Todos

O que fazer na Chapada dos Guimarães: Pontos Turísticos e Passeios

A Chapada dos Guimarães está se tornando um destino cada vez mais procurado. Localizado no Estado do Mato Grosso, o lugar encanta pelas suas belezas naturais. Os paredões de arenito se parecem com grandes tapetes verdes. A fauna e flora acabam se tornando a maior atração do local. Descubra o que fazer na Chapada dos Guimarães: Pontos Turísticos e Passeios e explore o turismo mato-grossense. 

 

Você vai ler sobre


O que fazer na Chapada dos Guimarães

É importante montar um roteiro de viagem para saber o que fazer na Chapada dos Guimarães. Visitar um destino com muitas opções de atrações e passeios pode te deixar um tanto confuso. 

Tenha sempre em mente o objetivo do seu passeio. A cidade oferece muitas alternativas de ecoturismo. Conheça os pontos turísticos de Chapada dos Guimarães. 

 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi inaugurado em 12 de abril de 1989. São 32.630 hectares que abrigam amostras dos ecossistemas locais, além de garantir a preservação de recursos naturais. O parque está localizado entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.  

São aproximadamente 659 espécies de vegetais, 44 de peixes, 242 aves e 76 mamíferos no espaço. Além disso, o lugar controla 10 tipos de vegetação do Cerrado e diferentes formações geológicas de origem desértica e marinha. Por essa razão dizem que a Chapada dos Guimarães, ao longo de milhões de anos, já foi um mar e um deserto. 

O que fazer na Chapada dos Guimarães: Pontos Turísticos e Passeios | Parque Nacional da Chapada dos Guimarães | Conexão123

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui muitas cachoeiras para conhecer

A maioria das trilhas são sem sombra, por isso é indicado que as caminhadas sejam feitas nos primeiros horários do dia ou após às 15h. E não se esqueça de levar o protetor solar! Os caminhos levam a sete cachoeiras, algumas para banho e outras apenas para admirar. A mais famosa delas é a Véu da Noiva, formada pelo Rio Coxipó. 

O parque está aberto à visitação diariamente, inclusive em fins de semana e feriados. A entrada é gratuita

 

Passeios na Chapada dos Guimarães

Estar em meio a natureza traz uma sensação de tranquilidade que chega a ser inexplicável. Muitas pessoas, amantes do ecoturismo, se deslocam até a cidade para desfrutar de um momento de paz. São diversos passeios na Chapada dos Guimarães, com e sem guia.

As trilhas de nível 1 são fáceis de fazer e indicadas até para crianças. Mas, se você busca algo mais radical, o ideal é procurar agentes que possam te auxiliar nessa empreitada. 

 

Circuito das Cachoeiras Águas do Cerrado

Localizado em uma fazenda de leite a 60 km do centro de Chapada dos Guimarães, o Circuito das Cachoeiras Águas do Cerrado encanta com a zona verde bem preservada. Para chegar são 8 km de trilha, contando com ida e volta. 

O passeio se inicia no Pocinho do Amor, uma pequena poça de água corrente em formato de coração. Durante o percurso você verá outras muitas quedas d’água. Cachoeira do Sossego, Cachoeira do Coração, Cachoeira do Cambará, Cachoeira Escadarias, Cachoeira das Orquídeas e Cachoeira do Mistério são algumas delas.

O circuito está aberto todos os dias, porém para acessar as atrações é preciso fazer um agendamento com um guia de turismo. A entrada com almoço custa R$ 85. A excursão começa às 9h e termina às 16h, antes do cair da noite. 

O que fazer na Chapada dos Guimarães: Pontos Turísticos e Passeios | Circuito das Cachoeiras Águas do Cerrado | Conexão123

No Circuito das Cachoeiras Águas do Cerrado você vai encontrar o pocinho do amor

 

Vale do Rio Claro 

A reserva do Vale do Rio Claro fica à 1h do centro de Cuiabá. Com uma diversidade de espécies típicas do Cerrado, lá estão as melhores trilhas da Chapada dos Guimarães. 

O Poço da Anta e o Poço Verde são formados pelo Rio Claro e responsáveis por uma beleza sem igual. A quantidade de peixes coloridos e as águas cristalinas trazem a sensação de estar olhando um aquário natural. 

A Crista do Galo é um dos picos que permite uma vista panorâmica da Chapada. Para contemplar os paredões é preciso fazer uma trilha até o topo. Ela tem inclinação leve e leva cerca de 10 minutos. 

O passeio dura em média 5h. Veículos 4×4 conseguem chegar mais perto da atração. Já os de passeio te deixam um pouco mais distante. Neste caso é necessário caminhar 5 km, passando por um trecho arenoso. É fundamental contratar um guia de turismo e realizar o contato com antecedência junto ao Parque Nacional. 

