Colunistas

Ibiza além das festas e baladas

Por Marcello Oliveira

 

O inverno neste ano está batendo recordes de frio em boa parte do Brasil, enquanto lá no hemisfério norte, a onda de calor é uma das mais altas já vistas nos últimos anos durante o verão europeu. Se você não curte frio e quer curtir as férias de meio do ano na praia, o texto de hoje desta coluna traz uma excelente dica pra você: Ibiza!

A ilha espanhola é mundialmente famosa pelas festas e atrações noturnas, o que a faz ser disputada por jovens solteiros de todo o mundo e considerada um dos destinos ideais para curar a sofrência. É óbvio que esse ainda é o maior apelo turístico de Ibiza, afinal, são as melhores festas do mundo não somente de noite, mas também durante o dia, nos beach clubs, nos hotéis e até naqueles “esquentas” que rolam em barcos.

 

O que poucos sabem é que Ibiza também tem vocação para uma viagem familiar, mais tranquila e com ótimas atrações, inclusive para crianças.

Você  também pode misturar um pouco de cada: noites animadíssimas nas baladas com dias terapêuticos em algumas praias de cair o queixo. Mas hoje, o nosso foco será a Ibiza para quem é “off-party”. A região tem muitas opções fora do circuito das festas: você pode viajar para a histórica Dalt Vila ou fazer um passeio pelas belas aldeias caiadas de branco no interior tranquilo e rural da ilha.  Sem falar nas 15 praias recomendadas.

Dalt Vila

A parte mais alta e mais antiga da cidade de Ibiza é guardada por imponentes fortificações renascentistas, construídas por Carlos V no século XVI.

As paredes foram erguidas para afastar a ameaça de ataques de piratas berberes, bem como a invasão de forças soberanas, como os franceses.

Vale a pena fazer um pequeno tour pelas fortificações para conferir os sete bastiões, cada um com uma história um pouco diferente para contar.

O baluarte de Santa Lucía, por exemplo, abriga um paiol de pólvora do século XVIII e oferece vistas fabulosas para o antigo distrito de pesca e o porto.

Catedral de Ibiza

Dentro das paredes da cidade velha há um labirinto de becos íngremes que você vai se divertir muito explorando.  Estes estão repletos de galerias, boutiques e amenidades locais, como padarias.  Ocasionalmente, eles se abrem para charmosas praças antigas, como a Plaza de Sa Carrosa e a Plaza de la Vila.

No topo da cidade velha está a catedral, com uma vista panorâmica sobre a água.  Reserve uns instantes para ver a custódia gótica de ouro e prata, datada de 1399, e as pinturas de painéis góticos dos séculos XIV e XV.

Playa d’en Bossa

O principal resort de Ibiza fica ao lado da praia mais longa da ilha. Nos dias de verão, o local é um playground para os festeiros, mas você pode dormir sob um guarda-sol enquanto curte a música relaxante e de ritmo mais ameno dos DJs à beira-mar.

Ibiza além das festas e baladas

Outra dica no local é alugar um jet ski ou um pedalinho para um passeio. Quando a fome vier, várias opções de bares e restaurantes estão à sua disposição.

Depois de escurecer e até o sol raiar, a praia é o centro da festa, com dois dos maiores clubes de Ibiza: Ushuaia e Space, bem no resort. O espaço é casa dos maiores DJs do mundo, como David Guetta. Mas esse assunto vamos explorar melhor em outro dia.

San Antonio

Na costa oeste da ilha, a segunda maior região de Ibiza era famosa nos anos 80 e 90.  Hoje em dia, cresceu um pouco, mas ainda é a melhor escolha se você estiver atrás daquela combinação inebriante de praias e boates mundialmente famosas.

Dirija-se à baía durante o dia para as estreitas praias de areia banhadas por um mar cristalino, ou para passear ao longo do calçadão parando em algum lugar para tomar uma cerveja e admirar o monumento do ovo de Colombo.

À medida que o sol se põe, seus raios atingem o Cafe del Mar, que toca música lounge há mais de duas décadas, enquanto os hóspedes assistem ao famoso crepúsculo. Seja qual for seu perfil de viajante, se estiver em Ibiza, não vá embora sem essa experiência.

À noite, há ônibus direto para os lendários clubs, Eden e Es Paradis.

Talamanca

Se você está na cidade de Ibiza e gosta de dias mais tranquilos entre o mar e a areia, a poucos minutos da marina fica outra das maiores praias da ilha.

Aqui há uma grande extensão de areia branca como a neve.  A paisagem ao redor de Talamanca é composta por pequenas colinas cobertas de pinheiros e a pequena comunidade de férias de Cap Martinet.

Bem na praia há ótimos lugares para comer, servindo pratos favoritos da culinária das ilhas Baleares (região da Espanha onde está a ilha de Ibiza), como bullit de peix.  A praia está escondida entre duas rochas, de modo que suas águas são suaves e adequadas para crianças.

Santa Eulália

Ibiza não é apenas sinônimo de uma vida noturna agitada, como você descobrirá em um popular resort familiar na costa leste da ilha, a cerca de 15 quilômetros do centro.

Quase toda a orla marítima do resort é de areia dourada e há muitas lojas e restaurantes.

O único campo de golfe de Ibiza também fica ao lado deste estabelecimento, e o mercado local semanal Las Dalias Hippie é realizado a poucos mentros, em San Carlos, aos sábados.

