Colunistas

A surpreendente Medellín

Por Marcello Oliveira

Medellín é daqueles destinos que muita gente não faz o mínimo esforço para conhecer. Mas já abro este texto afirmando que a cidade colombiana que já foi considerada uma das mais perigosas do mundo, é, atualmente, encantadora. E na coluna de hoje convido você a abrir seu coração viajante para a surpreendente Medellín.

É a segunda maior cidade da Colômbia e estive lá por quatro dias. Na ocasião, acompanhando meu time, o São Paulo, na decisão das semifinais de uma edição da Copa Libertadores da América. Aproveitei que um grande amigo colombiano mora na cidade para pegar com ele as melhores dicas para um tour de quatro dias em Medellín, que já adianto: é o suficiente. O resto, eu descobri andando pela cidade.

A surpreendente Medellín

Para falar do turismo em Medellin, temos que contar um pouco sobre o histórico desta cidade. Num passado não muito distante, Medellín era considerada uma das cidades mais perigosas do mundo. Afinal, não é surpresa para ninguém que a cidade foi base para um dos maiores cartéis de drogas do mundo.

Mas Medellín passou por uma transformação nos últimos 18 anos que a tornou um dos lugares mais modernos de toda a Colômbia e também um dos mais procurados por turistas do mundo todo. A cidade se tornou muito mais segura, há um sistema fantástico de metrô e teleférico que pode ser comparado com os melhores da Europa, muitos parques, novos prédios, bibliotecas, restaurantes e uma cena tecnológica em crescente evolução.

A cidade mudou muito, e você percebe que os moradores estão muito orgulhosos de tudo o que conquistaram. Há uma sensação palpável de possibilidades em Medellín. Otimismo e entusiasmo estavam sempre no ar durante a minha visita e isso se traduzia em um ambiente muito hospitaleiro.

Talvez tenha sido uma das cidades fora do Brasil onde eu fui mais bem recebido. Mas faça a sua parte, mostre que você reconhece o que realmente Medellín e a Colômbia têm de bom. Nós sabemos que a famosa série “Narcos” deu fama mundial a Medellín, mas esqueça a história de Escobar e sua turma. Confesso que esse foi um dos meus erros e conto aqui para que você, caro leitor, não faça o mesmo quando visitar a Colômbia.

O meu amigo colombiano estava de férias com os avós na Europa e, por isso,  pediu para a namorada dele me pegar no aeroporto. Na tentativa de buscar um assunto com a moça – que até o momento eu não a conhecia – comecei a perguntar sobre o Pablo Escobar e a série televisiva. Notei que ficou um clima ruim no carro, onde também estava um amigo dela. Insisti no assunto, até que ela interrompe minha pergunta com uma preciosa dica e que levei durante toda a minha estada na Colômbia. Com voz firme, ela comentou sobre Pablo Escobar pela primeira e última vez na viagem: “Medellín tem tantas coisas bacanas para se conhecer, esquece as coisas desse homem, a época dele só trouxe tristeza para a cidade e seus moradores, não é legal ficar falando dele, pois ele não trouxe nada de bom, muito pelo contrário, foi o responsável pela morte do meu pai e eu não vou te levar nos lugares por onde ele passou, se você quiser, vá sozinho”, exclamou! Quer toque mais direto do que esse? Então a partir daquele momento esqueci quem foi Pablo Escobar. Eu poderia ter ficado os quatro dias em Medellín sem precisar ter levado uma dessas, né?! Mas ao mesmo tempo foi necessário para alertar a todos que beira a falta de educação (e de noção) procurar histórias do traficante internacional na cidade.

Melhor lembrar da cidade pelo que ela oferece de bom e não é pouca coisa. Antes mesmo da pandemia e de se tornar popular o trabalho em “home-office”, Medellín já era um dos melhores destinos para trabalhadores remotos e conhecida como uma das cidades “it” do mundo pela fama em atrair jovens nômades digitais.

Aqui está uma lista do que ver e fazer em Medellín:

1. Explore os inúmeros parques e praças

O clima temperado de Medellín o torna um lugar perfeito para passar muito tempo ao ar livre, onde as pessoas estão sempre descansando e os vendedores estão oferecendo comida e bebidas.  Dois parques de visita obrigatória são:

Plaza Botero – Botero é um famoso artista de Medellín conhecido por seus desenhos e estátuas de pessoas enormes. Esta praça abriga 23 esculturas de Botero e está sempre cheia de pessoas tirando fotos e de artistas de rua.  Localizado no bairro antigo, você também encontrará alguns museus na praça.

Parque Lleras – Localizado bem no centro de Poblado, este parque fica cheio de gente dia e noite. Há vendedores ambulantes, vendedores de comida, músicos e pessoas bebendo até altas horas da noite. É um lugar maravilhoso para observar as pessoas e um dos melhores lugares para se divertir na cidade!

2. Passeie pelo Parque Arvi

Este parque é exclusivo e merece uma tarde só para ele. Localizado nas montanhas próximas à cidade, você pode pegar a gôndola (teleférico) direto do metrô até a entrada do parque. É um belo passeio pelas colinas e oferece vistas incríveis do vale e da cidade.

O parque abrange 16.000 hectares e inclui trilhas que datam de mais de 1.500 anos. Na entrada você encontrará um pequeno mercado e trilhas para caminhadas. Para visitar, a entrada custa entre 5.000-7.000 COP ($ 1,15-1,65 USD) dependendo da trilha (a maioria das trilhas tem 2-4 km). Também estão disponíveis passeios de observação de aves.

3. Explore o Jardim Botânico

Os jardins botânicos, um refúgio tranquilo do barulho e do caos da cidade, recebem inúmeros eventos, concertos e festivais ao longo do ano. Eles cobrem mais de 14 hectares e abrigam cerca de 4.500 flores e cerca de 139 espécies diferentes de aves.

4. Veja uma partida de futebol

Futebol na Colômbia é quase uma religião e, se houver jogos quando você estiver em Medellín, você deveria tentar assistir. A cidade tem duas equipes locais: Atlético Nacional e Independiente Medellín. Os torcedores de cada time ocupam as arquibancadas nas extremidades opostas do estádio, já que as coisas tendem a ficar barulhentas e violentas quando estão perto um do outro. 

O colunista no estádio Antanasio Girardot durante partida pela Libertadores

Os preços dos ingressos estão bem abaixo de 40.000 COP (abaixo de $10 USD). Infelizmente, o meu time foi desclassificado pelo Atlético Nacional, mas pude acompanhar uma torcida eletrizante no estádio.

5. Faça um passeio a pé gratuito

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando chego a uma nova cidade é um passeio a pé. Eles são perfeitos para obter uma visão geral do local.

6. Tour Comuna 13

Esta área já foi a parte mais violenta de Medellín. Assassinatos, drogas e crimes violentos eram comuns (ainda não é uma área segura para se visitar à noite). Você costumava ter que passar por guardas para entrar nesta área; se você não morasse nela, não podia entrar.

A surpreendente Medellín

No entanto, graças à sua arte de rua (que foi uma reação às batidas policiais pesadas), houve um grande fluxo de turistas. Isso tornou parte da área mais segura e levou ao aumento dos negócios e do comércio.

Você pode visitar sozinho ou fazer um tour (onde um guia explicará a história da área e os artistas).

7. Visite o Museu de Antioquia

Fundado em 1881, este interessante museu abriga inúmeras obras pré-colombianas, bem como obras nacionais e internacionais de artistas famosos (há muitos Boteros aqui também) e uma grande variedade de fotografias e esculturas.

O museu está aberto de segunda a sábado, das 10h às 17h30.

8. Faça um tour gastronômico

Se você deseja provar uma amostra do que Medellín tem a oferecer, existem algumas empresas de turismo gastronômico que podem ajudar. É uma ótima maneira de provar a culinária local enquanto aprende sobre as tradições do país no processo.

