Colunistas

Fortaleza lado B: Conheça o histórico Raimundo do Queijo

Por Nenel Neto

Fortaleza é um dos destinos mais procurados por quem quer curtir o lindo litoral nordestino.

Além das disputadas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, a capital cearense reserva boas opções de hotéis e de restaurantes.

Pra quem gosta de algo mais popular, minha dica é a fantástica loja Raimundo do Queijo, no centro da cidade.

Localizado há 45 anos na Travessa Crato, o comércio do senhor Raimundo Oliveira Araújo começou como um açougue. Com o passar do tempo, os queijos locais ganharam espaço.

Na loja é possível encontrar queijo coalho de diversas regiões do Estado e em vários estágios de maturação. Tudo escolhido a dedo pelo rigoroso senhor Raimundo.

No estabelecimento com pegada popular, a carne de sol é preparada pelo proprietário, que também oferece linguiças, queijo de manteiga, paçoca de carne, nata, mel, manteiga de garrafa e doces como goiabada e rapadura. Tudo com DNA cearense.

Para os fãs de cachaça, o local é o paraíso, já que oferece excelentes rótulos. Aliás, boa opção é pedir uma porção de queijo à escolha escoltada por uma dose de aguardente de cana ou de cerveja gelada.

No primeiro dia de março de 2020, a Prefeitura de Fortaleza concedeu o título de Patrimônio Turístico da Cidade ao Raimundo do Queijo, em virtude de sua importância para a cidade, já que o local é ponto de encontro da boemia fortalezense, principalmente aos finais de semana.

Entre uma praia e outra, vá conhecer este guardião da cultura gastronômica regional, tocado por seu Raimundo, homem de duas paixões: o queijo, é claro, e o Fortaleza, seu time de coração.

Caso esteja na capital cearense durante o Carnaval, não perca o Bloco do Seu Raimundo, criado por frequentadores fiéis do local em homenagem ao dono do estabelecimento.

Raimundo do Queijo
Endereço: Rua General Bezerril, 151 – Centro.
Experimente: Queijos locais e cachaças.