Colunistas

O espetacular Castelo de Edimburgo

Por Raphael Ursino

Edimburgo é um dos destinos mais bonitos que eu tive a oportunidade de conhecer. Sua arquitetura impressionante é uma verdadeira viagem à Idade Média. As principais atrações ficam no centro histórico, inclusive o espetacular Castelo de Edimburgo. Dê o play e confira:

Depois de passar por Liverpool e Manchester, na Inglaterra, e Glasgow, na Escócia, chegou a vez de fazer uma parada no penúltimo destino, Edimburgo, a capital escocesa.

Apesar de diversas atrações interessantes, o lugar mais visitado é, sem dúvida, esta magnífica fortaleza localizada no topo de uma colina, emoldurando a paisagem de Edimburgo.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Conhecendo o espetacular Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo era a residência de reis e rainhas da Escócia, mas também já foi prisão militar. Com edifícios do século XVII, foi erguido sobre uma enorme pedra vulcânica, a 120 metros acima do nível do mar.

O Castelo de Edimburgo foi erguido sobre uma enorme pedra vulcânica a 120 metros acima do nível do mar

A melhor forma de chegar até ele é subindo a charmosa rua Royal Mile, que te leva até a entrada da fortaleza, onde uma bonita e imponente fachada já impressiona os visitantes.

A Royal Mile é uma charmosa rua que leva até o castelo de Edimburgo

Passear pelo castelo é uma verdadeira viagem no tempo e faz com que nos sintamos dentro de um filme épico. Cada cantinho do castelo rende belas fotos, sem falar da paisagem da cidade lá de cima.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Pátio do castelo

Dentre as dependências dessa fortificação, estão:

Grande salão

Um enorme salão que era utilizado para pomposas reuniões, celebrações e banquetes. O espaço é todo decorado com armaduras. O teto é de madeira com grandes vigas e pedras gravadas com importantes símbolos escoceses.

Memorial Nacional da Guerra da Escócia

Com diversos peças que simbolizam paz, coragem, sobrevivência e espírito de justiça, vitrais e esculturas que retratam as batalhas, este local é uma homenagem aos soldados mortos nas duas guerras mundiais.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Prédio do Memorial da Guerra do Castelo de Edimburgo

Sala da coroa

Um cetro (bastão usado por reis e rainhas como símbolo de poder e força divinas), uma espada e uma coroa usada pela primeira vez pela Mary, rainha da Escócia. Três imponentes objetos expostos nesta sala mostram a imponência da realeza naquela época. Não é permitido fotografar esta sala.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Rainha Mary

Museu da guerra

Os cerca de 400 anos de história militar da Escócia são retratados neste museu, inaugurado em 1933. São armaduras, utensílios, móveis, dentre outros objetos históricos.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Objetos da realeza contam a história da monarquia no Castelo de Edimburgo

Palácio Real

O Palácio Real é um interessantíssimo lugar todo bem decorado, como manda o figurino. O cuidado com os detalhes no visual do palácio era uma exigência dos reis e rainhas.

Prisões do castelo

Um dos lugares mais tenebrosos de todo o castelo é a prisão, que, entre os anos de 1700 e 1800, abrigava muitos piratas e prisioneiros de guerra.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Prisão do castelo

 

Dormitório dos prisioneiros de guerra

Por lá, pude fazer uma imersão no dia a dia dos antigos prisioneiros.

Tem também a Prisão Militar, com manequins simbolizando o dia a dia dos detentos. A experiência, em ambos os lugares, é sensacional!

Manequins retratam os prisioneiros nas celas

Cemitério de cachorro

Um dos lugares mais curiosos do complexo é um espaço todo gramado dedicado ao enterro dos cachorros mortos que pertenciam aos soldados. Além de surpreso, achei muito bonito esse cuidado!

O espetacular Castelo de Edimburgo

Cemitério para os cachorros dos soldados

Canhões

Na parte externa, ficam vários canhões, inclusive o imenso Mons Meg, que era capaz de disparar uma pedra de 160 quilos por até 3 km. Também é possível ver o One O´Clock Gun, um canhão de 1861, que até hoje faz disparos diários às 13h.

Canhões apontados para pontos estratégicos de ataque

 

 

O espetacular Castelo de Edimburgo

Diariamente, às 13h, o One O’Clock Gun faz disparos

Edimburgo aos seus pés

Por vários pontos do castelo, é possível ter uma vista privilegiada de Edimburgo. Perto dos canhões, acabei ficando um bom tempo contemplando a cidade lá do alto, antes de encerrar o passeio pelo espetacular Castelo de Edimburgo. Recomendo!

Veja também como foi a minha jornada em Liverpool,  Manchester, Glasgow, e Newcastle.

O espetacular Castelo de Edimburgo

Edimburgo: vista do castelo