Lugares para conhecer

Aniversário de Ouro Preto: quatro curiosidades sobre a cidade

8 de julho de 2023

O aniversário de Ouro Preto é celebrado no dia 8 de julho. Situada na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, a cidade é reduto de construções históricas, ruas calcetadas, casarões antigos, minas de ouro, entre outros atrativos turísticos. 

A cidade colonial foi uma das maiores do continente, entre os séculos XVII e XVIII, e palco de movimentos importantes da história do país, como a  Inconfidência Mineira. 

Para homenagear o destino, o Conexão123 separou curiosidades sobre Ouro Preto. Vamos conferir?

Conheça com o Conexão123

História de Ouro Preto 

A história de Ouro Preto remonta aos tempos do período colonial. A região era habitada pelos povos originários cataguases, porém, no fim do século XVII, exploradores portugueses chegaram à região em busca de ouro.

A descoberta das primeiras jazidas de ouro na região ocorreu em 1693, na antiga Vila Rica (hoje conhecida como Ouro Preto). A notícia se espalhou rapidamente, atraindo um grande número de aventureiros e colonos em busca de riqueza. 

Com isso, a cidade cresceu rapidamente e se tornou o epicentro da atividade mineradora no Brasil colonial. Durante o período conhecido como “Ciclo do Ouro”, que durou aproximadamente até meados do século XVIII, Vila Rica viveu um período de grande prosperidade. 

A extração do ouro trouxe riqueza e luxo à cidade, que se tornou conhecida por suas construções imponentes, igrejas suntuosas, obras de arte e uma rica vida cultural.

Mas foi em 1823, após a Independência do Brasil, que Vila Rica ganhou o título de Imperial Cidade e recebeu a nomenclatura atual: Ouro Preto. O status foi conferido ao município por Dom Pedro I. A origem do nome vem da cor do metal precioso encontrado no território, que era recoberto por uma camada de óxido de ferro, dando a tonalidade escura.

Hoje, Ouro Preto é uma das principais atrações turísticas do Brasil, recebendo visitantes de todo o mundo interessados em conhecer sua história, arquitetura colonial e obras de arte.

A cidade preserva seu charme antigo, com ruas de paralelepípedos, casarões e igrejas barrocas, proporcionando aos visitantes uma viagem ao passado colonial do Brasil.

Curiosidades sobre Ouro Preto 

Já ficou claro que Ouro Preto é uma cidade histórica e reserva muitos pontos turísticos interessantes. 

A seguir, vamos explorar algumas curiosidades sobre Ouro Preto que você provavelmente não conhecia.

Ouro Preto é conhecida mundialmente pelas construções histórias 

Ouro Preto preserva um grande número de edifícios coloniais e igrejas barrocas, representando um notável exemplo da arquitetura e do urbanismo do período colonial brasileiro.

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, considerada um dos templos mais antigos da cidade, foi construída em 1720. 

O edifício do Museu da Inconfidência, erguido entre 1785 e 1855, originalmente abrigava a Casa de Câmara e Cadeia e é mais um ponto turístico que revive a história local. 

Ouro Preto é conhecida mundialmente pelas construções histórias | Museu da Inconfidência | Conexão123

No Museu da Inconfidência, os visitantes podem explorar diversas salas e exposições que contam a história da Inconfidência Mineira

A cidade reúne o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. Isso, somado aos monumentos locais, gerou uma importância cultural que fez com que o município recebesse reconhecimento nacional e internacional.

Em 1933, o destino foi declarado como Monumento Nacional e, em 1938, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por conta de seu conjunto arquitetônico e urbanístico. 

O ápice do reconhecimento foi quando Ouro Preto se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade, título fornecido pela Unesco, em 1980. Inclusive, Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na lista de Patrimônios Mundiais

Além disso, alguns atrativos turísticos da cidade mineira receberam triunfos individuais, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em 2009. 

Ouro Preto acolhe edificações inspiradas na arte barroca 

A arte barroca em Ouro Preto é uma manifestação artística muito significativa. Entre os séculos XVIII e XIX, o estilo Barroco desenvolveu-se de maneira peculiar em Minas Gerais. Sua arquitetura é marcada por igrejas imponentes, com fachadas ricamente decoradas, talhadas em pedra sabão e adornadas com elementos ornamentais dourados. 

Com características próprias, o movimento artístico recebeu influências do barroco europeu (que surgiu no final do século XVI) e do barroco que predominava também em outras partes do Brasil, como Salvador e Rio de Janeiro. A personalidade da arte barroca mineira marcou a história da arquitetura, da pintura e da escultura, em nível nacional e internacional. 

Aliás, as maiores expressões do barroco mineiro foram Mestre Ataíde e Aleijadinho. Este último, abordaremos mais detalhadamente no próximo tópico. 

