Colunistas

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

Por Raphael Ursino

Pensa num lugar agradável, acolhedor, romântico e cercado de diferentes e impressionantes vistas para o mar Egeu. Assim é Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia.

Localizada a 300 km da capital Atenas, a cidade faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, e é um dos destinos mais procurados da Grécia e também da Europa, encantando a todos que a visitam. Para uma viagem romântica, é o ideal!

Cada cantinho serve de cenário para fotos instagramáveis. Tanto é que essa arquitetura de casinhas brancas à beira dos penhascos serviu de inspiração para a Casa Pueblo, em Punta del Este, no Uruguai.  

Em cada canto de Santorini, uma vista mais bonita que a outra

Durante a nossa estada Santorini, somente um dia nós alugamos um carro para conhecer algumas atrações mais distantes. Nos outros dois, preferimos andar a pé.

Minha esposa e eu ficamos hospedados em Fira, a vila mais animada da região, com seus diversos becos e vielas, onde é impossível não se encantar com as diversas lojinhas, restaurantes… Aliás, Santorini é aquele tipo de destino que você não deve ficar muito preso a um roteiro pré-definido. O legal mesmo é desbravar, caminhar e parar em cada cantinho para contemplar a vista em diversos pontos diferentes.

Por todo lado, existem vários restaurantes. É cada opção mais atraente que a outra, e fica até difícil escolher onde se sentar para apreciar os pratos e os vinhos gregos, admirando a paisagem do alto.

Antigo porto

E por falar em paisagem, lá embaixo fica o antigo porto da cidade, de onde saem vários passeios de barco. Para chegar até lá, é preciso muita disposição para descer os 600 degraus da imensa escadaria e dividir espaço com os burrinhos que fazem o trajeto durante o dia todo. Inclusive, esta também é uma opção de transporte até lá.

Caso não queira ir a pé nem de burrinho, que tal utilizar um teleférico? O passeio é bem mais rápido e oferece uma bela vista.

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

O transporte de passageiros de carga ainda é muito utilizado por burros em Santorini

Famosas igrejas com teto azul

Quando se fala em Santorini, lembramos das famosas igrejinhas com o teto azul, não é mesmo? Sempre disputadas pelos turistas, essas construções são realmente lindas e rendem belas fotos. Ao andar pelos becos e vielas, a qualquer momento podemos nos deparar com elas.

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

Igreja Platsani, uma das várias igrejas com o teto azul de Santorini

 

Uma foto clássica nas igrejas de teto azul

Três sinos

Outro cenário bastante inspirador são os três sinos da Igreja Católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Quer uma dica? As melhores fotos de lá são feitas ao entardecer, para pegar o sol se pondo atrás dos arcos. É incrível!

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

O três sinos da Igreja Católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria formam uma linda paisagem em contraste com o pôr do sol

Praia Caldeira

Tudo bem que as praias de Santorini não são boas referências para o banho, mas, uma vez que eu estava lá, aproveitei para, pelo menos molhar os pés no Mar Egeu.

Quebrando o protocolo de seguir o roteiro das melhores praias da ilha, acabamos escolhendo a Praia Caldeira, coberta de areia preta e seixos rolados (pequenas rochas arredondadas com aparência ovulada).

Apesar de não existir uma estrutura bem montada de bares e restaurantes, conseguimos achar algumas tabernas com comida e bebida. Pegamos uns petiscos, cervejas e passamos um tempo ali, só ouvindo o barulho do mar e admirando a paisagem.

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

A Praia Caldeira é coberta de areia preta e pequenas rochas arredondadas com aparência ovulada

Visitando uma vinícola

Uma experiência que você não pode deixar de viver nesta viagem é a visita a uma das diversas vinícolas da região. A gente escolheu a Santo Wines, uma das mais modernas da Grécia, com fabricação exclusiva em Santorini.

Ela fica no vilarejo de Pyrgos, e o passeio inclui uma caminhada guiada pelo local, exibição de um vídeo sobre os processos de fabricação, as áreas vulcânicas de Santorini, os vinhos e a tradição vinícola da cidade.

No final do tour, uma degustação de seis vinhos, acompanhada de alguns aperitivos, como queijos, azeitonas e biscoitos de fava e cevada. Sem falar da impagável vista do mar, já que a Santo Wines fica no alto de uma colina.

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

Degustação de vinhos na vinícola Santo Wines

Pôr do sol em Santorini

Santorini se destaca pelo pôr do sol, ou melhor, pores do sol, já que ele pode ser visto de diversos lugares e ângulos diferentes, proporcionando uma experiência única para quem tem a oportunidade de contemplar este fenômeno. Somente a vista já é um encanto por si só, com o pôr do sol então…

Imagina todo aquele cenário formado por um imenso mar azul cercado com casinhas brancas que ganham um tom alaranjado ao entardecer, os domos azuis, os moinhos de vento… tentei descrever a cena, mas não há palavras para exemplificar a sensação de paz, liberdade e imensidão que vivemos.

Na vila de Oia (pronuncia-se “ía”), um dos lugares mais procurados são as ruínas do Castelo de Oía. Quem não quiser disputar um espaço no castelo, pode aproveitar esse momento do alto de um dos diversos penhascos. Ou então, tranquilo e sentado em um restaurante ou café.

Se você estiver em um hotel com piscina privativa e vista para o mar, certamente será agraciado com um belo pôr do sol exclusivo.

As ruínas do Castelo de Santorini são um dos lugares mais procurados para o pôr do sol

As ruínas do Castelo de Santorini são um dos lugares mais procurados para o pôr do sol

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia

Santorini, a ilha mais charmosa da Grécia é para você admirar e contemplar esse misto de natureza com arquitetura que, juntos, formam uma das mais belas paisagens que um viajante pode experimentar. É o tipo de viagem para ser aproveitado cada minuto em um dos mais incríveis destinos da Europa.