Tente também subir o morro Puig de Missa para ver a linda igreja antiga no topo.

Punta D’es Moscater

Para uma ilha relativamente pequena como Ibiza, é incrível o quão remota e selvagem a ponta norte pode parecer.  Esta parte da ilha tem pinhais, campos agrícolas e uma costa repleta de pequenas comunidades de férias, agrupadas em torno de enseadas.

Para algo um pouco diferente, coloque um par de sapatos resistentes e caminhe pela trilha do topo do penhasco de Portinatx até o farol.  Foi construído nos anos 1970 e com 52 metros é a estrutura artificial mais alta da ilha.

Cala Conta Beach

Quem conhece, classifica esta praia na costa oeste de Ibiza como a melhor da ilha.  Não fica muito longe de San Antonio, e no verão você poderá pegar um ônibus ou balsa para chegar nela. O que você verá no espaço vai te surpreender: uma faixa de areia de 800 metros que abraça os contornos sinuosos da costa rochosa.

Os bares se enchem nas noites de verão, pois o pôr do sol é deslumbrante.

Island of Es Vedrà

Ibiza além das festas e baladas
Esta ilha desabitada na costa sudoeste de Ibiza é protegida como parque natural.  Você pode chegar lá de barco a partir de San Antonio ou do centro de Ibiza, enquanto os centros de esportes aquáticos organizam passeios de jet ski ou excursões de mergulho com snorkel.

SPAs

Ibiza é quase tão conhecida por sua cena holística de SPA e relaxamento quanto pela música eletrônica e casas noturnas.

Existem 15 SPAs em toda a ilha, muitos ligados a hotéis e complexos de apartamentos, e outros que são clubes que abrem suas portas para visitantes e membros.

O Atzaró Spa, por exemplo, pertence a um sereno complexo agroturístico rodeado pelos citrinos e olivais da zona rural de Ibiza. Bem diferente, né?!

Ibiza além das festas e baladas

A variedade de tratamentos e atividades neste lugar é impressionante: você pode se exercitar na academia, fazer uma aula de ioga, flutuar na piscina de 43 metros ou mimar-se com qualquer coisa, desde tratamentos faciais  a uma variedade de massagens.

Atividades aquáticas

Em Ibiza, o mar é o seu playground. Todas as principais praias têm um centro de esportes aquáticos para jet skis, parapente, esqui aquático e outras diversões motorizadas.  Stand-up paddle e caiaque também estão no “menu”.

No porto da cidade de Ibiza você também pode alugar um iate: é possível navegar sozinho, se tiver experiência, ou alugar um barco com seu próprio capitão para levá-lo a qualquer lugar que você queira percorrer. Ótima opção aos endinheirados ou para amigos que se juntam para arcar os (altos) custos da locação.

Você também pode se aventurar sob as ondas. Existem 17 escolas de mergulho na ilha. A atividade é ainda mais interessante no local, pois a clareza da água é alta e há todos os tipos de cavernas e declives subaquáticos para ver.

Comer e beber

Há uma iguaria de porco única nas ilhas Baleares que vale a pena experimentar.  A Sobrasada é uma espécie de linguiça curada, semelhante ao chouriço, com carne de porco moída e macia temperada com páprica.

Ibiza além das festas e baladas

É amado em toda a Espanha, mas é originário de Ibiza e Mallorca. Para um prato principal delicioso e autêntico, experimente o bullit de peixe, um ensopado de peixe servido em restaurantes locais ao redor da ilha.

É feito com garoupa e batata, acompanhando lagosta e camarão.

Aquário Cap Blanc

A atração fica a poucos minutos de San Antonio, em uma caverna marinha onde os pescadores locais costumavam montar suas armadilhas para lagostas.

Agora, crianças e adultos podem ir para o subsolo para ver todos os tipos de espécies marinhas, incluindo garoupas, raias, moreias e congros.

O Cap Blanc também é um centro de recuperação de tartarugas marinhas.  Você poderá admirar a vida oceânica a partir de calçadões elevados, correndo acima das piscinas bem iluminadas da caverna.

Diversão em família

Para as famílias, Ibiza tem poucas das atrações vistosas dos grandes resorts mediterrâneos, como parques aquáticos e feiras de diversões.  Em vez disso, as atividades para crianças são um pouco mais discretas e orientadas para a natureza.

Nos arredores da cidade está o Horse Valley, um estábulo que resgata cavalos e pôneis maltratados e organiza excursões pela região acidentada do norte da ilha.

Para alguma ação em quatro rodas, há também pistas de kart em San Antonio e Santa Eulalia.

Formetera

Todos que visitam Ibiza devem considerar pegar uma balsa para Formentera, na costa sul da ilha.

Formentera tem um ambiente e aparência completamente diferente da maioria dos destinos mediterrâneos.

Em primeiro lugar, as praias (Playa de Ses Illetes, Calo des Mort) parecem quase tropicais, como as que você encontraria no Caribe, com águas azul-turquesa e areia branca.

Ibiza além das festas e baladas

Para percorrer o interior intocado de Formentera, você pode alugar uma bicicleta para o dia e depois sair por trilhas que serpenteiam por pequenas aldeias caiadas de branco.

À medida que avança, nunca estará a mais de algumas centenas de metros da costa e de outra praia de areia imaculada.