Blog 123

Roteirão: São Luís do Maranhão

São Luís

A erra dos lençóis maranhenses traz surpresas só dela. Além do estado contar com praias magníficas de tirar o fôlego e montes gigantescos de dunas de areias, responsáveis por proporcionar passeios de buggys que ficam na memória durante muito tempo, Maranhão tem, em São Luís, uma arquitetura admirável, com um quê de antiguidade.

Com mais de 331 mil quilômetros quadrados de extensão, o estado maranhense oferece belezas naturais inexplicáveis, de norte a sul. O que vamos apresentar neste roteirão concentra-se em três possíveis passeios bastante distantes entre si, mas que fazem do estado uma excelente opção para quem está em busca de férias inesquecíveis.

Com temperaturas quentes quase o ano inteiro, a tradição cultural também é marca registrada do Maranhão. O estado nordestino abraça com força a representação folclórica na figura de Bumba-Meu-Boi, que se personifica no teatro e na dança.

O que visitar no Maranhão

A capital, São Luís:

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico é a principal atração de São Luís, a capital maranhense. Ao todo, são quatro mil casarões tombados, com riquezas internas e externas de encher os olhos. O Teatro Arthur Azevedo, a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões são passeios obrigatórios e estão coladinhos um ao outro.

Lençóis Maranhenses:

Dunas dos Lençois Maranhenses
Entre as dunas de areias são formadas lagoas que se enchem entre os meses de abril e setembro. Daí deriva o nome de batismo: Lençóis Maranhenses. A beleza do lugar é difícil de ser descrita em palavras, mas um título certamente dará conta de registrar a dimensão dessa maravilha: trata-se de um dos destinos mais bonitos e desejados de todo o Brasil e quiçá do mundo. Para circular pelas cidades que circundam os Lençóis (Barreirinhas, Santo Amaro e Atins) são disponibilizados veículos 4×4, os quais transportam o público até as lagoas.

Chapadas das Mesas:

Chapada das Mesas

No Sul do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é a alegria dos viajantes mais exigentes. São três os destinos obrigatórios no local: a Pedra Caída, em Carolina, o complexo Poço Azul, em Riachão – cuja atração principal é o Encanto Azul – e as inúmeras e deslumbrantes cachoeiras que banham e dão toda graça ao Parque Nacional. Considerado um dos maiores centros de ecoturismo em preservação, a Chapada das Mesas abriga espécies riquíssimas da fauna e da flora e tem opções apaixonantes de piscinas naturais para fotos inesquecíveis.

Onde se hospedar no Maranhão

A escolha pelo local de sua hospedagem no Maranhão vai depender, diretamente, do ponto turístico de sua preferência. Para se orientar sobre o ponto perfeito do estado para sua estadia, leve em conta as distâncias das principais atrações mencionadas acima até a capital, São Luís:

Distância entre:

  • Lençóis Maranhenses e São Luís: 265 km (4h30)
  • Chapada das Mesas e São Luís: 603 km (9h)
  • Delta do Parnaíba e São Luís: 434 km (7h)

O que comer no Maranhão

Uma terra tão abençoada por Deus só poderia mesmo ter pratos típicos a altura dessa grandiosidade. Os cardápios dos restaurantes espalhados pelas diversas localidades do estado costumam ser recheados com as iguarias que fazem parte da história da região. Algumas das possibilidades mais deliciosas da culinária da região são:

  • Arroz de Cuxá
  • Moqueca Maranhense
  • Caldeirada Maranhense
  • Camarão Gigante
  • Caranguejo

As sobremesas:

  • Juçara (o açaí maranhense)
  • Beiju (uma espécie mais aprimorada da tapioca)

Quanto custa visitar o Maranhão

Assim como qualquer destino, São do Luís Maranhão permite viagens versáteis e de custos variáveis, conforme os gostos, prioridades e necessidades de cada bolso. Entretanto, a fama carregada pelo Nordeste como possuidor de destinos de alto valor aquisitivo pode, de fato, fazer jus nesse caso. Isso ocorre pois alguns destinos do estado, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, tem forte apelo turístico, o que, obviamente encarece passeios pelo destino.

Mas a máxima que pregamos aqui na 123Milhas deve ser lembrada: a economia é possível sempre. A começar pela compra das passagens no nosso site, onde é possível economizar até 50% em bilhetes diversos. O site Quanto Custa Viajar  estima que uma viagem a São Luís para uma pessoa, em baixa temporada (março), com origem em São Paulo, tem o custo total médio de R$1.709,80.

Gostou deste post? Deixe uma mensagem para a gente com o nome de uma cidade que você gostaria de apreciar aqui no nosso roteirão.

Gostou? Compartilhe:

Comentários