
Liverpool, a terra dos Beatles
Por Raphael Ursino
Numa dessas rodas de conversa entre amigos, nos tempos em que eu morava em Londres, surgiu a ideia de alugarmos um carro e cair na estrada para desbravar novos lugares. A proposta era fazer um mini mochilão de uma semana e conhecer as principais cidades do interior da Inglaterra e Escócia.
Conversa vai, conversa vem, um sugere daqui, outro argumenta de lá… pronto, chegamos à conclusão de que iríamos, sim, seguir com essa ideia de viajar pelo Reino Unido.
Para início de conversa, nem preciso dizer que tivemos algumas dificuldades na hora de dirigir na mão inglesa, né? Mas logo nos primeiros quilômetros de estrada, fomos pegando o jeito.
Liverpool, a terra dos Beatles, foi a primeira parada. Localizada a cerca de 350 km da capital, Londres, a cidade é conhecida por ser a terra de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, quatro garotos que, nas décadas de 1960 e 1970 formaram uma banda chamada The Beatles e revolucionaram o rock mundial.
E, claro, como amante de rock que sou, não poderia deixar de conhecer esta importante cidade para a Inglaterra e para o mundo. Bora comigo?
Waterfront e Albert Dock
Liverpool é uma cidade portuária que fica no noroeste da Inglaterra. O rio Mersey passa por ela e se encontra com o Mar da Irlanda. Pela orla, podemos ver várias balsas e também um conjunto de três importantes edifícios mercantis, chamado The Three Graces (As Três Graças):
Royal Liver: Foi projetado para ser a sede de uma empresa britânica de seguros. Com 90 metros de altura, já foi o edifício mais alto da Europa até 1934. No topo das duas torres ficam as duas estátuas dos pássaros símbolos de Liverpool.
Cunard: Era a sede da empresa de navios britânicos chamada Cunard Line. Agora é um edifício comercial que pertence à Prefeitura de Liverpool.
Porto de Liverpool: Antigamente foi sede da Mersey Docks, uma das principais empresas de portos da cidade. Atualmente, diversos restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos funcionam no edifício.

Waterfront, zona portuária de Liverpool
A título de curiosidade, Liverpool é um dos maiores portos da Inglaterra, e teve um papel importantíssimo no crescimento do Império Britânico e na Revolução Industrial, uma vez que o acesso às rotas de navegação do Mar da Irlanda otimizou o comércio e a atuação militar da Inglaterra, fazendo com que Liverpool se tornasse um ponto estratégico para os britânicos.
E foi justamente pela área do porto, chamada de Waterfront, que começamos a nossa jornada. O lugar possui várias atrações, como, por exemplo, o Museu de Liverpool, com entrada gratuita.

Porto de Liverpool
Museu de Liverpool
O museu fica em um prédio com arquitetura supermoderna, sem falar que, por dentro, a riqueza do acervo é impressionante. O museu mostra a história da cidade e os passos do seu desenvolvimento, a importância do porto, os times de futebol e muito mais. Tudo isso em forma de objetos, vídeos, peças arqueológicas, fotos, quadros e demais itens interativos. Ah, e claro, ele tem uma seção inteira dedicada aos Beatles. A visita é imperdível!

Entrada do Museu de Liverpool

Ternos dos Beatles no Museu de Liverpool
Albert Dock
Na mesma região de Albert Dock Royal, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, existe também o Museu Marítimo, o Beatles Story (museu dos Beatles), o Museu Internacional da Escravidão, a galeria de arte Tate Liverpool e diversas lojinhas e restaurantes.

Albert Dock – Várias lojas, bares e restaurantes
The Cavern Club, onde tudo começou
Andando pelo centro, chegamos à Mathew Street, que é bastante movimentada e cheia de lojinhas, bares e restaurantes. E para a nossa surpresa, avistamos um bar chamado The Cavern. Pronto, naquele momento a nossa viagem já poderia terminar (risos).

The Cavern Club, onde os Beatles começaram a carreira
Para os amantes de Beatles, o lugar é como se fosse um templo sagrado, já que foi no pequeno palco do The Cavern Club que os quatro garotos de Liverpool deram seus primeiros passos antes de virarem a banda de rock mais famosa da história.
Vários artistas fazem shows ao vivo lá, diariamente. O bar é todo decorado com posters de ícones do rock, como Queen, Rolling Stones, The Who, dentre outros. Alguns instrumentos dos Beatles também ficam expostos em um mini museu da banda que tem no bar.
Confesso que fiquei muito empolgado de conhecer um lugar mágico como aquele. Tomamos umas cervejas e curtimos o show de uma ótima banda cover de Beatles.

Estátua John Lennon em frente ao The Cavern Pub
Radio City Tower
A cidade de Liverpool também tem uma torre. A Radio City Tower abriga emissoras de rádio da cidade e possui 122 metros de altura. Ela oferece uma linda vista!

A Radio City Tower possui 122 metros de altura
Echo Wheel
Se você preferir ver Liverpool das alturas de uma forma diferente, também existe a Echo Wheel, uma roda-gigante com 60 metros de altura e 42 cápsulas de vidro.
Estádio Anfield
Aproveitamos para conhecer a parte externa da casa de um dos principais clubes de futebol do mundo, o Liverpool FC. Considerado pela UEFA um estádio 5 estrelas, o Anfield tem capacidade para cerca de 54 mil torcedores.

Anfield, estádio do Liverpool
O Liverpool mantém no local um memorial às vítimas da tragédia que aconteceu durante a partida entre Liverpool e Nottingham Forest, pela fase semifinal da Copa da Inglaterra, no dia 15 de abril de 1989, no estádio de Hillsborough, em Sheffield. Na ocasião, 96 pessoas morreram e outras 766 ficaram feridas.
Entramos na loja de artigos do clube e tiramos algumas fotos antes de encerrarmos a nossa viagem pela cidade.

O Estádio Anfield tem capacidade para cerca de 54 mil torcedores
Deixamos Liverpool com ótimas lembranças, sentimentos e sensações. Desde quando eu me entendo por gente, já tinha essa vontade de conhecer a cidade natal de uma das bandas que eu mais gosto. Mas a cidade me surpreendeu, ao me dar a oportunidade de conhecer a sua história e a sua importância econômica e cultural para a Inglaterra e o mundo. Um dia quero voltar!
Veja também como foi a minha jornada em Manchester, Glasgow, Edimburgo e Newcastle.