
O que faz o Aeroporto de Singapura ser o melhor do mundo?
Por Marcello Oliveira
Há duas semanas esta coluna mostrou a piscina mais famosa do mundo, que fica no topo do Marina Bay Sands, em Singapura. Hoje, vamos citar outra piscina da cidade-estado de seis milhões de habitantes, que fica no Aeroporto de Singapura. Sim, meus caros, um dos terminais desse aeroporto tem uma piscina que é aberta aos passageiros. Mas não é só isso.
O Changi Airport, que já ganhou nada menos do que 250 prêmios como o melhor aeroporto do mundo, se destaca pelo escorregador gigante, pelas salas de cinema, salões de jogos e vídeo games, além da piscina. Parece que estamos falando de um parque de diversões e não de um aeroporto. Há também hotéis, academia, spa´s, jardins, museus, borboletário, shopping, restaurantes 24 horas, entre outras comodidades.

Jardim em meio ao terminal com uma lagoa com carpas.
O aeroporto mais legal do mundo é uma experiência que todo viajante deveria viver, afinal é uma experiência das melhores. Esqueça aquela muvuca, a confusão e o caos típicos de um aeroporto internacional convencional. Tudo no Changi funciona bem redondinho, sem filas, sem aglomeração, sem confusão e com opções para entreter pessoas de todas as idades e perfis.
O aeroporto é centro de distribuição de voos da Singapore Airlines, considerada uma das melhores empresas aéreas do mundo e de sua subsidiária de baixo custo, a Scoot, que opera voos entre países da Ásia e Oceania. Outras cerca de 100 companhias aéreas operam voos diários para mais de 300 destinos em todo o mundo. Então, não é difícil ver passageiros pelo aeroporto que estão em longas conexões de voos, de 10, 12 horas ou até mais. Em qualquer outro aeroporto isso seria um problemão, mas não no Changi. Nele, quanto maior for o espaço entre seus voos, melhor é.
Passei pelo Aeroporto de Singapura pelo menos em quatro diferentes ocasiões e em cada uma delas eu descobri algo praticamente inimaginável em um aeroporto e vou detalhar tudo agora.
City tours gratuitos
Espalhados pelos quatro terminais do Changi Airport, banquinhas bem sinalizadas com sorridentes funcionários te convidam a fazer um roteiro de city tour por Singapura totalmente grátis para caso você tenha pelo menos 5 horas e meia de conexão. São duas opções: o Heritage Tour, que mostra ao visitante o passado colonial de Singapura visitando os bairros culturais e zonas históricas. Já o City Sights Tour foca na Singapura moderna e visita locais como o Gardens By the Bay e o hotel Marina Bay Sands. Se você tiver apenas 2 horas e meia de conexão, por exemplo, não se preocupe, pois poderá fazer um tour básico pelas instalações do aeroporto.
Cinema gratuito
Há uma sala de cinema que funciona 24 horas por dia no Terminal 3 com uma completa programação de filmes atuais em cartaz, como em qualquer cinema comercial. Não é cobrado ingresso e, em algumas sessões, ainda há pipoca e bebidas para os visitantes.

Entrada do cinema que funciona 24 horas com programação que inclui os mais recentes lançamentos.
Entertainment Deck
Praticamente todo o terceiro piso do Terminal 3 é dedicado ao espaço de jogos para deixar todo mundo entretido até o voo seguinte. Há estações com PlayStation, Xbox e computadores, com os mais variados jogos em cada plataforma. Há ainda máquinas de games tradicionais no estilo fliperama, para resgatar a nostalgia de quem teve a infância e a adolescência nos anos 1980 e 1990. Tudo de graça!

Uma das salas de games para entreter crianças e adultos.
Xperience Zone
Essa é uma área onde o passageiro relaxa em convidativas poltronas para assistir a eventos esportivos ao vivo em telas gigantes. Funciona 24 horas e sempre tem a transmissão esportiva de grande relevância, como campeonatos de futebol, de basquete, corridas de Fórmula 1 e etc.

Sala de experiências com novas tecnologias.
Escorregador gigante
Imagina ir do último andar de um terminal de aeroporto para o térreo através de um escorregador? Até isso tem no aeroporto de Singapura: o maior escorregador do mundo em um aeroporto, o The Slide. Ele atrai tanto adultos quanto crianças. A cada 10 dólares de Singapura gastos dentro do aeroporto, o usuário ganha um voucher para escorregar. A atração abre todos os dias à meia-noite e permanece funcionando até às 22h30.

