Colunistas

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Por Marcello Oliveira

Localizada na região montanhosa da Suíça, Interlaken é um tradicional e pitoresco destino turístico bem no centro do país. A cidade em si é pequena, mas possui boas atrações para deixar sua agenda bem ocupada. Na coluna de hoje te convido, então, a conhecer Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Chegando

Sendo um importante destino de viagem na Suíça, Interlaken desfruta de uma rede de transporte público bem conectada entre várias cidades importantes.  Saindo de muitos destinos como Lucern, Berna e Zurique pode-se chegar a Interlaken com uma fácil viagem de trem ou de carro. Não há aeroporto em Interlaken então para quem vai do Brasil, o mais fácil é voar até Zurique (voos diretos pela Swiss a partir de São Paulo) ou chegar por Genebra e de lá pegar um trem ou alugar um carro e dirigir até Interlaken. De trem desde Zurique, a viagem dura pouco menos de duas horas.

Devido à sua popularidade, Interlaken ainda tem duas estações ferroviárias para facilitar a exploração de outros lugares na região de Bernese Oberland.

Uma vez na cidade, você não deve ter muita dificuldade para se locomover a pé. É tudo muito bem sinalizado.

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Uma das ótimas maneiras de chegar a Interlaken é comprar um Swiss Travel Pass. Este passe de transporte econômico pode economizar muito em seus gastos de transporte quando você se deslocar pela Suíça. Você terá passeios ilimitados em trens, trens panorâmicos, barcos e ônibus por até 15 dias consecutivos ou flexíveis na Suíça! Você usará este passe para aproveitar o passeio de barco gratuito de Interlaken a Brienz, por exemplo.

Começamos nossa viagem de trem de Lucern a Interlaken com a famosa rota cênica GoldenPass. Este passeio panorâmico de trem conecta o centro da Suíça e percorre todo o caminho desde a histórica Lucerna até Montreaux. Ao longo da rota do trem, você verá o Passo Brünig, os lagos do Bernese Oberland, a classe alta Gstaad e o Lago Genebra.  De Lucerna a Interlaken, a viagem de trem levou cerca de 2 horas pelo pitoresco GoldenPass Ride.

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Onde ficar em Interlaken

Há uma grande variedade de acomodações na região de Jungfrau. Como uma cidade turística na Suíça, Interlaken é um ótimo lugar para ficar pelo menos uma noite. Há relativa abundância de acomodações de alta qualidade e de gama média, se você estiver procurando por onde ficar em Interlaken. As reservas são facilmente feitas no próprio site da 123milhas. Há diversas opções, de econômicas a luxuosas.

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

detalhe interessante é que em quase todas as opções de hospedagem em Interlaken há um variado e genuíno café da manhã suíço. Há também diversas opções de pousadas familiares, superconfortáveis e com os itens do café preparados no próprio quintal, como queijos, geleias, tortas e leite, além do famoso chocolate suíço, que não pode faltar.

Melhores coisas para fazer no itinerário de Interlaken

Passeio de funicular para Harder Kulm

Se você estiver em Interlaken, tem que ir ao Harder Kulm, “Top of Interlaken”, para contemplar a vista deslumbrante da cidade. É facilmente acessível com um rápido passeio de funicular de oito minutos até o topo da montanha. O funicular está localizado em Hardebahn, na estação Interlaken Ost, que o levará diretamente ao topo de Harder Kulm.

A visita a Harder Kulm é uma ótima experiência com uma vista sensacional da floresta ao redor e dos lagos abaixo. Depois de chegar ao topo do passeio, uma curta caminhada leva até a plataforma de observação triangular que oferece cenários incríveis, 1.322 metros acima do nível do mar. As montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, bem como os lagos Brienz e Thun, podem ser vistos do topo. Quando o tempo está bom, é uma paisagem absolutamente linda, especialmente durante o pôr do sol.

No local existe um restaurante com mesas internas e externas que serve boa comida e bebidas quentes. Há também uma trilha de trekking para os caminhantes, e você pode optar por fazer o passeio de funicular até o topo e descer lentamente a montanha.

