Conexão123 - Expedição Brasil

O que fazer em Salvador: conheça o Pelourinho e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim com o Conexão123 – Expedição Brasil

A primeira capital do Brasil é repleta de pontos turísticos e passeios que encantam qualquer visitante. As melhores dicas de o que fazer em Salvador estão no novo episódio do programa Conexão123 – Expedição Brasil, que apresenta um tour pelos principais pontos do Pelourinho e uma experiência turística divertida na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, famosa pelas características fitinhas coloridas.

O capítulo inédito da série vai ao ar às 11h deste sábado (27), pelo YouTube da 123milhas. No mesmo horário, também ganhará versões para rádio e TV, pela Rede 98, em Belo Horizonte.

Você vai ler sobre

Expedição Brasil visita Salvador

Dos segredos do Carnaval mais famoso do mundo a uma receita deliciosa de abará: o novo episódio do Conexão123 – Expedição Brasil está recheado de baianidade. O programa desembarca em Salvador para descobrir as principais atrações do turismo na região.

Neste primeiro episódio em solo soteropolitano, é apresentado um tour pelo Pelourinho, o bairro mais famoso do Centro Histórico do município. Ainda é revelada a famosa tradição das fitinhas coloridas distribuídas na Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

O guia desse roteiro é o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel. No episódio inédito, o apresentador bate um papo com a cantora baiana Sarajane, uma das precursoras do Axé, ritmo característico da Bahia. A artista fala sobre o título de Cidade da Música, reconhecimento que Salvador recebeu da UNESCO em 2015.

Além disso, a cantora apresenta, para Nenel, o abará, quitute feito com a mesma massa do acarajé, porém cozido na folha de bananeira. Os dois desfrutaram de uma refeição pra lá de apetitosa no Boteco do Viajante, localizado no Pelourinho, em uma conversa cheia de dicas que só os moradores locais sabem dar. 

O que fazer em Salvador: conheça o Pelourinho e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim com o Conexão123 - Expedição Brasil | Nenel e Sarajane | Conexão123

Sarajane ensinou a Nenel como fazer o legítimo abará, que degustaram no Boteco do Viajante

E como há muito o que fazer no Pelourinho, outros equipamentos turísticos são percorridos. O passeio no Pelô contempla também uma visita à Casa do Carnaval, ao Museu da Gastronomia Baiana e à icônica sacada onde o Michael Jackson apareceu em seu clipe “They Don’t Care About Us”, parceria com o grupo baiano Olodum. 

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim não fica de fora das atrações desta incrível viagem para Salvador. No programa, é possível conhecer a tradição das fitinhas coloridas que levam o nome do santo, vendidas e atadas ao redor da construção. 

As fitas podem ser amarradas no pulso do turista – ou onde ele desejar – ou nas grades da igreja. Nesse processo, o visitante tem direito a fazer três desejos, um para cada nó atado. Reza a lenda que quando a liga arrebenta quer dizer que os pedidos se realizaram – ou estão prestes a se realizar.

Como assistir ao programa?

O terceiro capítulo do programa Conexão 123 – Expedição Brasil vai ao ar no próximo sábado (27), às 11h, pelo canal de YouTube da 123milhas. O conteúdo será transmitido na íntegra e gratuitamente na plataforma, onde ficará disponível para todos os espectadores.  

O episódio também será veiculado, em Belo Horizonte, pela Rádio 98 FM e na TV 98 (canal digital 29), além de pela 98 live, em todo o Brasil.

No programa anterior, o Conexão123 – Expedição Brasil visitou as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Assista aqui a esse vídeo imperdível da série. 

Próximos episódios

No próximo episódio da série, vamos continuar descobrindo as belezas de Salvador e região. Siga com a gente nessa expedição!

A temporada do programa ainda vai desbravar muitos outros lugares do país. Veja por onde o nosso roteiro de turismo nacional vai passar nos próximos capítulos:

  • Bahia
  • Santa Catarina
  • Pernambuco 
  • Alagoas 
  • São Paulo 
  • Rio de Janeiro 
  • Brasília, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Pantanal e Rio Quente
  • Belém, Manaus e Região Amazônica  

O projeto Conexão123

O Conexão123 é uma plataforma online de conteúdo sobre incentivo a experiências de viagens. Oferece informações incríveis sobre história, cultura e gastronomia dos principais destinos do Brasil e do mundo. Também disponibiliza dicas sobre passeios, atrativos, restaurantes e hospedagens. É uma iniciativa da 123milhas para todos os amantes de turismo e para quem quer programar a sua próxima viagem.

Em maio de 2022, o Conexão123 cresceu e se transformou no Expedição Brasil – um programa semanal, veiculado no Youtube da 123milhas e na TV aberta. A temporada, com duração de 12 meses, desbrava os lugares mais badalados e visitados do país, como: Rio Grande do Norte, Serra Gaúcha, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Pantanal e Rio Quente, Minas Gerais, Bahia, Belém, Manaus e Região Amazônica e Santa Catarina. 

Nos episódios do Conexão123 – Expedição Brasil, o jornalista e crítico de gastronomia Daniel Neto, o Nenel, dá as dicas das principais atrações e indicações divertidas de lugares para visitar, gastronomia, história, cultura e melhores hotéis nos principais destinos turísticos do Brasil.