
|
Entre os inúmeros impactos da pandemia do novo coronavírus na vida global, os efeitos sobre os grandes eventos são uns dos mais notáveis. Com tantos adiamentos – sendo o mais emblemático o das Olimpíadas do Japão -, a pergunta que não quer calar na mente dos brasileiros é: haverá Carnaval em 2021?
Muito já se conversou, muitas definições precipitadas já foram tomadas e muito já se voltou atrás a respeito. Até agora, o que se sabe, com certeza, é que a Prefeitura de Salvador suspendeu o Carnaval 2021. Já os governos municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo estudam transferir a festa de fevereiro para julho, mais especificamente de 09 a 12/07.
Mas tudo ainda depende da vacina contra a Covid-19. Além da questão de saúde, outro fator que aflige a direção das Ligas das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo, por exemplo, é a falta de apoio político e financeiro para a realização do Carnaval 2021 em uma data alternativa.
O que as escolas do Rio e de São Paulo já chegaram a uma conclusão é de que janeiro é o prazo final para que se decida se haverá condições sanitárias e financeiras para a realização dos desfiles no início de julho, antes das Olimpíadas e fugindo da temporada de festas juninas. Os organizadores afirmam que há muita coisa em estudo e que ainda não há definição, por exemplo, sobre o formato do evento, que provavelmente não seguirá os moldes tradicionais, com o mesmo regulamento e mesma estrutura.
Já em Belo Horizonte, a Prefeitura sinalizou que o Carnaval 2021 poderá ser realizado na mesma data alternativa de Rio e São Paulo, dependendo de uma possível vacinação da população contra o novo coronavírus.
Bom, o que desejamos é que a vacina contra a Covid-19 chegue logo, para que não só o Carnaval 2021 possa ser realizado com segurança, como a vida do mundo como um todo possa voltar ao normal. E que muitos sonhos de viagens se realizem no próximo ano!