Colunistas

Minha experiência na maior festa da cerveja do mundo

Por Raphael Ursino

A minha viagem pela Alemanha, coincidentemente, aconteceu durante a famosa Oktoberfest, realizada todos os anos, em Munique. É claro que eu não poderia perder a chance de ter uma experiência na maior festa da cerveja do mundo, né?

Dei logo um jeito de organizar o roteiro para conseguir encaixar pelo menos dois dias desse tradicional evento que atrai turistas do mundo inteiro. E valeu muito a pena! Aperte o play e confira como foi.

A festa

Logo no início da tarde, depois de conhecer um pouco da cidade de Munique, meus amigos e eu tomamos o rumo da Theresienwiese, um enorme espaço de 405 mil m² com muitos brinquedos de parque de diversões, onde são montadas cerca de 17 tendas de diversas marcas tradicionais de cerveja alemã e barraquinhas com comida e doces típicos da região.

Barraca com comidas e doces típicos na maior festa da cerveja do mundo

Barraca com comidas e doces típicos

A festa é tão envolvente e animada que, antes mesmo de entrar nas tendas, já podíamos perceber a euforia das pessoas. Muitos participantes se fantasiam, colocam adereços, pintam o corpo, usam chapéus e tiaras coloridas. É um festival de cores e estilos!

A Oktoberfest acontece todos os anos, entre setembro e outubro

A Oktoberfest acontece todos os anos, entre setembro e outubro

Embora muita gente curta o dia em pé, passeando pelas tendas, há quem prefira sentar nas mesas para uma experiência mais confortável. Nesse caso, o viajante tem duas opções: chegar bem cedo ou procurar as cervejarias participantes para fazer a reserva de um lugar com antecedência.

Se quiser pegar uma mesa na maior festa da cerveja do mundo, chegue bem cedo

Se quiser pegar uma mesa, chegue bem cedo

Vestimenta tradicional

O mais comum é encontrar visitantes com as tradicionais vestimentas da Baviera, estado alemão do qual Munique é a capital. Os homens se trajam com o Lederhose, que é uma calça de couro, preta ou marrom, com suspensórios e camisa branca ou quadriculada, com botões. As mulheres usam o Dirndl, vestimenta formada pela combinação de uma blusa branca sobreposta por um vestido de camponesa, com corpete justo e um avental.

Dirndl para as mulheres e Lederhose para os homens

Dirndl para as mulheres e Lederhose para os homens

Cerveja, comidas típicas e rock n´roll

Do lado de dentro das tendas, várias garçonetes transitavam por todos os lados carregando litros e mais litros de cerveja. As canecas eram enormes, como manda o figurino de uma boa festa regada a cerveja. E para comer, sanduiches, salsichas e demais pratos da culinária alemã.

A Oktoberfest atrai milhares de turistas do mundo inteiro

A Oktoberfest atrai milhares de turistas do mundo inteiro

No palco, apresentações de danças típicas e bandas que tocam desde os cânticos tradicionais alemães até o bom e velho rock n´roll. A galera canta, dança, come e bebe (principalmente) sem parar durante aproximadamente 10 horas de festa.

As bandas agitam o público com músicas tradicionais e muito rock n´roll

As bandas agitam o público com músicas tradicionais e muito rock n´roll

Do lado de fora das tendas, muitos corajosos, depois de beber algumas canecas de um litro de cerveja, se arriscam nos brinquedos. Nem preciso dizer que alguns acabam passando mal.

Você se arriscaria neste brinquedo, depois de beber algumas canecas de cerveja?

Você se arriscaria neste brinquedo, depois de beber algumas canecas de cerveja?

Como tudo começou…

O ano era 1810. O então príncipe Luís I da Baviera resolveu se casar com Teresa de Saxe- Hildburghausen. Toda a população da cidade foi convidada para a grande festa, que teve, como bebida principal, cerveja, é claro.

O sucesso do casório foi tanto que, no ano seguinte, em outubro, a população ficou querendo mais uma festa como aquela. Foi então que nasceu a Oktoberfest, um evento anual que, nos dias de hoje, se tornou popular em diversas partes do mundo. No Brasil, ela já faz parte do calendário oficial de eventos em muitas cidades. Confira aqui.

Que venha o próximo ano!

Depois de cantar, me divertir com os amigos e beber bastante cerveja alemã, chegou a hora de tomar o rumo de “casa” para descansar e continuar a viagem no dia seguinte. Participar da Oktoberfest foi uma verdadeira imersão na cultura festeira alemã. Valeu demais a minha experiência na maior festa da cerveja do mundo. Que venha o próximo ano!

maior festa da cerveja do mundo

A foto ficou embaçada, pois foi tirada por alguém que havia bebido demais (risos)

Quer saber mais sobre a Alemanha? Veja como foi a minha viagem por Frankfurt e Stuttgart. E quando tiver a chance, não perca a oportunidade de conhecer a maior festa da cerveja do mundo!