Tem que comer em Florianópolis - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123 % Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Tem que comer em Florianópolis

Tem que comer em Florianópolis

15 de janeiro de 2022

Para os amantes da gastronomia, Florianópolis é de dar água na boca. Por ter entre os habitantes pessoas das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior, a culinária reúne um pouco de tudo. Por estar à beira do mar, as comidas típicas da cidade geralmente têm peixes e frutos do mar como elementos principais, com ingredientes frescos e muito sabor. Conheça mais da culinária local e saiba tudo o que você tem que comer em Floripa!

 

Pirão de peixe

O pirão geralmente acompanha peixe, arroz, salada e batata frita.

O pirão de peixe é um prato que você não pode deixar de experimentar. A receita é aparentemente simples, leva caldo de peixe, farinha de mandioca e tempero, mas cada lugar tem um jeito especial de fazer. Em alguns casos, o peixe pode ser substituído por camarão, que também é delicioso. Geralmente é comido junto com peixe, arroz, feijão, batata frita e salada.

 

Cantinho Marinho

Um bom lugar para comer pirão em Floripa é no Cantinho Marinho, na Barra da Lagoa. Com porções generosas e preço justo, esse restaurante recebe muitos elogios e é uma ótima opção para quem quer comer pratos típicos da cidade. O ambiente, decoração e atendimento também chamam a atenção.

 

Bar do Vadinho

Para uma boa comida típica de praia, vá ao Bar do Vadinho! É amado tanto pelos moradores quanto pelos turistas, que elogiam a comida, o atendimento e o preço. Fica próximo à Praia Pântano do Sul, e costuma ter fila de espera no horário de almoço e ser mais vazio no jantar. O ambiente é simples, aconchegante e bem familiar. Além do delicioso pirão, o filézinho de peixe à dorê também é muito recomendado.

 

Bar do Arante

Um dos pontos gastronômicos mais famosos e tradicionais da para comer um bom pirão é o Bar do Arante, também Praia do Pântano do Sul . Além das delícias do cardápio, o local atrai turistas porque a decoração é repleta de bilhetes deixados pelos clientes. Tudo começou na década de 70, quando os viajantes precisam deixar recados para outros que ainda passariam pelo local. A popularidade faz jus aos deliciosos pratos e ótimo atendimento.

Bilhetes de viajantes do passado e de turistas de hoje decoram o Bar do Arante

 

Pastel de berbigão

O pastel de berbigão é um dos melhores lanches da ilha. O berbigão é um tipo de molusco que faz muito sucesso no litoral de Santa Catarina, e pode ser usado para saladas, arroz, massas e, é claro, como recheio para pastel.

 

Box 32

Um dos melhores lugares para comer pastel em Floripa é no Box 32, localizado no Mercado Público. Além do famoso recheio de berbigão, o restaurante também se destaca pelo pastel de siri, bacalhau e camarão, que pode vir puro ou junto com catupiry, queijo ou palmito.

Crédito: Box 32
Pastel de camarão do Box 32 atrai muitos clientes.

 

Siri

A casquinha de siri é muito popular em Floripa.

O siri faz parte do cardápio florianopolitano, e é servido geralmente como bolinho, casquinha, sopa e moqueca. A casquinha de siri é um dos mais atrativos, principalmente pelo sabor e visual. Nesse prato, a carne de siri é refogada com outros ingredientes e temperos, e servida na própria carapaça do crustáceo. Você tem que comer em Floripa!

 

Restaurante Samburá

O Restaurante Samburá, no bairro Santo Antônio de Lisboa, é uma ótima opção para comer bolinho e casquinha de siri de qualidade e preço justo. O escondidinho de camarão e a isca de linguado também são pratos fortes, não deixe de experimentar!

Crédito: Restaurante Samburá
Bolinho de siri é um delicioso aperitivo.

