
Olinda: capital da música, do carnaval e da macaxeira com carne de sol
Por Nenel Neto
Olinda é uma das cidades mais incríveis que já conheci. Se pessoas de todo o mundo sonham em ir a Nova Orleans, nos Estados Unidos, deveria acontecer o mesmo com o município pernambucano em questão.
Assim como a mais famosa cidade do estado da Luisiana, Olinda respira música, com seus grupos de frevo e bonecões que ficaram famosos graças ao seu animado Carnaval.
Se fizermos o paralelo da gastronomia, veremos que ambas são ricas. Em Olinda, uma dica de ouro é a Casa de Noca, restaurante simples, com mesas e cadeiras de plástico num agradável quintal de um sobrado.
No cardápio há um único prato: macaxeira, carne de sol e queijo coalho. Não adianta pedir arroz, feijão, salada ou outra coisa, porque não tem.
Essa combinação de três clássicos nordestinos é oferecida em quatro tamanhos, mas não acredite no cardápio, pois a opção para duas pessoas serve três e assim por diante, até chegar ao maior deles, para cinco comensais, mas que satisfaz tranquilamente sete adultos.
No mesmo cardápio está escrito, sem cerimônia nenhuma, que é a melhor macaxeira do mundo. O que posso afirmar é que está entre as três melhores que já comi na vida.
Ela é cozida até ficar macia e é muito saborosa. Não se acha um fiapo da mandioca sequer. Nem precisa colocar sal, já que ela chega com um pouquinho de queijo ralado por cima. É formidável.
Bronzeado e com o exterior crocante, o queijo coalho beira a perfeição.
A carne de sol é gostosa e tem sal na medida, mas não está no nível dos outros dois componentes do prato. Conforme a tradição local, ela é servida bem passada.
Ver essa foto no Instagram
Olinda é uma cidade que eu gostaria de morar, e, se isso acontecer um dia, serei freguês assíduo da Casa de Noca, onde come-se bem sem gastar muito.
Mais um desejo meu? Que Olinda se torne uma cidade tão conhecida no mundo quanto Nova Orleans, já que a música, a comida, o carnaval e a alegria as tornam lugares altamente especiais.
Casa de Noca
Endereço: Rua da Bertioga, Tv. do Bomfim, 243 – Carmo.
Experimente: O prato da casa, com macaxeira, carne de sol e queijo coalho.
Instagram: @casadenocarestaurante