Colunistas

Nova York no verão é melhor do que você imagina

Por Marcello Oliveira

Mundialmente conhecida, a cidade de Nova York habita o nosso imaginário principalmente pelo ar romântico que Hollywood deu para a cidade no inverno. Cenas da cidade coberta de neve e toda enfeitada para as festas de fim de ano inundaram centenas de produções cinematográficas. De fato, conhecer a cidade no inverno é uma atração imperdível nas férias de fim de ano, inclusive a melhor viagem que fiz até hoje para NYC foi a minha primeira vez lá, justamente na semana do Natal, em 2009. De lá pra cá, visitei a cidade em todas as outras estações e agora, com propriedade posso falar: Nova York no verão é melhor do que você imagina!

Nova York no verão é melhor do que você imagina
Para iniciar a conversa, todos os moradores e visitantes estão muito mais à vontade, com roupas leves e dispostos e explorar a Big Apple numa caminhada ou pedalando. Os dias são mais longos e assim o turista consegue aproveitar muito mais o sol, que se põe sempre após às 20h, bem diferente do inverno, quando às 17h já está escuro.

Nova York no verão é melhor do que você imagina

O colunista em Nova York, cidade que muda de cara no verão

O Central Park ganha novas atrações ao ar livre no verão, assim como a Times Square. São opções de esportes, drinks refrescantes e encontros mais despojados com os amigos e com a cidade.

Parque da LEGO

O verão é a estação para um dia em um dos icônicos parques temáticos e de diversões do estado de Nova York. Dirija-se à maior LEGOLAND do mundo em Goshen, no Hudson Valley, para sete terras temáticas de diversão LEGO, uma experiência de hotel totalmente nova e um novo playground aquático.

Nova York no verão é melhor do que você imagina

Pegue seu traje de banho e aproveite os enormes toboáguas, corredeiras artificiais e, para os realmente ousados, o Tornado. Mergulhe em um túnel de 40 metros de comprimento e venha escorregando em um cone enorme que você passa como uma moeda em um funil.

De jet ski pelo rio Hudson

Mas a minha atração favorita no verão novaiorquino é, sem dúvida nenhuma, circular a ilha de Manhattan pelo rio Hudson, de jet ski. Você aluga as motos aquáticas na simpática Hoboken, cidade do outro lado do rio, já no estado de Nova Jersey, famosa também por abrigar a conhecida Carlo’s Bakery, que ficou mundialmente popular após um reality show de confeitaria.

Hoboken pra mim é um dos distritos mais charmosos no entorno de Nova York e ele por si só já vale como tema de uma coluna exclusiva, que farei em breve. Mas é no píer 13, em Hoboken, que damos start da aventura de jet ski.

Nova York no verão é melhor do que você imagina

Alguns pontos pedem uma parada para fotos, como a Freedom Tower

O aluguel custa cerca de $160 dólares e você pode rodar por mais de duas horas, sempre em grupo, cada um em uma moto aquática. Antes da partida, um briefing de como a máquina funciona, afinal é um passeio para todos, inclusive para quem nunca pilotou um jet ski. Por ser um rio de grande movimento de embarcações, as regras de navegação são explicadas e logo em seguida saímos em direção ao sul de Manhattan. Uma parada em frente à estátua da Liberdade para fotos e vídeos, feitos pelo guia, que vai em outro jet ski à nossa frente. Os turistas que estão visitando a estátua da maneira mais convencional olham para os jet ski e devem se perguntar: “onde a gente arruma uma coisa dessas?”. O passeio ainda contempla a famosa ponte do Brooklin e, dependendo do tempo, ainda podemos contornar toda a ilha pelo distrito financeiro, avistando por completo os imponentes prédios do ground zero, inclusive a icônica Freedom Tower, erguida no complexo do World Trade Center após os ataques de 11 de setembro que derrubaram as torres gêmeas.

O passeio, por motivos óbvios, é sazonal. Começa em no fim de abril e vai até o fim de outubro.

Nova York no verão é melhor do que você imagina

Nova York no verão é melhor do que você imagina

Dia ou noite, no verão sempre tem alguma atração especial ao ar livre

Essa é a melhor dica para comprovar que Nova York no verão é melhor do que você imagina. Mas outra dica de ouro é pedalar pela cidade. Não esqueça de cruzar a ponte do Brooklin pela ciclovia. É sensacional! O vídeo mostra um pouco da aventura pelo rio Hudson: