis para uma agradável estada. Conheça outros hotéis para se hospedar por lá! 

Festas Juninas: programação do Dia de São João nos principais destinos juninos | São João de Campina Grande | Conexão123

A tradição do São João de Campina Grande começou em 1983

 

São João de Caruaru, Pernambuco

A região Nordeste é um dos destinos mais procurados pelos turistas para apreciar as festas juninas, celebrações que têm um espacinho guardado na agenda anual e no coração dos foliões. 

Afinal, as homenagens aos santos reservam atrativos únicos, brincadeiras tradicionais e sabores regionais em cada cardápio. 

O São João de Caruaru, em Pernambuco, não é diferente! O festejo começou em 4 de junho e só termina em 2 de julho. Isso mesmo, quase 30 dias de festa!

O evento recebe grandes nomes da música brasileira para agitar o público que frequenta os festejos juninos do nordeste, entre eles Alok, Maiara & Maraisa e Zé Vaqueiro.

Aliás, vários polos culturais estão espalhados pelos arredores do município de Caruaru, entre eles destacamos quatro: Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Alto do Moura, Azulão e São João na Roça. Em cada um, o público encontra apresentações de diferentes estilos, desde o autêntico forró do Agreste até músicas alternativas, como MPB e rock. 

Aos apaixonados pelo Dia de São João, segue a programação de 24 de junho: 

  • Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: Luan Santana (matinê), Novinho da Paraíba, Zé Neto & Cristiano e Matheus Fernandes
  • Alto do Moura: Banda Zé do Estado, Gilvan Neves, Irah Caldeira e Lucas Costa
  • Azulão: Gabi da Pele Preta, Riáh, Colibri Brasil e Fundo de Quintal
  • São João na Roça: Trio Pé de Serra, Berinho Lima e Som da Terra

Que tal pular a fogueira de São João na cidade pernambucana, que fica a cerca de 160 km de Recife? 

O Citi Hotel Residence é uma boa alternativa de hospedagem em Caruaru. A acomodação dispõe de piscina, área de lazer, academia, serviço 24 horas, estacionamento e lobby bar. São 4 tipos de quartos: casal, duplo, triplo e apartamento acessível. Além disso, os hóspedes contam com café da manhã incluso na diária. 

Acomodações confortáveis e modernas integram o WA Hotel Caruaru. A hospedagem tem ótima localização próxima a restaurantes, salão de beleza, cinema, boliche, farmácia e lojas. O estabelecimento dispõe de estacionamento, internet e café da manhã. 

Festas Juninas: programação do Dia de São João nos principais destinos juninos | São João de Caruaru | Conexão123

O São João de Caruaru é um evento tradicional do Pernambuco

 

São João de Corumbá, Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste, mais especificamente nas cidades de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, o mês de junho é marcado por uma celebração popular, o Arraial do Banho de São João

Considerado Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento reúne devotos de várias religiões. Às margens do Rio Paraguai, na passagem do dia 23 para 24 de junho, é realizado o banho com a imagem de São João

De acordo com historiadores, a celebração religiosa na região foi introduzida em meados de 1882. O ritual tem influências dos portugueses e o ato de lavar a imagem do santo é conduzido pelas crendices e superstições. Acredita-se que essa ação renova as forças de São João e abençoa tudo relacionado à água       e ao homem. 

Em Corumbá, a tradicional festa ocorre no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. O ritual é organizado anualmente. O Arraial do Banho de São João ainda conta com quadrilhas e comidas típicas de festa junina

Além disso, a proximidade entre os dois municípios, que ficam a cerca de 6 km de distância um do outro, permite que o turista possa aproveitar um pouco das duas festas. 

Partiu apreciar de pertinho essa comemoração? 

Localizado em Corumbá, o Lontra Pantanal Hotel é uma excelente opção de hospedagem na região. O viajante dispõe de duas alternativas para a reserva hoteleira e ambas oferecem pensão completa para maior conforto do hóspede. Piscina, sala de jogos, recepção e restaurante integram os diferenciais dos serviços disponibilizados aos turistas.  

Antes de prosseguirmos com as curiosidades sobre São João, aproveite para conferir três pacotes turísticos baratos para curtir durante a época junina! 

Festas Juninas: programação do Dia de São João nos principais destinos juninos | Banho de São João | Conexão123

O Banho de São João é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

 

Curiosidades sobre São João

Quando ouvimos falar em festa junina, as primeiras imagens que vêm à cabeça são as famosas quadrilhas, comida típica farta, músicas agitadas e cenário temático com bandeirinhas coloridas. 

As comemorações são caracterizadas pelas homenagens aos chamados santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. A tradição foi trazida ao Brasil pelos portugueses e incorporada aos costumes indígenas e, mais tarde, dos afro-brasileiros. 

Como já vimos, o Dia de São João é 24 de junho. Sabe-se que o chamado de “santo festeiro” foi primo de segundo grau de Jesus. O símbolo da fogueira, tão característico das festas juninas, está relacionado com o nascimento dele.

A labareda seria um sinal à Maria, mãe de Jesus, informando a chegada ao mundo do santo. Na noite em que Isabel, prima de Maria, deu à luz a João Batista, foi erguido um mastro em frente a casa, iluminado com uma grande fogueira. Por isso, surgiu a tradição de acender uma fogueira no decorrer dos festejos juninos

Durante a missão religiosa de João, ele pregava a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos por meio do batismo. Então deu-se a nomeação de João Batista, aquele que batizava. 

Festas Juninas: programação do Dia de São João nos principais destinos juninos | São João | Conexão123

O Banho de São João é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

 

Outra curiosidade é que cada santo tem a sua própria fogueira. A de Santo Antônio tem base quadrada e é conhecida como chiqueirinho. A de São João é redonda, o que dá à labareda uma forma cônica. Já a de São Pedro é triangular. Você sabia disso?

E aí? Gostou das programações de São João nos destinos juninos do Brasil?

Agora só falta arrumar as malas e seguir rumo às populares festas juninas

Para isso, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem! Depois é só embarcar em mais uma aventura turística!