Colunistas

Hong Kong, um dos principais destinos turísticos da China

Por Raphael Ursino

Um dos maiores centros financeiros do mundo, com magníficos arranha-céus e densamente povoada, Hong Kong, assim como Macau, é uma Região Administrativa Especial da China (RAE), ou seja, é semiautônoma, funcionando com o princípio de “um país, dois sistemas”. Assim, um dos principais destinos turísticos da China consegue preservar a sua economia e sistema social. Assista ao vídeo abaixo e confira:

Ex-colônia britânica

Alguns aspectos da arquitetura de Hong Kong remetem à Inglaterra, já que a cidade é uma ex-colônia britânica. Inclusive, por lá é possível andar nos famosos double-decker, aqueles ônibus de dois andares de Londres, além das cabines telefônicas, também inspiradas nas inglesas.

Além dos milhares de turistas que visitam Hong Kong anualmente, este destino atrai também muitos estudantes do mundo inteiro para as universidades.

O território de Hong Kong é formado diversas ilhas. As principais são a ilha de Hong Kong e a península de Kowloon. Elas são separadas pela Victoria Harbour, onde vários barcos fazem a travessia diariamente.

Hong Kong, um dos principais destinos turísticos da China

Show de luzes e cores do centro comercial de Hong Kong

Star Ferry

Se tem um passeio legal, barato e imersivo na cultura local, é justamente a travessia entre as duas ilhas com o Star Ferry, que é o principal meio de transporte para ir de um lado para o outro. O serviço começou em 1880 e funciona até hoje.

Durante o trajeto de aproximadamente dez minutos, você vai se deparar com executivos engravatados, pais com os filhos, jovens indo para a escola e também turistas. Além de conhecer a cidade, você vai ter uma visão incrível dos gigantes arranha-céus.

Hong Kong, um dos principais destinos turísticos da China

O Star Ferry começou em 1880 e funciona até hoje

Avenue of Stars (Avenida das Estrelas)

Assim como Hollywood, Hong Kong também possui a sua calçada da fama, que fica na Avenida das Estrelas, em homenagem os grandes nomes do cinema chinês. Por lá, temos os moldes das mãos de ícones, como Jackie Chan, Jet Li e o mais famoso deles, Bruce Lee. Inclusive, existe até uma estátua dele na Avenida das Estrelas. Ela é bastante disputada para fotos.

Hong Kong, um dos principais destinos turísticos da China

Estrela com o molde das mãos do ator Jackie Chan

Madame Tussauds

Outro lugar interessante para quem gosta de música, cinema e arte em geral é o museu de cera Madame Tussauds, que também possui unidades em várias outras cidades pelo mundo, a exemplo de Londres, Viena, Amsterdam, Las Vegas, dentre outras.

Na de Hong Kong, além de astros do cinema e da música asiática, os visitantes podem ver estátuas de Johnny Depp, Vin Diesel, Barack Obama, Freddie Mercury, Rainha Elizabeth, Jack Chan, Bruce Lee e muitas outras celebridades.

Estátua de Bruce Lee na Avenida das Estrelas e sua estátua no museu de cera Madame Tussauds

A maior escada rolante do mundo

Estava eu, distraidamente, andando pelo centro de Hong Kong quando, de repente, avistei escadas rolantes no meio da rua. Isso mesmo. Você sabia que lá, elas são usadas como meio de transporte para mais de 80 mil pessoas, diariamente?

Hong Kong possui o maior sistema de escadas rolantes do mundo, com cerca de 800 metros de extensão, interligando o Distrito Financeiro com o bairro Mid-Levels, 150 metros colina acima. De manhã as escadas descem, e começam a subir a partir de 10h30.

É claro que eu resolvi experimentar, né? E pude ver várias lojas, bares, restaurantes, escritórios e demais tipos de estabelecimentos no caminho até o topo, cruzando por 13 ruas em 20 minutos de uma ponta a outra.

Hong Kong, um dos principais destinos turísticos da China

Hong Kong tem as maiores escadas rolantes do mundo

Victoria Peak (Pico Victoria)

Coincidentemente, a atração mais surpreendente da minha viagem por Hong Kong foi, justamente, a última que visitei. Imagina uma enorme montanha de 522 metros de altura, de onde você pode observar Hong Kong aos seus pés e ver aqueles arranha-céus tão pequenininhos lá do alto, sem falar da beleza das águas e as embarcações do porto. Assim é o Pico Victória.

Para chegar ao topo, pegamos o The Peak Tram, um bondinho funicular que funciona há mais de 100 anos, subindo até o The Sky Terrace, um prédio com lojas, restaurantes e, claro, a mais espetacular vista de Hong Kong. Este passeio é obrigatório para qualquer visitante.

O Pico Vcitória oferece a mais espetacular vista de Hong Kong

Uma surpreendente cidade

Hong Kong é uma cidade pulsante, de dia e de noite. Ela está sempre pronta para te surpreender, seja por uma rua inteira só com bares e boates que funcionam até o nascer do sol, seja pela imponência dos seus gigantescos prédios ou até mesmo pela maior escada rolante do mundo. Não é à toa que Hong Kong é um dos principais destinos turísticos da China.