Um escorregador de 12 metros conecta o terceiro ao primeiro andar do Terminal 3.
Borboletário
Quer fugir do clima de aeroporto? Se você ainda se sentir dentro de um aeroporto e quiser mudar um pouco de cenário, que tal visitar um borboletário? O Butterfly Garden é o primeiro jardim de borboletas do mundo construído em um aeroporto. Há uma vegetação natural bem exuberante com muitas flores e uma cachoeira de seis metros.

Uma cachoeira no meio do aeroporto, cercada de exuberante vegetação natural.
Peranakan Gallery
É apenas uma das várias galerias de arte do aeroporto. A maioria é de arte moderna, mas a Peranakan recebe exposições sobre a cultura da comunidade Peranakan. A coleção é atualizada periodicamente e mostra como a cultura tradicional influencia no design contemporâneo em Singapura.
Jewel Complex
É um complexo de entretenimento e compras que tem a natureza como tema. É o elo entre três dos quatro terminais do Changi Airport. Foi construído para ser um parque urbano que mistura compras com entretenimento em um ambiente urbano mas em contato com a natureza. Tenho certeza que você nunca viu algo do tipo. Ele contempla a maior cachoeira interna do mundo, a Rain Vortex. São 10 andares no total em um espaço de 135 metros quadrados. Neste espaço há vários jardins, salas de cinema e cerca de 300 lojas e restaurantes. Há, inclusive, uma enorme Apple Store. Um dos hotéis do aeroporto também está neste complexo.
Por falar em hotéis, o Changi abriga em seus terminais nada menos do que sete opções que variam de três a cinco estrelas.
Piscina e Jacuzzi
Se você quer tomar um sol entre um voo e outro, se refrescar numa piscina ou ainda relaxar em uma jacuzzi, basta ir ao Terminal 1 e aproveitar a piscina com vista para um dos pátios de estacionamento de aeronaves do aeroporto. A piscina pertence ao Aerotel, mas está aberta a qualquer passageiro, que tenha tempo suficiente, claro. Para os hóspedes, o uso é gratuito e quem não está hospedado, deve pagar uma taxa de $ 17, na teoria. Digo na teoria, pois, na prática, quem faz algum consumo no bar molhado da piscina fica isento da taxa de uso. Em muitos casos nem precisa consumir no estabelecimento para ter a isenção. Tudo depende do movimento no local. Quando eu aproveitei a piscina, haviam apenas mais duas pessoas por lá e por isso não me foi cobrada nenhuma taxa. O usuário ainda pode usar um completo vestiário com toalhas, sabonete, xampu e condicionador.

Piscina, jacuzzi e um bar molhado para curtir os dias de sol com vista para a pista do aeroporto.
Academia
Com uma taxa de $ 25 é possível passar até 12 horas em uma completa academia de ponta dentro do terminal 3. Além de aparelhagem moderna, há instrutores que te auxiliam no treino, vestiário, uma área de descanso e uma lanchonete com alimentos fitness.
Vale a pena fazer compras?
Outro destaque no Aeroporto é a imensa variedade de lojas, a maioria livre de impostos. As maiores, que são divididas por departamentos, possuem promoções bem convidativas quando comparadas aos preços do Brasil e até mesmo dos Estados Unidos. Eu mesmo consegui comprar um drone por um valor bem mais abaixo do que o praticado nos Estados Unidos. A dica é baixar o app do Changi no seu celular e aproveitar os cupons de desconto exclusivos. É possível encontrar de tudo nessas lojas, de smartphone a pacote de café do interior de Minas Gerais. Inclusive, há uma seção dedicada apenas aos cafés de várias regiões do mundo, como os brasileiros, representados pelos grãos de Minas, São Paulo e Espírito Santo.

Grandes lojas de free shop estão em vários pontos dos terminais.
É ou não é um aeroporto diferenciado? Então, não se esqueça de que, se passar pelo Aeroporto de Singapura, chegue com muitas horas de antecedência para aproveitar tudo (ou quase tudo). Ou, se estiver em conexão de voo, tente pegar o maior espaço possível entre um voo e outro, caso tenha tempo sobrando. É o ideal para quem estiver de férias.
Quer ver com seus próprios olhos? Dê o play e boa viagem!