Os mais aventureiros certamente vão apreciar a beleza de Interlaken de cima, enquanto descem lentamente de parapente. Interlaken é um famoso ponto de salto e atrai entusiastas de toda a Europa para a prática do esporte.

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!

Brienz

Dicas de ouro: O passeio de barco no lago Brienz faz parte do pacote se você estiver com o Swiss Travel Pass! Vale muito a visita! Ao fazer esse tour, você pode parar e visitar a cidade com calma. Brienz é uma pequena vila, localizada a nordeste da margem do lago.

Interlaken: do chocolate aos Alpes suíços!
A cidade é muito tranquila e calma. É ladeada por casas tradicionais e tem um belo passeio ao longo do lago. Além disso, Brienz é famosa por suas peças esculpidas em diversos tipos de madeira.  Aproveite o seu passeio com a bela vista e caminhe junto às lojas, restaurantes e esculturas em Brienz. Por fim, pegue o trem de Brienz de volta a Interlaken. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Compras de souvenirs suíços em Interlaken

Há muitas lojas e boutiques alinhadas ao longo das pequenas ruas movimentadas de Interlaken. Os visitantes podem pegar algumas lembranças típicas do país. Facas suíças, produtos naturais caseiros, remédios naturais, relógios e chocolates locais podem ser encontrados na movimentada rua de Interlaken. Os itens mais disputados por turistas são relógios, canivetes e chocolates. Mas não gaste todo o seu dinheiro com a iguaria feita a partir do cacau em lojas para turistas no centro de Interlaken. Vá até o hipermercado, que também fica no centro, e compre lá os chocolates como souvenir. Você encontrará mais opções, e pela metade do preço.

Dicas de viagens curtas a partir de Interlaken

  • Swiss Village Town: Escolha entre Lauterbrunnen, Mürren, Grindelwald
  • Viagem de um dia a Jungfraujoch
  • Viagem de um dia a Berna (apenas 45 minutos)

Qual a melhor época para visitar Interlaken?

Interlaken é melhor para visitar durante o verão, especialmente de maio a setembro. Durante este período, a temperatura é muito agradável e a maioria das atrações estão abertas.  Muitas atividades de montanha e ao ar livre podem ser planejadas durante esta época. Mas se quer aproveitar a neve nos Alpes Suíços, melhor encarar o frio e ir no inverno.

O que é imperdível ao visitar Interlaken?

É altamente recomendável fazer a viagem de barco para Brienz ou Thun, além de realizar uma caminhada pela cidade sem pressa.

Quantos dias em Interlaken?

Três dias em Interlaken são suficientes para explorar a área, juntamente com as atrações próximas.

Fantástica fábrica de chocolate

Ir na Suíça e não se misturar ao mundo do chocolate é como ir a Roma e não visitar o Vaticano. Passeio obrigatório na ida ou volta de Interlaken é a visita à Cailler, famosa fábrica de chocolates da Suíça, na região de La Gruyère (a mesma dos queijos).

 A Cailler é uma das atrações mais concorridas e visitadas da Suíça. É um museu e fábrica da tradicional marca suíça e, hoje, propriedade da Nestlé. O cheiro de chocolate está já na entrada.

A visita à fábrica faz parte também de outro pacote turístico famoso, o do Trem do Chocolate, que parte de Montreux e faz paradas na fábrica de queijo Gruyère, no vilarejo medieval de Gruyère e em Broc, onde está a casa da Cailler. Mas é comum que os visitantes cheguem de carro, como eu fiz. A atração está situada na região dos pré-alpes de Fribourg, então, se for dirigindo, se prepare para um estrada sinuosa, de baixa velocidade, mas certamente uma das mais bonitas que você já viu, com um visual impressionante.

A marca de chocolates Cailler é um das mais antigas da Suíça (1819). Em 1929 a empresa foi adquirida pela gigante Nestlé. Suas caixas de bombons são muito populares. Em 2010, a fábrica de Broc inaugurou um centro de visitantes permitindo que os turistas conheçam a história e receitas da lendária marca de chocolates suíços. A melhor parte está na degustação: você está livre para comer o que quiser, todos os tipos de chocolates ali produzidos, sem limite.