A surpreendente Medellín

Há muitas opções, como passeios de comida de rua do Toucan Café ou passeios de restaurantes locais mais tradicionais do Medellín City Tours.  Ambos são boas opções! Se você quiser uma casa mais globalizada, que tal o Hard Rock Cafe?

9. Visite uma microcervejaria

Se você se sentir sedento depois de uma tarde experimentando a deliciosa culinária da cidade, considere fazer um tour de cervejaria ou cerveja artesanal para matar sua sede. Há uma cena de cerveja artesanal em ascensão na Colômbia, e Medellín tem mais de 30 cervejarias e microcervejarias. Estes são alguns dos melhores lugares para experimentar uma cerveja local:

3 Cordilleras realiza passeios nas noites de quinta e sexta-feira, oferecendo cinco amostras por 25.000-30.000 COP ($8-10 USD) por pessoa.

A Cerveza Premium Apóstol tem um tour todas as quintas-feiras às 18h30, onde você pode ver a cervejaria, saborear algumas bebidas e saborear um lanche no processo. É necessária reserva antecipada e os ingressos custam 35.000 COP (US$ 11) por pessoa.

20 Mission Cerveza tem ótima cerveja, ótima comida e é um lugar divertido para sair e conhecer pessoas. Eles oferecem passeios pela cervejaria e também organizam eventos musicais e DJs.

A Fábrica de Cerveja Medellín não oferece passeios, embora produza sua própria cerveja, com mais de 50 tipos no cardápio! É um ótimo lugar para relaxar com os amigos.

10. Visite a Comuna 8

Assim como a Comuna 13, essa área era uma das mais pobres de Medellín – e ainda é. Este bairro estava realmente isolado até que a cidade construiu uma gôndola do centro até lá, permitindo que as pessoas chegassem ao trabalho com muito mais facilidade.

Ao contrário da Comuna 13, não é invadida por turistas. É um bairro pequeno e o passeio não dura muito, mas você tem uma visão muito mais autêntica da cidade, de seu povo e da sua história do que na Comuna 13 (onde o foco é mais na arte de rua).

11. Finalmente (e mais uma vez), não faça o passeio de Escobar!

Os moradores daqui não são fãs de Pablo Escobar. Sua vida e legado violentos causaram danos incalculáveis ​​à cidade e sua população e, embora seja sempre bom aprender sobre a história de um destino, glorificar isso não é algo que a gente queira apoiar. Você pode aprender sobre sua vida online de uma maneira que não jogue na cara dos moradores, muitos dos quais nem falam seu nome. Por respeito a eles, encorajo-vos a pular o tour Escobar.

Onde comer em Medellín?

Mondongos – Comida tradicional colombiana em ambiente descontraído.  Experimente o mondongo, uma sopa tradicional de tripas. Ele vem com uma tonelada de acompanhamentos (incluindo abacates gigantes). Chegue cedo, pois este lugar fica lotado.

Carmen – Gastronomia de alto nível com algumas das melhores comidas de toda a Colômbia. É caro, mas vale a pena.

Mercado del Rio – Uma praça de alimentação incrível que oferece todo tipo de comida deliciosa de dezenas de fornecedores. Há algo para todos por lá.

 

20 Mission – Uma ótima microcervejaria com comida deliciosa também!

A surpreendente Medellín

Onde ficar?

Medellín oferece uma enorme rede de hotéis de categoria internacional, mas também há ótimas opções mais econômicas. Eu fiquei no Hotel San Fernando. Apesar de ser considerado um dos melhores da cidade, se enquadrando na categoria cinco estrelas, o preço é bem convidativo quando comparado a outras grandes cidades do mundo.

A surpreendente Medellín

Hotel San Fernando Plaza

Como chegar?

Há um voo direto saindo do Aeroporto de Guarulhos pela companhia Viva Air. Outras opções são pela Avianca, com conexão em Bogotá, também saindo de São Paulo ou pela Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá, com voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife e Manaus.