Notícias

O que fazer em Mata de São João: Praia do Forte é destaque no Conexão123 – Expedição Brasil

As principais atrações, pontos turísticos e dicas de o que fazer em Mata de São João são destaques do novo episódio do programa Conexão123 – Expedição Brasil. O capítulo inédito da série vai ao ar às 11h deste sábado (24), pelo YouTube da 123milhas. No mesmo horário, também ganhará versões para rádio e TV, pela Rede 98, em Belo Horizonte.

Você vai ler sobre

Expedição Brasil visita Mata de São João 

Projeto Tamar, Espaço Baleia Jubarte, Reserva de Sapiranga, Castelo Garcia D’Ávila… há muito o que conhecer e o que fazer na Praia do Forte, localizada no município baiano de Mata de São João, a cerca de 80 km de Salvador. O novo episódio do Conexão123 – Expedição Brasil, vai desvendar todas essas atrações. 

O guia desse roteiro é o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel. No episódio inédito, o apresentador bate um papo com o biólogo Itamar Santana, que é técnico de manejo no Projeto Tamar da Praia do Forte. O profissional explica que o complexo, criado para preservar as tartarugas marinhas brasileiras, abriga diversas espécies do réptil, além de raias, tubarões e outros representantes da vida no mar.

São tanques e aquários que somam 750 mil litros de água salgada. No local, que é a sede nacional do Projeto Tamar, o turista pode observar os animais, alimentar as tartarugas, aprender mais sobre seus hábitos e até passar a mão em raias!

Outro atrativo da região da Praia do Forte relacionado à fauna marinha é o Espaço Baleia Jubarte, também visitado neste capítulo do Expedição Brasil. O projeto é dedicado a essa grande espécie de baleias, que visita a costa brasileira a cada inverno e primavera. O local reúne esqueletos, réplicas e inúmeras informações e curiosidades do animal.

O que fazer em Mata de São João: Praia do Forte é destaque no Conexão123 - Expedição Brasil | Espaço Baleia Jubarte | Conexão123

Réplicas em tamanho real das baleias, imitando comportamentos da espécie, impressionam os visitantes do espaço

Outro destaque do programa vai para o Castelo Garcia D’Ávila, a primeira grande construção feita no Brasil pelos portugueses. No local, tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN, ficam as ruínas do castelo erguido em 1551 e um museu, que reúne peças de cerâmica encontradas no sítio arqueológico do espaço e ajudam a contar a história do lugar.

O turismo ecológico não fica de fora das atrações desta deliciosa viagem para Mata de São João. Vamos conhecer ainda a belíssima reserva ecológica de Sapiranga. Com 500 hectares, a área abriga os rios Pojuca e Terebu, diversas espécies da flora e da fauna local, e trilhas que o visitante pode percorrer a pé, de bike, a cavalo ou de quadriciclo.

Como assistir ao programa?

O capítulo do programa Conexão123 – Expedição Brasil vai ao ar no próximo sábado (24), às 11h, pelo canal de YouTube da 123milhas. O conteúdo será transmitido na íntegra e gratuitamente na plataforma, onde ficará disponível para todos os espectadores.  

O episódio também será veiculado, em Belo Horizonte, pela Rádio 98 FM e na TV 98 (canal digital 29), além de pela 98 live, em todo Brasil.

No programa anterior, o Conexão123 – Expedição Brasil visitou Itaparica e Ilha dos Frades, nos arredores da capital baiana. Assista aqui a esse vídeo vídeo imperdível da série. 

Próximos episódios

No próximo episódio da série, vamos para o sul do país: o estado de Santa Catarina será o novo destino da vez. Siga com a gente nessa expedição!

A temporada do programa ainda vai desbravar muitos outros lugares do país. Veja por onde o nosso roteiro de turismo nacional vai passar nos próximos capítulos:

  • Santa Catarina
  • Pernambuco
  • São Paulo 
  • Rio de Janeiro 

 E mais!

O projeto Conexão123

O Conexão123 é uma plataforma online de conteúdo sobre incentivo a experiências de viagens. Oferece informações incríveis sobre história, cultura e gastronomia dos principais destinos do Brasil e do mundo. Também disponibiliza dicas sobre passeios, atrativos, restaurantes e hospedagens. É uma iniciativa da 123milhas para todos os amantes de turismo e para quem quer programar a sua próxima viagem.

Em maio de 2022, o Conexão123 cresceu e se transformou no Expedição Brasil – um programa semanal, veiculado no Youtube da 123milhas e na TV aberta. A temporada, com duração de 12 meses, desbrava os lugares mais badalados e visitados do país, como: Rio Grande do Norte, Serra Gaúcha, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Pantanal e Rio Quente, Minas Gerais, Bahia, Belém, Manaus e Região Amazônica e Santa Catarina. 

Nos episódios do Conexão123 – Expedição Brasil, o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel, dá as dicas das principais atrações e indicações divertidas de lugares para visitar, gastronomia, história, cultura e melhores hotéis nos principais destinos turísticos do Brasil.