 

Restaurante Muqueca da Ilha

O Restaurante Muqueca da Ilha, na região de Ribeirão da Ilha, chama a atenção pela deliciosa moqueca de siri. Cardápio variado, preço justo e ingredientes sempre frescos são alguns dos pontos fortes do restaurante. Outra delícia é o pastel de siri! Não deixe de experimentar.

 

Restaurante Tamarutaca

Outro lugar com um bolinho de siri incrível é o Restaurante Tamarutaca, na Barra da Lagoa. A comida é simples, deliciosa, com porções generosas e preço coerente com a qualidade do prato. Não está entre os mais badalados da cidade, mas é tão bom quanto os famosos pelo amplo cardápio de frutos do mar. Os camarões são destaque no menu, e aparecem em diversas versões como strogonoff, risoto, moqueca e à grega.

Crédito: Restaurante Tamarutaca
O bolinho de siri com catupiry é de dar água na boca.

 

Ostras

Ostras? Tem que comer em Floripa! As ostras são muito características nas gastronomia típica da cidade, que é considerada a Capital Nacional da Ostra e representa quase 80% da produção deste alimento em todo o país.

As formas mais comuns de comer ostra são in natura, ao bafo, gratinada, em risoto, com vinagrete, etc. Opções de pratos e restaurantes é o que não faltam!

 

Ostradamus

Com um criadouro próprio de ostras, o Ostradamus, com unidades em Ribeirão da Ilha e Coqueiros, é muito conhecido. Um aquário com ostras vivas sendo depuradas está logo na entrada. O cardápio oferece diversas opções, mas o carro-chefe, como sugere o nome do restaurante, são as ostras, servidas in natura, ao bafo e gratinadas. Alguns pratos são mais elaborados, e o alimento pode acompanhar molho branco, queijo gorgonzola, catupiry, gengibre, tomate, dentre outros ingredientes.

Crédito: Restaurante Ostradamus
Ostra gratinada com molho branco e queijo parmesão.

 

Umas & Ostras

O Umas & Ostras, também em Ribeirão da Ilha, é um restaurante mais simples, mas serve excelentes ostras. À beira do mar e com direito a pé na areia, oferece um ótimo ambiente e boa comida. Os tipos de ostra mais indicados são à milanesa, gratinada, empanada na farinha de castanhas e com vinagrete.

 

Freguesia Oyster Bar

O Freguesia Oyster Bar, que fica em Santo Antônio de Lisboa, é um ótimo local para comer ostras caprichadas e gostosas. Os preparos são bem variados, e as ostras aparecem com macarrão, risoto, moqueca, espetinho, panqueca e strogonoff. O mais difícil é escolher qual experimentar! Além dos pratos deliciosos, o restaurante também tem um ambiente super agradável e com vista para o mar.

Crédito: Freguesia Oyster Bar
Espaguete de ostras.

 

Tainha

A tainha é um prato muito popular durante o inverno.

A tainha, um tipo de peixe, é um dos alimentos mais comuns de Florianópolis entre maio e julho, pois é a época de melhor safra. Nesse período, você encontra a tainha em muitos restaurantes e preparada de diversas maneiras diferentes. Não deixe de comer!

 

Sabor da Costa

O Sabor da Costa, na Costa da Lagoa, é muito tradicional, e vale a pena conhecer. Um dos melhores pratos é a tainha assada na brasa ao molho de manga, é de dar água na boca! Além de ser um restaurante muito bom, ainda tem o diferencial da localização.

A Costa da Lagoa só pode ser acessada por barco ou trilha, e é um dos melhores passeios da cidade. Ao longo da costa, há várias vilas de pescadores, então os peixes são sempre frescos e preparados com receitas únicas e ancestrais. Além dos peixes, o Sabor da Costa também se destaca pelos drinks e pela caipirinha artesanal.

Vista aérea da Costa da Lagoa

Deu fome por aí? Florianópolis é um destino com muita riqueza gastronômica e com pratos cheios de tradições e histórias. Planeje sua viagem e saiba em quais lugares você tem que ir em Floripa com a 123Milhas!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!