A entrada é gratuita, porém os monitores cobram valores alterados dependendo do tamanho do grupo e do veículo escolhido. 

 

Cidade de Pedra

Esse passeio é perfeito para quem não é muito fã de fazer trilhas. É possível percorrer quase toda a Cidade de Pedra de carro, mas só se ele for 4X4. O relevo natural e os desníveis das pedras formam imponentes paredões de até 350 metros de altura. 

Pelo caminho você vai perceber pegadas de onça pintada e anta encobertas pelo vento. Os bandos de araras vermelhas colorem o céu. A vista é deslumbrante e muito especial. 

Para chegar na Cidade das Pedras é preciso de agendamento e guia. É passado um Termo de Conhecimento de Risco para cada um dos visitantes. O passeio começa entre 8h30 e 12h. A saída é até 17h. 

O que fazer na Chapada dos Guimarães: Pontos Turísticos e Passeios | Cidade das Pedras | Conexão123

Pegadas de onça pintada são percebidas durante passeios na Cidade das Pedras

Pontos Turísticos da Chapada dos Guimarães

Além dos passeios, existem muitos lugares e pontos turísticos em Chapada dos Guimarães para conhecer. Se quiser saber mais sobre a cidade ou a cultura local, é indicado que dê uma passada pelo centro. Ali são encontrados museus, igrejas e restaurantes que servem o melhor da gastronomia local como Pintado e Pacu. 

 

Feira de Artesanato

No centro da cidade, a Feira de Artesanato é um dos mais charmosos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães. O lugar tem vários artigos de artesanato. As frutas, verduras e legumes são orgânicos e plantados pelas mãos da população.

Destino ideal para quem gosta de levar lembranças das viagens para a casa. Além de alimentos, roupas, acessórios, brinquedos e muito mais são vistos por lá. O estabelecimento costuma abrir aos sábados mas sem horário fixo. 

 

Morro de São Jerônimo

Essa é para quem gosta de trilhas grandes e desafiadoras! O Morro de São Jerônimo é o ponto mais alto de toda a Chapada dos Guimarães. São em média 4h de caminhada mais 40 minutos de escalada. O percurso total é de 14 km, ida e volta. 

De lá de cima é possível ver as planícies e paredões esverdeados. Reza a lenda que o Morro de São Jerônimo é uma espécie de aeroporto de alienígenas e a casa de duendes e gnomos. 

Pontos Turísticos e Passeios | Morro de São Jerônimo | Conexão123

Morro de São Jerônimo abriga o ponto mais alto da Chapada dos Guimarães

 

Apesar das histórias, o passeio vale muito a pena. Mas tenha em mente que o trajeto é bem desafiador. Não esqueça de ir bem equipado com água, lanches para se alimentar durante o dia, chapéu, protetor solar e repelente. Além disso, é preferível que a caminhada seja feita antes do horário em que o sol está mais quente. 

Para fazer o tour é preciso de um guia credenciado. Os valores são diversos e dependem muito da quantidade de pessoas que irão em grupo. 

 

Cachoeira do Marimbondo

Essa é uma das cachoeiras mais visitadas da cidade. Perfeita para quem quer tomar um banho rápido e depois voltar para a casa sequinho. Não é necessário guia ou monitor para chegar nessa cachoeira. A trilha é bem tranquila e perfeita para as crianças. O parque fica aberto todos os dias, das 9h às 15h e conta com bar, banheiros e chuveiro. O voucher de entrada é R$ 10. 

 

Agora que você conhece as principais opções de passeios e atrações, agende sua viagem para Chapada dos Guimarães com a 123milhas!

 

Respostas123

1: O que fazer na Chapada dos Guimarães em 1 dia?

Se você vai ficar apenas 1 dia na Chapada dos Guimarães não deixe de ir nos seguintes lugares:

  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Lago Azul
  • Águas do Cerrado

2: Onde passear na Chapada dos Guimarães?

O lugar mais completo para passear na Chapada dos Guimarães é o Parque Nacional

3: O que fazer na Chapada dos Guimarães em 4 dias?

Monte um roteiro do que fazer na Chapada dos Guimarães em 4 dias baseado nesse destinos:

  • Cânions do Jacamá
  • Bóia Cross 
  • Chapada Aventura

Bônus: O que fazer na Chapada dos Guimarães com chuva?

Para aproveitar o destino mesmo com chuva visite o centro da cidade.

  •  Igreja Nossa Senhora de Santana do Sacramento
  • Cervejaria Xaraés
  • Eco Turismo Cultural