Na cidade de Ouro Preto, assim como em outras partes do estado, pinturas e esculturas com temáticas cristãs, ornamentos em materiais nobres, imagens revestidas em películas de ouro e santos em relevo constituem algumas das peculiaridades do barroco mineiro. 

Veja três curiosidades sobre a tendência do estilo nos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais:

  • Pintura: representada nas igrejas e capelas, principalmente na parte interna. Buscava uma perspectiva ilusionista, com uma continuidade real da arquitetura do templo
  • Escultura: o isolamento do litoral brasileiro dificultou a importação de peças portuguesas. Por isso, os artistas usavam materiais da própria região, como cedro e pedra-sabão
  • Arquitetura: a formação montanhosa permitiu ao barroco mineiro uma construção atraente e linda. Na parte mais alta da cidade, foram edificados os templos religiosos mais importantes, que contrastavam com a natureza preservada do lugar 

Ouro Preto: berço das obras de Aleijadinho 

Aleijadinho, cujo nome verdadeiro era Antônio Francisco Lisboa, foi um famoso escultor e entalhador brasileiro que viveu no século XVIII. Ele nasceu em Vila Rica, que é o antigo nome de Ouro Preto, e é considerado um dos maiores artistas do período barroco no Brasil.

Aleijadinho é conhecido por suas obras de arte em pedra-sabão, madeira e outras matérias-primas. Suas esculturas são marcadas por um estilo único e detalhado, com expressões dramáticas e realistas. Ele deixou um grande legado em Ouro Preto, com várias de suas obras presentes nas igrejas e espaços públicos da cidade.

Algumas das obras mais famosas de Aleijadinho incluem as esculturas dos Doze Profetas, na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, e as esculturas em madeira na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Seu trabalho é altamente valorizado e admirado até hoje, sendo considerado um ícone da arte brasileira.

Ouro Preto: berço das obras de Aleijadinho | Igreja São Francisco de Assis | Conexão123

Uma das características mais marcantes da igreja é o conjunto de pinturas no teto da nave central, criado pelo famoso artista brasileiro Aleijadinho

Algumas outras obras de Aleijadinho em Ouro Preto que merecem destaque: 

  • Altar da Igreja de Nossa Senhora das Mercês
  • Quatro anjos da Igreja de Nossa Senhora do Pilar

A importância do escultor é tão grande para a cidade mineira, que existe a “Semana do Aleijadinho”, evento para homenagear o renomado escultor barroco brasileiro. O evento ocorre geralmente nas primeiras semanas de novembro. 

Durante a semana, os visitantes têm a oportunidade de participar de exposições, palestras, concertos, apresentações de teatro, desfiles e outras manifestações artísticas que destacam a obra de Aleijadinho.

Além disso, é possível visitar os principais pontos turísticos relacionados ao escultor, como o Museu Aleijadinho e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, onde artista foi enterrado.

A Semana do Aleijadinho é um evento importante para promover o turismo cultural e preservar a memória do legado deixado por esse talentoso artista brasileiro.

Veja outros museus em Ouro Preto que valem a visita! 

Ouro Preto é a cidade dos chafarizes 

Mais curiosidades englobam a cidade colonial de Ouro Preto. Por lá, cerca de 20 chafarizes compõem a gama de construções históricas do território, que podem ser apreciadas nas igrejas, nos casarões, nas ruas de pedra e nos monumentos. 

Uma das estruturas, localizada no Largo Marília de Dirceu, foi erguida pelo pai de Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa, na metade do século XVIII. 

Os chafarizes são uma marca registrada da cidade e são considerados verdadeiras obras de arte. Eles foram construídos principalmente nos séculos XVIII e XIX, quando Ouro Preto vivia seu auge econômico e cultural. Os chafarizes eram usados como fontes de água para abastecer a população e também como elementos decorativos das praças e ruas da cidade.

Hoje em dia, muitos desses chafarizes históricos ainda estão preservados e podem ser admirados pelos visitantes. Eles são símbolos da grandiosidade e do esplendor do período colonial brasileiro.

Listamos três chafarizes ouro-pretanos para você visitar durante sua estadia na região:

  • Chafariz do Museu da Inconfidência;
  • Chafariz da Rua Barão de Ouro Branco;
  • Chafariz dos Contos.
Ouro Preto é a cidade dos chafarizes | Chafariz do Museu da Inconfidência | Conexão123

O Chafariz do Museu da Inconfidência é um marco importante na história e na paisagem urbana de Ouro Preto

Curtiu as curiosidades sobre Ouro Preto? Aproveite para conhecer de pertinho todos os atrativos históricos em uma viagem incrível! 

Conte com a 123milhas para garantir as melhores condições de passagens áreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros!

RESPOSTAS123

Originalmente batizada de Vila Rica, a cidade colonial mineira teve seu nome alterado para Ouro Preto em 1720.

A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto – MG, popularmente chamada de Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro.