Para os amantes da gastronomia, Florianópolis é de dar água na boca. Por ter entre os habitantes pessoas das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior, a culinária reúne um pouco de tudo. Por estar à beira do mar, as comidas típicas da cidade geralmente têm peixes e frutos do mar como elementos principais, com ingredientes frescos e muito sabor. Conheça mais da culinária local e saiba tudo o que você tem que comer em Floripa!
O pirão geralmente acompanha peixe, arroz, salada e batata frita.
O pirão de peixe é um prato que você não pode deixar de experimentar. A receita é aparentemente simples, leva caldo de peixe, farinha de mandioca e tempero, mas cada lugar tem um jeito especial de fazer. Em alguns casos, o peixe pode ser substituído por camarão, que também é delicioso. Geralmente é comido junto com peixe, arroz, feijão, batata frita e salada.
Um bom lugar para comer pirão em Floripa é no Cantinho Marinho, na Barra da Lagoa. Com porções generosas e preço justo, esse restaurante recebe muitos elogios e é uma ótima opção para quem quer comer pratos típicos da cidade. O ambiente, decoração e atendimento também chamam a atenção.
Para uma boa comida típica de praia, vá ao Bar do Vadinho! É amado tanto pelos moradores quanto pelos turistas, que elogiam a comida, o atendimento e o preço. Fica próximo à Praia Pântano do Sul, e costuma ter fila de espera no horário de almoço e ser mais vazio no jantar. O ambiente é simples, aconchegante e bem familiar. Além do delicioso pirão, o filézinho de peixe à dorê também é muito recomendado.
Um dos pontos gastronômicos mais famosos e tradicionais da para comer um bom pirão é o Bar do Arante, também Praia do Pântano do Sul . Além das delícias do cardápio, o local atrai turistas porque a decoração é repleta de bilhetes deixados pelos clientes. Tudo começou na década de 70, quando os viajantes precisam deixar recados para outros que ainda passariam pelo local. A popularidade faz jus aos deliciosos pratos e ótimo atendimento.
Bilhetes de viajantes do passado e de turistas de hoje decoram o Bar do Arante
O pastel de berbigão é um dos melhores lanches da ilha. O berbigão é um tipo de molusco que faz muito sucesso no litoral de Santa Catarina, e pode ser usado para saladas, arroz, massas e, é claro, como recheio para pastel.
Um dos melhores lugares para comer pastel em Floripa é no Box 32, localizado no Mercado Público. Além do famoso recheio de berbigão, o restaurante também se destaca pelo pastel de siri, bacalhau e camarão, que pode vir puro ou junto com catupiry, queijo ou palmito.
Crédito: Box 32
Pastel de camarão do Box 32 atrai muitos clientes.
A casquinha de siri é muito popular em Floripa.
O siri faz parte do cardápio florianopolitano, e é servido geralmente como bolinho, casquinha, sopa e moqueca. A casquinha de siri é um dos mais atrativos, principalmente pelo sabor e visual. Nesse prato, a carne de siri é refogada com outros ingredientes e temperos, e servida na própria carapaça do crustáceo. Você tem que comer em Floripa!
O Restaurante Samburá, no bairro Santo Antônio de Lisboa, é uma ótima opção para comer bolinho e casquinha de siri de qualidade e preço justo. O escondidinho de camarão e a isca de linguado também são pratos fortes, não deixe de experimentar!
Crédito: Restaurante Samburá
Bolinho de siri é um delicioso aperitivo.
O Restaurante Muqueca da Ilha, na região de Ribeirão da Ilha, chama a atenção pela deliciosa moqueca de siri. Cardápio variado, preço justo e ingredientes sempre frescos são alguns dos pontos fortes do restaurante. Outra delícia é o pastel de siri! Não deixe de experimentar.
Outro lugar com um bolinho de siri incrível é o Restaurante Tamarutaca, na Barra da Lagoa. A comida é simples, deliciosa, com porções generosas e preço coerente com a qualidade do prato. Não está entre os mais badalados da cidade, mas é tão bom quanto os famosos pelo amplo cardápio de frutos do mar. Os camarões são destaque no menu, e aparecem em diversas versões como strogonoff, risoto, moqueca e à grega.
Crédito: Restaurante Tamarutaca
O bolinho de siri com catupiry é de dar água na boca.
Ostras? Tem que comer em Floripa! As ostras são muito características nas gastronomia típica da cidade, que é considerada a Capital Nacional da Ostra e representa quase 80% da produção deste alimento em todo o país.
As formas mais comuns de comer ostra são in natura, ao bafo, gratinada, em risoto, com vinagrete, etc. Opções de pratos e restaurantes é o que não faltam!
Com um criadouro próprio de ostras, o Ostradamus, com unidades em Ribeirão da Ilha e Coqueiros, é muito conhecido. Um aquário com ostras vivas sendo depuradas está logo na entrada. O cardápio oferece diversas opções, mas o carro-chefe, como sugere o nome do restaurante, são as ostras, servidas in natura, ao bafo e gratinadas. Alguns pratos são mais elaborados, e o alimento pode acompanhar molho branco, queijo gorgonzola, catupiry, gengibre, tomate, dentre outros ingredientes.
Crédito: Restaurante Ostradamus
Ostra gratinada com molho branco e queijo parmesão.
O Umas & Ostras, também em Ribeirão da Ilha, é um restaurante mais simples, mas serve excelentes ostras. À beira do mar e com direito a pé na areia, oferece um ótimo ambiente e boa comida. Os tipos de ostra mais indicados são à milanesa, gratinada, empanada na farinha de castanhas e com vinagrete.
O Freguesia Oyster Bar, que fica em Santo Antônio de Lisboa, é um ótimo local para comer ostras caprichadas e gostosas. Os preparos são bem variados, e as ostras aparecem com macarrão, risoto, moqueca, espetinho, panqueca e strogonoff. O mais difícil é escolher qual experimentar! Além dos pratos deliciosos, o restaurante também tem um ambiente super agradável e com vista para o mar.
Crédito: Freguesia Oyster Bar
Espaguete de ostras.
A tainha é um prato muito popular durante o inverno.
A tainha, um tipo de peixe, é um dos alimentos mais comuns de Florianópolis entre maio e julho, pois é a época de melhor safra. Nesse período, você encontra a tainha em muitos restaurantes e preparada de diversas maneiras diferentes. Não deixe de comer!
O Sabor da Costa, na Costa da Lagoa, é muito tradicional, e vale a pena conhecer. Um dos melhores pratos é a tainha assada na brasa ao molho de manga, é de dar água na boca! Além de ser um restaurante muito bom, ainda tem o diferencial da localização.
A Costa da Lagoa só pode ser acessada por barco ou trilha, e é um dos melhores passeios da cidade. Ao longo da costa, há várias vilas de pescadores, então os peixes são sempre frescos e preparados com receitas únicas e ancestrais. Além dos peixes, o Sabor da Costa também se destaca pelos drinks e pela caipirinha artesanal.
Vista aérea da Costa da Lagoa
Deu fome por aí? Florianópolis é um destino com muita riqueza gastronômica e com pratos cheios de tradições e histórias. Planeje sua viagem e saiba em quais lugares você tem que ir em Floripa com a 123Milhas!
13 de maio de 2022
13 de maio de 2022
06 de abril de 2022
26 de março de 2022
26 de março de 2022
26 de março de 2022
26 de março de 2022
26 de março de 2022
21 de maio de 2022
20 de maio de 2022
13 de maio de 2022
12 de maio de 2022
11 de maio de 2022
10 de maio de 2022
07 de maio de 2022
06 de maio de 2022