Tem que comer em Brasília - Blog 123Milhas
Tem que comer em Brasília

Tem que comer em Brasília

01 de dezembro de 2021

A capital federal, planejada pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer, é o destino perfeito para quem gosta de visitar lugares incríveis e comer pratos deliciosos. A culinária brasiliense é bem farta e diversificada. Várias comidas típicas de outros estados foram incorporadas à gastronomia local, como o frango com quiabo, tradicionalmente mineiro. Quer saber mais? Vem com a 123Milhas descobrir tudo o que você tem que comer em Brasília!

 

Arroz com pequi

Um dos pratos mais típicos é o arroz com pequi, influência da gastronomia goiana. Este fruto tem sabor e aroma fortes e característicos, e é muito comum na região centro-oeste do país, pela predominância do bioma Cerrado.

Esta iguaria pode ser servida como prato principal, ou acompanhada de costelinha de porco. Delícia!

O pequi é um fruto comum na região.

Chico Angu

O frango com quiabo, geralmente servido com angu, é tradicional em Minas Gerais e foi incorporado à culinária brasiliense pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. O mineiro levou seu prato favorito para a capital federal durante o mandato. O povo tomou gosto por essa combinação, também chamada de Chico Angu, que acabou entrando no cardápio da cidade.

O frango com quiabo era o prato favorito do ex-presidente JK.

 

Filé de tilápia

A produção de tilápia em criadouro é enorme em Brasília, pois esse peixe é muito consumido pela população. Pode ser preparado assado, grelhado ou frito, e o mais comum é que seja acompanhado por vinagrete e arroz com gergelim torrado. Contudo, é um alimento versátil, e pode ser servido com legumes, salada, massas, purê de batatas e outras porções.

A tilápia é muito consumida em Brasília.

 

Buchada de bode

Pratos nordestinos também marcam presença no cotidiano do Distrito Federal. A buchada de bode é feita com as vísceras, bem lavadas e temperadas, e cozidas em bolsas, feitas com o estômago do próprio animal. É servida com arroz, batata frita, farofa, legumes e outros acompanhamentos.

A buchada de bode é muito consumida em Brasília.

 

Churrasco

Outro prato muito consumido em Brasília é o churrasco. Há vários restaurantes especializados em carnes na cidade, e os moradores frequentam bastante. Uma boa opção é o BSB Grill, uma churrascaria com cardápio bem variado. Experimente carnes de boi, frango e cordeiro, com cortes nobres e diversos acompanhamentos, como feijão tropeiro, polenta frita, purê de batatas, dentre outros.

A Churrascaria Sal e Brasa é outra bem recomendada. Funciona no sistema de rodízio, com carnes servidas nas mesas e um buffet com frios, saladas, pratos quentes, frutos do mar e guarnições. Crianças menores de cinco anos não pagam pelo rodízio, e as entre seis e dez anos pagam 60% do valor total.

Churrascarias são muito populares em Brasília.

 

Restaurantes imperdíveis em Brasília

 

Restaurante Dona Graça

Para comer bons pratos nordestinos, vá ao restaurante Dona Graça. É onde você encontra buchada, feijoada, carne de sol e outras iguarias. Excelente atendimento e autenticidade garantem a satisfação dos clientes. O estabelecimento abre somente para o almoço, de segunda a sábado, das 11h30 às 15h.

Pizzaria Dom Bosco

A Pizzaria Dom Bosco é muito tradicional em Brasília. A primeira unidade foi inaugurada em 1960, mesmo ano de fundação da cidade. O cardápio gera curiosidade aos turistas, pois há somente um sabor disponível, feito com molho de tomate e queijo muçarela. Você pode pedir a simples ou dupla, quando duas fatias são servidas juntas, como se fosse um sanduíche. Geralmente, as pessoas pedem suco de caju ou chá mate para acompanhar. Se quiser ter uma experiência brasiliense autêntica, não deixe de ir à Pizzaria Dom Bosco.

Existem diversas unidades na cidade, mas a referência é a primeira que foi fundada. Fica na rua da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul e abre todos os dias, das 8h às 23h.

A Dom Bosco foi a primeira pizzaria de Brasília.

A gastronomia do Distrito Federal abraça culinárias de várias regiões do país, e insere nelas suas próprias tradições. Este destino é uma viagem imperdível, e com roteiros para todos os tipos de turistas. Quer saber mais? Aproveite para descobrir tudo o que você tem que conhecer em Brasília!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!