Colunistas

Perca-se em Nice durante o verão europeu

Por Marcello Oliveira

 

Famosa por seu clima ensolarado, belas praias e arquitetura colorida, a cidade francesa de Nice é uma dos melhores passeios para quem quer curtir muito o verão europeu.

E já começo esse texto com uma dica de ouro para quem vai para a França nesta época do ano: se você tem poucos dias, priorize Nice e deixe Paris para outra oportunidade. O verão, em alguns países do continente, tem temperaturas muito altas, que chegam a ser desconfortáveis e atrapalham até mesmo o rendimento do viajante para conhecer e aproveitar as atrações. Paris tende a ter um clima praticamente insuportável nos meses de julho e agosto. Já as cidades litorâneas, no sul da França são extremamente agradáveis no verão, além do clima de festas o alto astral das pessoas em cada esquina.

Se você ficar baseado em Nice, poderá fazer deslocamentos para diversas outras cidades do litoral francês. A Riviera Francesa tem inúmeros atrativos, como Cannes e St. Tropez. Muitas vezes é possível fazer um bate-volta desde Nice ou pernoitar em uma dessas cidades. Ainda mais perto da cidade litorânea, fica o principado de Mônaco, que é imperdível e já abordei aqui na coluna.

Mas Nice por aí só já é uma “senhora atração”. As dicas  de turismo são várias, desde passear pela lendária Promenade des Anglais e explorar todos os cantos de sua pitoresca cidade velha, até mergulhar em sua rica história artística ou provar a melhor cozinha “niçoise”. Separamos algumas das melhores experiências em Nice.

Promenade des Anglais

A Promenade des Anglais, ladeada por palmeiras, é o trecho mais emblemático da orla marítima de Nice. Estende-se do aeroporto até o promontório do castelo, com 7 km de vistas ininterruptas da “Baie des Anges” – e recebe o nome dos patronos ingleses expatriados que o financiaram em 1822. “La Prom”,  como é conhecido pelos moradores, tem uma pista exclusiva para ciclistas e skatistas. Se você quiser se juntar a eles, pode alugar patins, scooters e bicicletas na Roller Station. Adianto que é a melhor forma de conhecer a cidade, pois você fica mais livre e ainda se exercita ao melhor estilo: com o mar de Nice como cenário.

Saguão principal do icônico Hotel Negresco

Saguão principal do icônico Hotel Negresco

Caminhe ou pedale sem deixar de observar os marcos icônicos do calçadão ao longo do caminho, incluindo o Hôtel Negresco com cúpula rosa (construído em 1913), o art-deco Palais de la Méditerranée (1929) e a escultura de ferro da artista Niçoise Sabine Géraudie: La Chaise de SAB (2014), e as famosas cadeiras azuis espalhadas pela orla.

Explore as ruelas estreitas de Vieux Nice

A cultura “Nissart” está enraizada em uma longa história, assim como sua gastronomia, a meio caminho entre a França e a Itália. Mergulhe nela com um passeio pela cidade velha de Nice.  É neste bairro que você pode realmente ver os vestígios do passado italiano da cidade.

Perca-se em Nice durante o verão europeu

Perca-se nas ruas e vielas sinuosas e estreitas e não se esqueça de olhar para cima para apreciar as fachadas coloridas tão típicas da região.  Admire as joias arquitetônicas, incluindo a Cathédrale Ste-Réparate e o Palais Lascaris do século XVII, antes de seguir para os animados mercados e esplanadas do Cours Saleya.

Suba a Colline du Château para vistas magníficas

Para as melhores vistas sobre os telhados de Nice e as águas azuis da Baie des Anges, suba os degraus (ou pegue o elevador gratuito) que levam ao Colline du Château.

Este parque arborizado e arborizado no extremo leste da cidade velha costumava abrigar um castelo medieval e fortificações militares que foram destruídas por Luís XIV em 1706. Escavações arqueológicas revelaram vestígios celtas e romanos. Hoje, o Tour Bellanda permanece, ao lado de um lindo jardim com áreas de lazer, uma impressionante cachoeira artificial e vistas deslumbrantes, melhor aproveitadas ao pôr do sol.

