Porto Alegre em três etapas: a la minuta, churrasco e xis coração - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Porto Alegre em três etapas: a la minuta, churrasco e xis coração

Porto Alegre em três etapas: a la minuta, churrasco e xis coração

25 de março de 2022

Por Nenel Neto

Come-se muito bem em Porto Alegre. E quando digo muito, quero dizer em qualidade e em quantidade. Tudo é farto, caprichado e saboroso.

O churrasco já é bem conhecido de todos, mas é fundamental para uma experiência verdadeiramente gaúcha.

Mas Poa é muito mais do que isso. Então, não deixe de experimentar a clássica “a la minuta” e o maravilhoso xis coração.

Vamos ao mini guia de sobrevivência gastronômica em Porto Alegre!

 

1 – A la minuta

A la minuta é uma expressão que vem do francês e diz respeito a um prato feito de forma rápida (à la minute/feito em um minuto).

Em Porto Alegre, a constituição clássica da “a la minuta” é uma carne, arroz, ovos e batatas fritas. Em alguns lugares, ainda servem com feijão e salada.

A minha dica é a “a la minuta” do Grelhados Rossi, pequeno restaurante em funcionamento há mais de 20 anos na Rua dos Andradas, no centro histórico da capital do Rio Grande do Sul.

No Rossi, o prato é composto por arroz, ovo frito com a gema mole, batata frita de verdade, cortada à perfeição, e chuleta, também conhecida como bisteca bovina, extraída da parte posterior do contrafilé com osso.

A la minuta: eis a versão gaúcha do nosso querido pêéfe.

* Grelhados Rossi (Rua dos Andradas, 822 – Centro Histórico).

 

 

2 – Churrasco

Você é fã de churrasco? Então vão aqui duas dicas matadoras!

Em Porto Alegre, o rodízio é conhecido como espeto corrido. Algumas casas oferecem um serviço com menos opções, chamado de mini espeto corrido.

É o caso da tradicional churrascaria Giovanaz, na Cidade Baixa. Trata-se de uma ótima pedida para quem gosta deste sistema.

Opções de carne são apenas sete: salsichão (que é como os porto-alegrenses chamam a linguiça de churrasco), galeto, costela de boi, lombo de porco, vazio, maminha e coração de galinha.

A cereja do bolo é sensacional vazio, que é a peça de onde sai a fraldinha.

Os acompanhamentos também seguem a lógica do menos é mais: arroz, alface, polenta frita, salada de maionese, vinagrete e pequenas cebolas em conserva.

Para os fãs de um churrasco menos exagerado, a melhor pedida é a Komka, que desde 1967 trabalha no sistema a la carte.

Os destaques do cardápio da Churrascaria Komka são o genial pão sujo (pãozinho francês coberto por manteiga e sal grosso e assado na churrasqueira), o delicioso coração de galinha e o bom galeto com polenta.

Imperdíveis também são os espetos de vazio (fraldinha) e o xixo, que é a combinação de alcatra, salsichão (linguiça), lombo de porco, tomate e cebola.

*Giovanaz (Avenida Venâncio Aires, 10 – Cidade Baixa)

*Churrascaria e Galeteria Komka (Avenida Bahia, 1275 – São Geraldo).

 

3 – Xis coração

Pra fechar, uma pergunta: você já comeu um xis?

Bem, o nome xis vem de uma adaptação de “cheeseburguer”. Em bom “gauchês”, o “cheese” virou xis.

Em Porto Alegre, o xis é uma instituição, sendo encontrado em cada esquina. O pão do xis é prensado na chapa, o que deixa os ingredientes bem juntinhos dentro dele.

A versão mais clássica é a com coraçãozinho de galinha, e vale a pena experimentar esta iguaria na histórica Lancheria do Parque, que existe desde 1982 e que tem à frente, nestes 40 anos, o simpaticíssimo senhor Ivo Salton, que continua até hoje atrás do balcão.

O xis da Lancheria é composto por muitos coraçõezinhos filetados na chapa, mais queijo, ovo, alface, tomate, milho e maionese.

Para acompanhar, peça um dos deliciosos sucos da casa, que são servidos nas próprias jarras dos liquidificadores.

*Lancheria do Parque (Avenida Osvaldo Aranha, 1086 – Bom Fim).

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!