Lugares para conhecer

O que fazer em Porto Velho

A capital do estado de Rondônia é cercada pela biodiversidade da Floresta Amazônica. Às margens do Rio Madeira, a cidade reúne, além da natureza exuberante, uma cultura riquíssima e gastronomia singular. Vai visitar a região norte do país? Te mostramos o que fazer em Porto Velho

 

 Onde fica Porto Velho

Porto Velho fica no estado de Rondônia, no norte do Brasil, e é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país. O município está na divisa com a Bolívia e também partilha seus limites com dois estados da região – Acre e Amazonas.

Tantas demarcações fazem sentido: com mais de 34 mil km² de área, Porto Velho é a capital com maior extensão territorial do Brasil. A cidade é maior até que alguns estados, como os de Sergipe e Alagoas.

Localizado no Polo Madeira-Mamoré, o município de Porto Velho basicamente cruza todo o estado de Rondônia.

Em relação a habitantes, também apresenta números expressivos. É o terceiro centro urbano mais populoso da região norte, ficando atrás apenas de Manaus e Belém. De acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são aproximadamente 550 mil moradores.

Sua fundação oficial ocorreu em 1914, mas o povoado começou a surgir alguns anos antes, em 1907, com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que viria a atravessar o município. A linha foi usada para transportar a borracha produzida na região até os portos, superando um trecho encachoeirado do Rio Madeira que complicava o traslado de cargas por lá. A obra era de grande interesse dos americanos e dos ingleses, que financiaram boa parte dos custos.

Uma curiosidade é que Porto Velho é realmente bem mais velha do que o estado de Rondônia. Apesar de a cidade existir desde o começo do século XX, o território onde hoje a capital se encontra só foi elevado à condição de estado da Federação em 1981.

 

Como chegar em Porto Velho

O Aeroporto Internacional do Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira – recebe voos diários, vindos das principais capitais do Brasil. Confira a melhor opção para você nos pacotes promocionais da 123milhas.

Praticamente “colado” ao centro da cidade, o aeroporto fica a apenas 7 km das principais ruas de Porto Velho. De carro, a viagem dura menos de 15 minutos. Você pode alugar um automóvel para se locomover melhor pela região durante sua estadia ou optar por um táxi ou carros por aplicativo para seguir até o seu hotel.

 

A melhor época para visitar Porto Velho

Na capital de Rondônia faz calor o ano todo. A temperatura gira em torno de 20ºC a 34ºC, mas, em dias muito quentes, pode chegar perto dos 40ºC.

Além de quente, a cidade costuma ser úmida. Se você está tentando decidir quando visitar Porto Velho, tente fugir do período chuvoso. A melhor época é entre os meses de junho e agosto, visto que nessa época o tempo fica mais firme. Assim, você poderá aproveitar melhor o Rio Madeira e as piscinas naturais.

Em Porto Velho costuma fazer muito calor e os portovelhenses amam o sol.

 

Onde ir em Porto Velho

Amazônia

Embora tenha um centro urbano movimentado, Porto Velho é cercada pela maior floresta tropical do mundo. E uma boa opção para quem quer fazer turismo na Amazônia é ter contato não só com a natureza, como também com os costumes dos povos que vivem na região.

O Rio Madeira atravessa boa parte do município e do estado. Você poderá aproveitar sua vista bastante, enquanto estiver na cidade. Uma das principais atrações de Porto Velho é o passeio de barco pelo curso d’água, oferecido por muitas embarcações que ficam às suas margens.

As excursões fluviais pelo Rio Madeira costumam durar cerca de 1 hora

O Parque Natural de Porto Velho é outra visita imperdível para quem curte o contato com a natureza. O local tem três opções de trilhas mata adentro, com diversas espécies de plantas e árvores da floresta. Além disso, há um pequeno zoológico que cuida de animais da fauna regional, resgatados de cativeiros irregulares.

A estrutura conta ainda com um playground para crianças, lanchonete e quadras de areia. Os pequenos podem até mesmo encontrar atividades de arvorismo, tirolesa e escalada por lá. Com entrada gratuita, o parque funciona, de terça a domingo, das 9h às 17h, e fica a cerca de 12 km do centro da cidade, na direção do Aeroporto.

Entorno do Parque Natural Olavo Pires, a maior Unidade de Conservação do município.

