Colunistas

O hambúrguer original

Por Nenel Neto

Afinal, quem criou o hambúrguer? Esta é uma pergunta que suscita sérios debates nos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia da importância de tal disputa, em novembro de 2006, a deputada Betty Brown introduziu uma resolução no Legislativo do Texas que formalmente designava a cidade texana de Atenas como o “Lar Original do Hambúrguer”, com base na crença de que, na década de 1880, Fletcher Davis inventara o sanduíche no balcão de almoço que tinha nessa cidade. Em agosto de 2007, o Legislativo do estado de Wisconsin aprovou uma resolução proclamando Charlie Nagreen inventor do hambúrguer e a cidade de Seymour como o “Lar do Hambúrguer” real. Entre outros nomes conhecidos que já foram proclamados inventores do hambúrguer estão os irmãos Frank e Charles Menches – os quais, dizem, serviram o primeiro sanduíche em 1885, na Feira do Condado Erie, em Nova Iorque – e Louis Lassen, de New Haven, Connecticut, a quem se credita o mesmo feito em torno de 1900.

Louis Lassen. Guarde este nome. Mas, antes, é preciso esclarecer que o bife de Hamburgo já fazia sucesso nos Estados Unidos. Em teoria, era um produto proveniente de gado criado na região de Hamburgo, na Alemanha. Como tal carne tinha preço muito alto fora da Alemanha, receitas para fazer esses bolinhos com qualquer tipo de carne foram publicadas em muitos livros de cozinha da época e se tornaram comuns por toda a Europa e Estados Unidos. Via de regra, utilizava-se garfo e faca antes de levá-lo até à boca.

Mas quem foi que colocou o disco de carne entre duas fatias de pão? Muitos acreditam que foi o dinamarquês Loius Lassen, em sua pequena casa chamada Louis’ Lunch, que existe desde 1895 na cidade de New Haven, no Estado de Connecticut.

Diz a história que, certo dia, no ano de 1900, um homem entrou apressadamente no Louis’ Lunch e disse ao proprietário Louis Lassen que estava com pressa e queria algo para comer no caminho. Em um instante, Louis colocou sua própria mistura de carnes moídas entre duas fatias de torrada e entregou ao homem. E assim nasceu o sanduíche mais famoso do planeta.

Sim, o hambúrguer original é servido até hoje entre duas fatias de pão de forma torradas. O tradicional pão redondo só foi criado 20 anos depois de Louis montar o seu primeiro sanduíche de hambúrguer.

Hoje, o bisneto de Louis, Jeff Lassen, dá continuidade à tradição. Os hambúrgueres mudaram pouco em relação ao seu protótipo histórico e continuam sendo a especialidade da casa.

Os discos de carne são preparados diariamente, enrolados à mão com uma mistura patenteada de cinco cortes de carne bovina e assados na hora nas churrasqueiras de ferro fundido originais de 1898.

A família Lassen se mantém firme em seu desejo de não oferecer nenhum condimento. Por lá, ketchup não é bem-vindo, há até uma placa indicando tal fato.

O “original burger” do Louis’s Lunch é montado da seguinte forma: uma carne alta e suculenta, cebola e uma fatia de tomate. Quem quiser pode pedir o hambúrguer com cheddar cremoso. Esta opção foi adicionada na década de 1950.

Se você ama hambúrguer, conhecer um de seus berços é obrigatório, afinal o Louis’ Lunch se autoproclama o criador de tal sanduíche.

A cidade de New Haven está a menos de duas horas de Nova Iorque se o carro for o transporte escolhido para fazer a viagem. Há a opção de se fazer tal percurso de trem.

Ah, New Haven é terra de algumas das pizzarias mais clássicas dos Estados Unidos. Mas isso é assunto para uma próxima coluna.

 

LOUIS’ LUNCH

Endereço: 261 Crown Street – New Haven (Connecticut).

Experimente: The original burger.

Site: https://louislunch.com/