Guia turístico

Onde ir nas Dunas do Rosado: saiba tudo sobre o paraíso onde o sertão e o mar se encontram!

A Área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado é uma unidade de conservação situada no Pólo Costa Branca, região no Rio Grande do Norte conhecida por ser a maior produtora de sal do país. O que poucos conhecem é o potencial turístico do local. Descubra onde ir nas Dunas do Rosado: saiba tudo sobre o paraíso onde o sertão e o mar se encontram!

Cenários deslumbrantes e ótimas opções de praias estão à sua espera para aproveitar o verão nas Dunas do Rosado. Situadas entre Porto do Mangue e Areia Branca, elas ocupam uma área de 10 km². É o segundo maior conjunto de dunas móveis do Brasil. Fica atrás somente dos Lençóis Maranhenses. A região está no Oeste Potiguar a 75 km de Mossoró e a 350 km de Natal. Conheça muito mais neste post e saiba por que você tem que ir para as Dunas do Rosado.

 

Dunas do Rosado

Com paisagens cinematográficas, as Dunas do Rosado serviram de cenário para as novelas O Clone e Flor do Caribe. O destino se destaca por unir o clima árido do Sertão nordestino à vegetação da caatinga. Os tons impressionantes das dunas e falésias emolduram o local. 

Conhecer as Dunas do Rosado é a certeza de admirar o nascer e o pôr do sol de forma única. As dunas são formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas na região, arrastados pelos ventos constantes. O resultado é como ver uma pintura viva, com cores intensas que vão se transformando com o passar do dia. 

Por ser uma área protegida, passeios de buggy não são permitidos no local, mas as caminhadas nas areias fofas do parque prometem ser inesquecíveis.

Por causa da preservação ecológica, a Área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado não tem estrutura para operar o turismo. Isso é garantia de proteção e manutenção do esplendor da natureza da região. A recompensa pode ser vista na paisagem formada por dunas, cactos e animais como cabras, jegues e ovelhas.

O principal acesso para conhecer as Dunas do Rosado é por Ponta do Mel. O vilarejo tem boa estrutura turística com pousadas, restaurantes e agências de turismo. O charme e a tranquilidade da região, com casinhas charmosas, comércio simples e ruas de terra batida são preservados. O acesso às dunas é livre. O ideal é fazer o passeio em horários em que o sol e o calor são menos intensos: início da manhã ou fim de tarde.

Paisagens magníficas e dias de relaxamento te esperam nas Dunas do Rosado.

 

Praias das Dunas do Rosado

A região das Dunas do Rosado e da Ponta do Mel reservam um fenômeno peculiar: o encontro da aridez do Sertão com o mar que banha a região. Muito além das extensas dunas, há boas opções de praias formadas por falésias, um mar azul e esverdeado e a flora típica da caatinga, repleta de cactos enormes.

O destino é um deleite do litoral nordestino para os amantes da natureza. Mesmo pequena e modesta, a Ponta do Mel oferece atrações para os viajantes aventureiros observarem a beleza da região por um ângulo exclusivo: em voos de parapente.

A região das Dunas do Rosado também tem belas praias e atrações para todos os gostos.

 

Ponta do Mel

O vilarejo de Ponta do Mel pertence ao município de Areia Branca, onde a praia é calma e oferece um relaxante banho de mar. A orla da praia tem diversas barracas que servem bebidas geladas e aperitivos feitos com frutos do mar e mandioca frita, além de outras delícias típicas da região.

 O visual rústico é um dos charmes à parte da praia da Ponta do Mel. O cenário vira um oásis de tranquilidade na maré baixa, garantindo um banho delicioso. A paisagem fica ainda mais bela com o encontro da praia com o campo. É muito comum ver cabras e vaquinhas pastando.

O encontro do campo com dunas e falésias da praia confere um visual exclusivo do litoral potiguar

 

Praia de São Cristóvão

A Praia de São Cristóvão fica a 16 km da Ponta do Mel e também pertence à Areia Branca. É um dos cartões-postais do Rio Grande do Norte. Diversos veranistas aproveitam para curtir um dos banhos de mar mais deliciosos do Nordeste. 

Excelente para passar o dia, a Praia de São Cristóvão é ideal para ir com a família e frequentar barracas e restaurantes na orla que oferecem deliciosos frutos do mar.

O destaque da Praia de São Cristóvão também vem na maré baixa. Ela fica com uma extensa faixa de área, diversas piscinas naturais e barquinhos encalhados compondo a paisagem. A linda paisagem das falésias é completada pelas dunas e o parque eólico instalado na região. É simplesmente uma das experiências mais bucólicas do litoral potiguar.

Os parques eólicos são mais um elemento dos cenários memoráveis das Dunas do Rosado.

 

Praia do Rosado

A Praia do Rosado é a opção ideal para quem quer sossego e aproveitar ao máximo a natureza. É uma praia mais isolada, sem estrutura em sua orla, com um mar calmo e de águas muito limpas. A dica para quem quer passar o dia é levar comida, bebida e o que mais for consumir.

As águas calmas e limpas são convidativas para um longo banho revigorante. Na Praia do Rosado, a mistura de praia e campo vive o seu ápice com um cenário que só pode ser encontrado ali. Os destaques vão para as imponentes dunas que cercam e proporcionam um espetáculo à parte.

O encontro das dunas com as ondas do mar é um espetáculo da região.

 Portanto, sobram opções para você aproveitar as suas férias de verão no litoral potiguar. Inclua as Dunas do Rosado e outras atrações do litoral do Nordeste no seu próximo roteiro. Você vai conhecer belezas que nunca imaginou que pudesse ver. Então fique por dentro de tudo o que fazer nas Dunas do Rosado. Continue com a 123Milhas e prepare-se para a viagem que vai marcar a sua vida.