Vista panorâmica das bancas do mercado ao entardecer

Navegue pelas barracas no mercado Cours Saleya. Datado de 1861, o local, muito popular, é composto por um belo mercado de flores e comércio de frutas e vegetais muito amado pelos locais. Às segundas-feiras, um mercado de pulgas substitui a comida e as exposições florais.  Há também um mercado noturno com artesanato local que funciona de maio a setembro.

Perca-se em Nice durante o verão europeu

Rodeada por edifícios coloridos e um bairro comercial movimentado, a venda de alimentos transborda com produtos mediterrâneos sazonais de pequenos produtores locais.  Compre suprimentos de piquenique como tomates orgânicos, flores de abobrinha, especiarias, azeitonas ou limões que vêm da cidade vizinha de Menton. Sábados e domingos são os melhores dias para comprar queijo dos produtores alpinos.  Há também muitos lanches e doces de rua que você pode comer enquanto passeia pelas barracas.

Prove as especialidades de comida de rua de Nice

Saboreie socca (panquecas com farinha de grão de bico), pissaladière (cebola caramelizada e torta de anchovas), tourte de blettes (torta de acelga, passas e pinhões) e outros deliciosos petiscos de rua.

Outra iguaria local emblemática é o pan bagnat, um sanduíche redondo recheado com atum, ovos cozidos, anchovas, azeitonas pretas e vegetais crus e embebido em azeite.  Essencialmente, uma salada niçoise em um pão!  Experimente alguns dos melhores da cidade em Lou Balico em frente ao museu MAMAC, Kiosque Chez Tintin ao lado do mercado Libération ou La Gratta, Port Lympia.

Arte moderna no MAMAC

O Musée d’Art Moderne et d’Art Contemporain (MAMAC) exibe uma grande coleção de obras da influente École de Nice. Mergulhe nas poderosas obras azuis de Yves Klein e nos mundos de Niki de Saint Phalle, Ben Vautier e Martial Raysse.

Este museu de vários níveis também abriga clássicos da arte pop de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, bem como exposições de arte contemporânea, tudo dentro de um impressionante edifício modernista. Dirija-se ao espaço de exposições na cobertura para vistas panorâmicas da cidade. Um dos pontos mais “instagramáveis” de Nice.

Promenade du Paillon

Depois de visitar as lojas ao longo da Avenida Jean-Médecin e apreciar a paisagem cênica da Place Masséna, com seus azulejos hipnóticos, impressionante fonte de estilo barroco e edifícios vermelho-ocre do século XIX, desfrute de uma merecida pausa na Promenade du Paillon.

Este parque paisagístico de 1,2 km de extensão se estende da Place Masséna ao Théâtre National de Nice, com espaços verdes, bancos de madeira, recursos aquáticos e áreas de recreação infantil em abundância.

Os bares em Vieux Nice

Se você tiver que escolher um lugar em Nice para sair à noite, escolha o Vieux Nice, com sua farta seleção de bares, pubs e restaurantes.  Comece no Le Bateleur ou Café des Amis no Cours Saleya para uma cerveja ou um copo de vinho. Assista ao pôr do sol da varanda do primeiro andar do La Movida com vista para o Mediterrâneo. Se você gosta mais de uma cerveja à moda antiga, vá ao Les Distilleries Idéales, um favorito dos moradores locais.

A belíssima catedral de Notre Dame, de Nice

A belíssima catedral de Notre Dame, de Nice

Termine a sua noite com um jantar no Bar des Oiseaux, Olive et Artichaut, Peixes ou Le Comptoir du Marché, com os melhores produtos locais cozinhados na perfeição dos chefs franceses.

Parc du Mont Boron

Com 11 km de trilhas para caminhadas, áreas para piquenique e vistas espetaculares, o Parc du Mont Boron oferece uma fuga ideal da agitação de Nice. A floresta no topo da colina está espalhada por 57 hectares (141 acres) de pinheiros de Aleppo, oliveiras e azinheiras.

Os aficionados por história podem visitar o Fort du Mont Alban militar do século XVI no topo da colina, que oferece vistas panorâmicas de Nice, Villefranche-sur-Mer, a península de Cap-Ferrat e as montanhas Esterel.

 

Transporte mais utilizado pelo colunista nesta viagem: bicicleta

Transporte mais utilizado pelo colunista nesta viagem: bicicleta