Se você quiser se refrescar e ainda se sentir rodeado pela mata, tem que conhecer os balneários do município. São pontos próprios para banho que se formam ao longo dos rios e ficam muito cheios durante o verão amazônico. Muitos deles têm estrutura de estacionamento, restaurantes, e alguns contam até com atividades mais radicais.

Os balneários Cachoeirinha e Taboca, por exemplo, são os que ficam mais próximos do agito da cidade. Eles estão a 22 km e a 26 km de distância do centro, respectivamente. São ótimas opções de balneários em Porto Velho para você curtir.

 

Pontos turísticos de Porto Velho

Conhecer a ferrovia que deu origem à cidade de Porto Velho é um dos passeios históricos imprescindíveis no local. Apesar de estar desativada desde os anos 1960, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é hoje um ponto para visitar e conhecer os antigos vagões de trem. Bem em frente, fica um museu que preserva a história da construção da estrutura, mas ele foi fechado para obras e revitalização por alguns anos. Se quiser visitá-lo, procure saber com antecedência se já foi reinaugurado.

Locomotiva da Ferrovia Madeira-Mamoré, que costumava atravessar 300 km de estrada dentro da Floresta Amazônica

Um dos points da cidade onde os moradores costumam se reunir é a Praça das Caixas D’água. As três estruturas metálicas gigantes não estão ali para abastecer a cidade, e sim porque são um símbolo de Porto Velho. Conhecidas como as “Três Marias”, elas vieram dos Estados Unidos, na época da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, e armazenaram água para o povoado até os anos 1950, quando foram desativadas.

Hoje, a praça é palco de pequenas reuniões e eventos culturais. O espaço fica bem no centro da cidade e também costuma ser ponto de encontro dos jovens.

Edificadas pelos ingleses, as Três Caixas D’água são tão icônicas para a cidade que até fazem parte da bandeira do município.

A poucos quarteirões da Praça das Caixas D’água, estão os mercados da cidade. Atenção para não confundi-los. O Mercado Central de Porto Velho é o local onde as pessoas vão para comprar os ingredientes regionais: são cerca de 80 estandes que vendem variados tipos de peixes, como os famosos tambaqui e tucunaré, como também frutos e folhas regionais, como o jambu. O prédio foi construído em 1960 e é tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele fica aberto, todos os dias, das 6h às 18h.

Já o Mercado Cultural é o prédio que recebe shows, exposições e espetáculos. Além do anfiteatro, o local dispõe de lojas de livros e feiras de artesanato. É a pedida certa para quem deseja conhecer a gastronomia e os pratos típicos de Porto Velho, já que tem ainda uma Praça de Alimentação com diversos bares e restaurantes de comida típica. O local funciona, diariamente, das 7h à meia-noite.

O Mercado Cultural de Porto Velho oferece um buffet de café da manhã regional, a menos de R$ 50 o quilo.

 

O que fazer em Porto Velho à noite

Na região central de Porto Velho, você vai encontrar uma série de restaurantes e barzinhos para se alimentar, beber e curtir durante a noitada. Muitos deles estão concentrados na “Calçada da Fama”, como é chamada uma das principais vias da cidade: a Avenida Pinheiro Machado.

Se está procurando por uma noite mais agitada e quer aproveitar uma balada, você pode seguir a avenida na direção do Rio Madeira. É ali, no começo da calçada, que estão as principais boates da cidade, como o Deep Club, que toca de tudo, mas tem destaque para o sertanejo; ou o The Fame Night Club, espaço voltado ao público LGBT em Porto Velho.

Outra opção para quem está atrás de música e agito são as atrações do Mercado Cultural: shows de forró, samba e pagode são comuns por lá. Quando estiver na cidade, acompanhe a programação do estabelecimento pelo Facebook do Mercado e tente se planejar a fim de curtir pelo menos uma noite no local.

Apresentações culturais acontecem o ano inteiro no Mercado.

Deu pra sentir que a cidade está cheia de opções para explorar, não é mesmo? Saiba como fazer um tour de barco pelo rio Madeira e conheça os melhores balneários da cidade no nosso Guia de Passeios e atrações imprescindíveis de Porto Velho!

Aproveite e veja ótimas opções de onde ficar em Porto Velho!